Funções iniciais da oralidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
FACE.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
PSICOLOGIA.
O Início da Comunicação
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
INTERACÇÃO MÃE/ BEBÉ “…estes momentos interpessoais são cruciais na formação de experiências através das quais o bebé aprende a relacionar-se com outras.
ALEITAMENTO MATERNO 1º TEN BM MENDONÇA.
odontologia 1º ten Marcele GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Bebês que “recusam” o peito
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
A História do Pedrinho e da Joana
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA Jorgiane Oliveira da Rosa.
Fases do Desenvolvimento Psicossexual
Malefícios do uso de bicos e chupetas
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
Seção 8: Alojamento conjunto - Livre demanda -Outro leite e Bicos artificiais Passos: 6-Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Aleitamento Materno.
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
Escovação Infantil.
Fonoaudiologia É a ciência que se ocupa da pesquisa, da prevenção, do diagnóstico, da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral,
Baixa Produção de Leite
Anquiloglossia familial e funções orofaciais
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
Irene Marchesan Turma 1977.
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
Nutrição do lactente: avaliação e desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Momento apropriado para o Tratamento Ortodôntico
Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Desenvolvimento infantil
Aleitamento Materno.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Síndrome de Down Lorena Duarte. Turma Y.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Caracterização e intervenção fonoaudiológica de escolares – atividades grupais como recursos privilegiados da Fonoaudiologia Mariana Mendes Bahia, Gisele.
SISTEMA DIGESTÓRIO Funções do sistema digestório: • Preensão
Envelhecimento no Processo da Deglutição Fga Marcia Freitas dos Santos CREFONO 7505/RS
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORELHA BOCA E GARGANTA ILANA S. MARTINS.
Mãe e do bebê devem usar roupas confortáveis, sem restringir movimentos.  Mãe confortavelmente posicionada, bem apoiada, não curvada.  Bebê deve estar.
RESPIRAÇÃO ORAL E SUAS COMPLICAÇÕES
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Funções iniciais da oralidade Ethel Akkerman Fonoaudióloga CRF 3557

Funções iniciais da oralidade SUCÇÃO, AMAMENTAÇÃO, DESMAME, (USO DE CHUPETA, uso do dedo.....) = sugar

A sucção é uma função Sucção Até quando? Chupeta Até quando ? E o dedo ?

A sucção é um reflexo, presente no recém nascido até aproximadamente os 4 meses, sendo desencadeado com toque na parte anterior da língua, gengivas e palato duro. Há pares cranianos envolvidos são :V (trigemeo) VII (facial),IX glossofaringeo e XII hipoglosso Imagens ultra–sonográficas tem demonstrado que o feto humano tem capacidade de sugar com 15 semanas de idade gestacional

A sucção Pesquisadores tem estudado a sucção de recém nascidos, o que lhes permitiu encontrar aspectos relevantes como as diferenças individuais entre esses, a influencia do meio ambiente e dos aspectos fisiológicos no comportamento de sucção... Décadas com enfoques diferentes na amamentação ...

A Boca: complexo de ações A boca de um bebe é o centro de seu universo, a via pela qual se aplaca a fome e a sede. Com a sucção - diminui a tensão e se restabelece o conforto. Dois padrões de sucção : suckling (5 meses) ou sucking Movimentos antero posterior ... que vai se ampliando para verticalização. A necessidade tende a diminuir à medida que a criança começa a vocalizar, morder e agarrar com as mãos. Quando a criança inicia a mastigação, desenvolve um padrão mais amadurecido... A passagem da sucção para a mastigação pode ser difícil ...

Interação do cuidador com a criança.... A sucção eficiente compreende uma integração também eficiente das atividades dos lábios, bochechas, língua e palato mole, para a formação do bolo alimentar (ondulação...) A postura de flexão do bebê facilita este ato pela própria organização corporal. a voz e o olhar incentivam a sucção Alteração do ritmo... A sucção além de acalmar, incentiva o fortalecimento da musculatura facial e crescimento da arcada dentária.

A sucção A sucção “correta” proporciona o crescimento e o desenvolvimento do sistema estomatognático. Este, por sua vez, é coordenado pelo sistema nervoso central que realiza 3 funções :

O desmame começa ... A sucção estabele uma relação com a flexão e aos poucos vai entrando a mastigação, com movimentos de maior verticalidade. Por volta do fim do segundo mês, podemos ver que o sugar se torna ligado a outras novidades sensoriais, por exemplo o olhar, já que a atenção ocular se desenvolve...

Por volta do 6º mês a sucção tende a não ser mais tão forte... Com a entrada da mastigação e com a variação na alimentação o “interesse pela chupeta tende a diminuir”....

10 perguntas sobre a chupeta 1. Em que ocasiões pode ser usada? 2. E se o bebê não pega ou cospe em seguida? 3. Quando começar a oferecer? 4. A chupeta causa dano? 5. Prejudica a amamentação? 6. Qual o melhor bico?

10 perguntas sobre a chupeta 7. Pode-se prender um pano ou objeto à chupeta? 8. Quando é indicado eliminar este hábito? 9. Como higienizar ? 10. Como tirar sem traumas?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Silvia Hitos, Periotto Cecília. Amamentação – atuação Fonoaudiológica. Uma abordagem prática e atual. Editora Revinter, 2009 Akkerman Aronis, Ethel. & Muniz Atem, Lou. Oralidade e transdisciplina na clínica com o bebê em Uti neonatal. In: Pra que essa boca tão grande? Léa Sales (org.). Editora Ágalma, 2005. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – Comitê de motricidade orofacial, 2007.