Teorias do conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

A Possibilidade do Conhecimento
O QUE É ÉTICA?.
TEORIA GERAL DO CONHECIMENTO Investigação fenomenológica preliminar
John Locke Empirismo.
Racionalismo René Descartes.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
Immanuel Kant e o Criticismo
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia
A FILOSOFIA DE DAVID HUME
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Disciplina: Metodologia da Pesquisa - Semestre Docentes: Prof. Dr. Rodolfo Pamplona.
A teoria do conhecimento
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Aula 7 Kant e o criticismo.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
Teoria do Conhecimento:
Kant e a Crítica da Razão Pura
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Profª Karina Oliveira Bezerra
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
As possibilidades e os limites da razão
Profª. Taís Linassi Ruwer
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Racionalismo e empirismo
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Empirismo John Locke (1632 - 1704).
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
A dúvida e as quatro regras do método em René Descartes.
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
René Descartes ..
Teoria do conhecimento na história do pensamento ocidental
René Descartes ..
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Teoria do conhecimento II
Immanuel Kant
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Estética Transcendental (Formas a Priori)
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
Prof. Suderlan Tozo Binda
John Locke ( ).
Filosofia Moderna.
KARL JASPERS
Professora luciana miranda
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
T EORIA DO C ONHECIMENTO : Investigando o Saber Professora Meire.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Kant e a Filosofia Crítica
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
O despertar da consciência critica e a teoria do conhecimento.
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
CURSO DE DIREITO Disciplina: Introdução ao Direito Professor: Milton Corrêa Filho.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Teorias do conhecimento Profª Karina Oliveira Bezerra 5ª aula

Teoria do conhecimento ou epistemologia Entre os principais problemas filosóficos está o do conhecimento. Para que investigar o conhecimento? Para entender primeiro sua própria capacidade de entender. O que é conhecimento? Qual é o fundamento do conhecimento? É possível o conhecimento verdadeiro? Conhecimento é representação, isto é, uma “imagem” ou “reprodução” mental da coisa conhecida. Por exemplo: quando conhecemos um pássaro, formamos uma representação, uma “imagem adequada” desse pássaro em nossa mente.

Realismo e Idealismo De acordo com as teorias realistas do conhecimento, as percepções que temos dos objetos são reais, ou seja, correspondem de fato às características presentes nesses objetos, na realidade. Por exemplo: as formas e cores que o sujeito percebe no pássaro são cores e formas que o pássaro realmente tem em si. O objeto é determinantes no processo do conhecimento. Segundo as teorias idealistas do conhecimento, o sujeito é que predomina em relação ao objeto. Isto é, a percepção da realidade é construída pelas nossas ideias, pela nossa consciência. Assim os objetos seriam “construídos” de acordo com a capacidade de percepção do sujeito. Por exemplo: as formas e cores que o sujeito percebe no pássaro são apenas ideias ou representações desses atributos; não entra em questão se elas realmente estão no pássaro.

Ceticismo Ceticismo absoluto: consiste em negar de forma total nossa possibilidade de conhecer a verdade. Porque nossos conhecimentos são provenientes dos sentidos que não são dignos de confiança; e da razão que é diferente em cada pessoa. Ceticismo relativo: nega apenas parcialmente nossa capacidade de conhecer a verdade. O conhecimento limita-se as ideias e representações elaboradas pelo sujeito pensante, sendo impossível alcançar a objetividade, o conhecimento é subjetivo e pessoal; e não existem verdades absolutas, mas apenas verdades relativas ou verdade provável. Verdadeiro é aquilo que é útil, que dá certo, que serve aos interesses das pessoas na sua vida prática.

Dogmatismo Uma doutrina é dogmática quando defende, de forma categórica, a possibilidade de atingirmos a verdade. Dogmatismo ingênuo: predominante no senso comum, crê que, sem grandes dificuldades, percebemos o mundo tal qual ele é. Dogmatismo crítico: defende nossa capacidade de conhecer a verdade mediante um esforço conjugado de nossos sentidos e de nossa inteligência. Confia que através de um trabalho metódico, racional e cientifico, o ser humano se torna capaz de conhecer a realidade do mundo.

A análise crítica é o ponto de partida da reflexão filosófica Criticismo A análise crítica é o ponto de partida da reflexão filosófica Tal como o dogmatismo, acredita na possibilidade do conhecimento, mas se pergunta pelas reais condições nas quais seria possível esse conhecimento. O que o nosso conhecimento pode conhecer e o que não pode. Ou seja, o criticismo admite a possibilidade de conhecer, mas esse conhecimento é limitado e ocorre sob condições específicas, apresentadas por Kant na obra Crítica da razão pura.

Empirismo De onde se originam as ideias, os conceitos, as representações? O empirismo defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais. Como disse John Locke: “nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos”. Para Locke ao nascermos nossa mente é como um papel em branco, desprovida de ideias. De onde provém, então, o vasto conjunto de ideias que existe na mente humana? Da experiência.

Racionalismo Aqui racionalismo é empregado pra designar a doutrina que atribui exclusiva confiança da razão humana como instrumento de conhecer a verdade. Ou como recomendou o filósofo racionalista Descartes: “nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão. Somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito. Penso, logo existo

Apriorismo Kant afirma que todo conhecimento começa com a experiência, mas que a experiência sozinha não nos dá conhecimento. Para Kant, portanto, a experiência forneceria a matéria do conhecimento (os seres do mundo), enquanto a razão organizaria essa matéria, de acordo com suas estruturas existentes a priori no pensamento