COTIA Departamento de Meio Ambiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
HIDROGRAFIA DO PARANÁ.
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
A segregação socioespacial e a exclusão social
BIOMAS BRASILEIROS.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Os polêmicos projetos hidrelétricos no Brasil
Abril Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Fevereiro a Abril 2009 AUDIÊNCIA Segunda a Sexta das 06h às 19h Com mais de ouvintes/minuto.
PROF. EDUARDO C. FERREIRA
PEA 5730 PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
ASSIS Cidade Fraternal
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Os lugares que formam o mundo
Regionalização do espaço brasileiro
Sudoeste do Paraná.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Dezembro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Outubro a Dezembro/2011 AUDIÊNCIA EM CARROS Segunda a Sexta-feira das 06h às 19h FAST 89 FM No.
Setembro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Julho a Setembro/2011 FAST 89 FM FAST 89 FM inovação em promoções, shows e eventos exclusivos,
Março Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Janeiro a Março/2011 FAST 89 FM FAST 89 FM inovação em promoções, shows e eventos exclusivos, sempre.
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Goiânia: Embarque nessa viagem.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Coordenadoria do Orçamento Participativo
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Ricardo Toledo Silva Prof. FAUUSP Conselheiro EMPLASA
Histórico do Crescimento Populacional
Economia Européia.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LINHARES-ES
Ensino Médio 3ª Série..
Professora Carol/Geografia
Prof. Jefferson Geografia.
Recursos e Fontes de Financiamento
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Região Sudeste Cap. 34.
Novas formas de tecido urbano
COOPERASO ASPECTOS REGIONAIS
ESPAÇOS PÚBLICOS LIVRES DE SOROCABA, SP
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Prefeitura Municipal de Santo André
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Área Urbana e Área Rural.
Janeiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Novembro /2009 a Janeiro /2010 Ranking de Audiência - Segunda a Sexta das 06h às 19h A ALPHA FM.
Fevereiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Dezembro/09 a Fevereiro/10 Com mais de ouvintes/minuto a 89 FM cria tendências, discute.
TECIDO URBANO – REGIÃO METROPOLITANA DE PARIS
Em 1968 foi inaugurada a REGAP(Refinaria Gabriel Passos), localizada na porção leste do município, próximo da BR 381/262 Na década de 1970, o estado implementa.
Janeiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Novembro/09 a Janeiro/10 Com mais de ouvintes/minuto a 89 FM cria tendências, discute.
A região sul do Brasil Aluna: Ana Clara Leonel Pajuaba
Urbanização brasileira
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
SANEAMENTO nos MUNICÍPIOS integrantes do
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
Fevereiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Dezeembro /2009 a Fevereiro /2010 Ranking de Audiência - Segunda a Sexta das 06h às 19h A ALPHA.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Curso de Ciências Biológicas Licenciatura 5º Período Ecossistemas do ES Professor: Danilo Camargo 11 de Março de 2013 Espírito Santo: Caracterização Ecossistêmica.
RECARGA ARTIFICIAL DE AQUÍFERO Danilo H. dos S. Ataíde Rodolpho Afonso Coelho
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
RIO GRANDE DO SUL.
 Foi fundado em  Marcado por várias épocas: ◦ Tropeirismo; ◦ Fazendas; ◦ Madeira; ◦ Pecuária; ◦ Agricultura; ◦ Insdustrialização; ◦ Geração de.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
A Fazenda Jaguara A Fazenda Jaguara A Fazenda do Rio da Jaguara e Lagoa da Jaguara eram “parte” da antiga Fazenda da Jaguara. A fazenda foi uma sesmaria,
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Transcrição da apresentação:

COTIA Departamento de Meio Ambiente

História   Cotia, fundada em 1717, às margens dos “caminhos de burros” que ligavam São Paulo a Sorocaba e, através desta, ao sul do país (Paraná), teve como sua primeira função urbana a formação de um “aglomerado de pouso” para tropas. Desenvolve – se, assim, um pequeno núcleo urbano para atender às necessidades dos viajantes e paralelamente, um núcleo de agricultura de subsistência e criação de animais, principalmente de carga. 

MUNICÍPIO DE COTIA

Inclusão na Região Metropolitana Oficialmente, Cotia se situa na Grande São Paulo desde 1974, – Lei Complementar Estadual 94/74, que dispõe sobre a Região metropolitana de São Paulo.  

A Urbanização Como integrante da Grande São Paulo, Cotia tem um passado essencialmente agrícola sendo berço da primeira cooperativa do Brasil destaca-se hoje como município procurado para moradia, recreação e lazer, como bem o demonstra a proliferação de clubes,mini-fazendas, espaços para a prática de arborismo, Floricultura Roselândia, o destaque crescente de suas festas populares como a dança folclórica da Congada, Romaria Caucaia-Pirapora do Bom Jesus e a Festa do Peão de Boiadeiro .

Características do Uso e Ocupação do Solo O município de Cotia conta hoje com um padrão de ocupação urbana bastante heterogêneo composto por bairros residenciais de baixa, média e alta renda, regiões comerciais, industriais e áreas rurais. Apresentando oferta de comércio e prestação de serviços, caracterizando – se como pólo regional. Grande quantidade de indústrias do Setor Químico de médio e grande porte. Indústrias de pequeno e médio porte no setor alimentício. No setor agrário destacamos os produtores de flores e hortaliças.

Áreas com Ocupação irregulares 18 pontos dentro do Município Variando entre 8 a 400 unidades Totalizando 1.400 barracos/alvenaria

Dados Gerais   Área – 325 Km² representando 4,04% da Região Metropolitana de São Paulo. Distrito – Sede: 148 Km² Caucaia do Alto: 177 Km² População: 180 mil habitantes Distância da Capital – 34 Km. Acesso Principal – Via Raposo Tavares (SP – 250)

Geografia Limites Norte Norte – Carapicuíba, Jandira e Itapevi . Sul – Itapecerica da Serra. Leste – Embu , Osasco e Taboão da Serra. Oeste – Ibúna, Vargem Grande Paulista , Itapevi e São Roque   Temperaturas Média anual – 18°C Média do mês mais quente – 20,08 °C Média do mês mais Frio – 14.03 ° C Precipitação Pluviométrica 1300/1500 mm ao ano Topografia Acidentada, Altitude média de 750m. Hidrografia Reservatório de Pedro Beicht e da Graça Rio Cotia, Capivari, Sorocamirim, São João, Ribeirão dos Pires e Moinho Velho, córregos Água Espraiada e Pumunduva..       

Áreas Verdes A maior extensão de área verde dentro no município é a a Reserva do Morro Grande que ocupa 1/3 de toda área do município. Propriedade – Governo do Estado de São Paulo. Responsabilidade Administrativa SABESP. Destacamos também alguns fragmentos particulares no Distrito de Caucaia do Alto e no Bairro do Caputera. O município de Cotia   História Cotia, fundada em 1717, às margens dos ”caminhos de burros” que ligavam São Paulo a Sorocaba e através desta, ao sul do país (Paraná), teve como sua primeira função urbana a formação de um “aglomerado de pouso” para tropas. Desenvolve – se, assim, um pequeno núcleo urbano para atender às necessidades dos viajantes e paralelamente, um núcleo agricultura de subsistência e criação de animais, principalmente de carga. Região Metropolitana Oficialmente, Cotia se situa na Grande São Paulo desde 1974, – Lei Complementar Estadual 94/74, que dispõe sobre a Região metropolitana de São Paulo. A Urbanização. Como integrante da Grande São Paulo, Cotia destaca-se como município procurado para Moradia, Recreação e lazer, como bem o demonstra a proliferação de clubes, Floricultura Roselândia, o destaque crescente de suas festas populares como a dança folclórica da Congada e a Festa do Peão de Boiadeiro. O município de Cotia conta hoje com um padrão de ocupação urbana bastante heterogêneo composto por bairros residências de baixa, média e alta renda, regiões comerciais, industriais e áreas rurais. Apresentando oferta de comércio e prestação de serviços, caracterizando – se como pólo regional. Dados Gerais Área – 325 Km² representando 4,04% da Região Metropolitana de São Paulo. Distrito – Sede: 148 Km² Caucaia do Alto: 177 Km² População: 180 mil habitantes Distância da Capital – 34 Km. Acesso Principal – Via Raposo Tavares (SP – 250) Limites Norte – Jandira e Carapicuíba Noroeste – Osasco Leste – Taboão da Serra, Embu e Itapecirica da Serra. Sudeste – Ibúna, Vargem Grande Paulista. Oeste – São Roque Noroeste – Itapevi Temperaturas Média anual – 18°C Média do mês mais quente – 20,08 °C Média do mês mais Frio – 14.03 ° C Precipitação Pluviométrica 1300/1500 m. Topografia – Acidentada, Altitude média de 750m. Hidrografia – Reservatório de Pedro Beicht e da Graça Rio Cotia, Capivari, Sorocamirim, São João, Ribeirão dos Pires e Moinho Velho, córregos Água Espraiada e Pumunduva. Uso e Ocupação do Solo ZT 1(zona de transição) – Comporta Usos residenciais de Baixa densidade, com atividade unifamiliar, usos de lazer, recreação e cultura e especiais, principalmente os compatíveis com ambientes não – urbanos, requerendo grande extensões de terreno, uso industriais de porte pequeno a médio e características não poluidoras, incômodas e de risco, além de usos comerciais de todas as categorias em condições especiais. Parcelamento – 1000 m² ZT 2 –(zona de transição) – Comporta usos residenciais de baixa densidade, com atividade unifamiliar, usos de lazer, recreação e cultura, institucionais e especiais compatíveis com ambientes não urbanos e requerendo grandes extensões de terreno, admitindo, ainda, usos comerciais atacadistas varejistas e usos de serviços da mesma compatibilidade. Parcelamento – 3000 m² Fonte: Plano Diretor Cotia 1991.

Represa da Graça

Áreas Verdes próximas a Produtores Agrícolas

ÁREAS RURAIS

Áreas Verdes / Aglomerado Urbano

REGIÃO CENTRAL DE COTIA

Alta Densidade Urbana

Parque das Nascentes A mais nova área pertencente ao Município oriunda de compensação ambiental Rodoanel Área próxima a divisa de Embu e São Paulo

Fontes Plano Diretor Cotia 1991. Departamento de Cadastro. Secretária de Obras e Serviços Departamento de Meio Ambiente.