PCI- Introdução à Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

A Informática.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Arquitetura de Computadores
Arquitetura e organização de computadores.
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Entrada e Saída Introdução.
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Softwares.
Esquema básico do hardware
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 2 Introdução
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Estrutura do computador
Arquitetura de Computadores
Arquitetura de Computadores
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Computadores Tipos e estrutura interna
História do Computador Desde os idos tempos da humanidade os seres humanos procuram relacionar quantidades. Supõe-se que as primeiras tentativas de contagens.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Representação de Instruções
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
Algoritmos e Estruturas de Dados I - Introdução
Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Introdução a Programação
Sistemas Operacionais I
Laboratório I Mateus Raeder Material baseado nos originais da
Organização de um computador
História dos computadores e da programação
Organização e Arquitetura de Computadores
02/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Organização de Computadores
Execução de programas Cap. VIII.
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Introdução à INFORMÁTICA
i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERACIONAIS
(Sistema de Processamento de Dados)
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Algoritmos e Programação MC102
Computação Eletrônica 2
Programação Computacional Aula 2: Introdução -Algoritmos
O Computador.
Projeto Operador de Computador
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas operacionais Prof. Dr. Francisco Prosdocimi.
Programação II Prof.ª Claudia Boeres CT IX - Sala 201 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito.
Arquitetura de Microcomputadores
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores Pedro Amaro –
Introdução à Computação
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
Origem da palavra Informática
Introdução Programação (PG) Pedro Alexandre Pereira Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

PCI- Introdução à Computação Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Estrutura de um computador 2 Conceitos Básicos Estrutura de um computador MEMÓRIA PRINCIPAL CPU UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE SAIDA UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA MEMÓRIA SECUNDÁRIA

3 Conceitos básicos Unidade de entrada – Usada pelo computador para receber informações ou instruções externas. Ex. Teclado, mouse, câmara de vídeo, etc. Unidade de saída – Usada pelo computador para exibir os resultados da computação. Ex. Monitor, impressora, etc. Unidade Central de Processamento – (Central Processing Unit - CPÙ) Responsável pelo gerenciamento do sistema como um todo.

4 Conceitos básicos Unidade lógica e aritmética – São executadas operações matemáticas de adição, multiplicação e divisão e operações lógicas como conjunção, disjunção, ou exclusivo e outras. Alguns computadores tem esse unidade separada da CPU. Também chamada de co-processador matemático.

5 Conceitos básicos Memória – armazena os dados e o próprio programa. Número finito de localizações que são identificadas por meio de um único endereço. 1000 1003 1004 1005 1006 1007 1008 1009 1010 1001 1002 Read/Write CPU Endereço Dados Escrita – CPU envia endereço da posição de memória a ser escrita e dados a escrever. Leitura – CPU envia endereço da posição de memória a ser lida e recebe dados.

6 Conceitos básicos Memória Principal: Usada pela CPU para armazenar instruções e informações enquanto o computador está ligado. Também conhecida como memória RAM (Random Access Memory). Memória Secundaria: Usada pelo computador para armazenar instruções e informações por prazo indeterminado, independente do estado do computador (ligado ou desligado). Em geral com capacidade de armazenamento bem maior do que a memória RAM, mas de acesso mais lento. Ex: discos rígidos, pen drives, etc. Observação: As memórias principal e secundária podem ser vistas como unidades de entrada e saída.

Alguns termos técnicos Dados: Qualquer tipo de informação ou instrução que pode ser manipulada pelo computador. Ex: textos, imagens, etc. Bit: Unidade básica para armazenamento, processamento e comunicação de dados. Byte: Um conjunto de 8 bits. Comandos: São as instruções que fazem com que o computador execute tarefas. Programa: Sequência de instruções com alguma finalidade.

Alguns termos técnicos Algoritmos: São instruções a serem seguidas para resolver um determinado problema. Exemplo: Uma receita de bolo. Um algoritmo poderá ser codificado em uma linguagem de programação e então se tornará um programa. Software: Conjunto de programas com um propósito global em comum. Hardware: Consiste da parte física do computador. Sistema Operacional: Conjunto de programas que gerenciam e alocam recursos de hardware e software. Ex: Unix, Windows98, Linux, etc.

Alguns termos técnicos Linguagem de Programação: Consiste da sintaxe (gramática) e semântica (significado) utilizada para escrever (ou codificar) um programa. (a) Alto Nível: Linguagem de codificação de programa independente do tipo de máquina e de fácil utilização pelo ser humano. Ex: Pascal, C, Algol, Cobol, Fortran (1º linguagem em meados de 1950), BASIC, Java, Python, Tcl/Tk, etc. (b) Baixo Nível: Linguagem de codificação baseada em mnemônicos. Dependente do tipo de máquina e de fácil tradução para a máquina. Conhecida como linguagem assembly.

Alguns termos técnicos Linguagem de Maquina: Conjunto de códigos binários que são compreendidos pela CPU de um dado computador. Dependente do tipo de máquina. Compilador: Traduz programas codificados em linguagem de alto ou baixo nível (i.e. código fonte) para linguagem de máquina (i.e. código executável). Ex: O assembler transforma um programa em assembly para linguagem de máquina. Uma vez compilado, o programa pode ser executado em qualquer máquina com o mesmo sistema operacional para o qual o programa foi compilado.

Etapas da resolução de problemas usando o computador Da apostila do Prof. Alexandre Xavier Falcão