FORMAÇÃO EM AÇÃO GEOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

De quem é a bola?.
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
O homem de bem deixa uma herança a seus filhos . Provérbios 13:22
Os lugares que formam o mundo
Correção da Prova 4° Bimestre.
O Cachorro e o Coelho.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Irretocável Tenho cabelos loiros, pintados, para esconder os fios brancos. Não me lembro exatamente em que ano eles começaram a branquear...
Muito pesado é o meu espírito quero cancelar E eu em urrando contra a conformidade, mentindo Enquanto em meu redor me ditavam como agir e pensar Pode.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Os 7 PASSOS DE DAVI PARA MUDAR A SUA CAMINHADA
A VAQUINHA.
Sonhamos com uma futuro melhor, felicidade, sucesso,
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
IGREJA.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Tua Sogra.... A mulher do João foi trabalhar e fazer um curso de 6 meses nos Estados Unidos...
Correntes imigratórias
A VAQUINHA Clicar para passagem de slides / ligar o som.
Só introdução...aguarde. música: Rick e Renner.
slides/automáticos...aguarde
Tua Sogra....
A HISTÓRIA DE UMA ADOLESCENTE
De Malas Prontas A Viagem Magaly Reinaldo.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
População em movimento
TER AS ATITUDES DE UM VENCEDOR
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
“Então, lhe veio a palavra do SENHOR, dizendo: Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva.
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
O casamento de Isaque e Rebeca
Rugas irretocáveis Tenho cabelos brancos lindos, reluzentes.
PROVOCADORES DE MILAGRES II CRÔNICAS 01:06

CAMPANHA DE JEJUM DOS PASSOS DE GIDEÃO
Hoje aqui, oiando pra vancê, meu pai To me alembrando quanto tempo faz Que pela primeira vez na vida, eu chorei Não foi quando nasci Pru que sei que vim.
“Estamos acabando com a nossa fonte de vida. Isto é SUICÍDIO!!!”
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
O Caminho da da Felicidade Felicidade Ligue o som.
O CHORO DAS ESTRELAS Estava Deus, a caminhar, sossegadamente, pelo universo... Contemplava sua criação, e, aproveitando o passeio, verificava se tudo.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ligue o som.
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
“Felizes aqueles que creem sem ter visto"!.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
SER FORMADO NAS ADVERSIDADES
Maria Rita.
SALMOS Capítulo 44 na versão Biblia Viva da Editora Mundo Cristão
tire proveito para sua vida envie a outros
By Búzios Slides EU DESISTO Automático.
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
O verdadeiro pai Mateus 3.16 Pr. Carlos Marcelo.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Da série “Poesia em quadrinhos”:
A REGIÃO NORDESTE Aluno: Luiz Henrique C. Ferreira. Ano: 5ºanoB. Escola: PIRLIMPIMPIM. Professora: Paula. Fonte de informações: livro de Geografia, internet.
Jéssica Mendes, Jéssica Lorena, Larissa Andrade, Sabrina Abrantes e Leticia Ferreira.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Sogra. A mulher do João foi trabalhar e fazer um curso de 6 meses nos Estados Unidos.. Crise, sabe como é....
O cão, o leopardo e o macaco
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE A INCREDULIDADE
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Parábola dos sete vimes
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO EM AÇÃO GEOGRAFIA Segundo Semestre: 2012 Coordenação - Geografia do Núcleo Regional de Educação de Dois vizinhos -PR: Janilce J. D. Topanotti. Trabalhos: Elaborados pelos professores de Geografia jurisdicionado ao NRE - DVZ. Período: 13 e 14 de outubro de 2012 Municípios Envolvidos: Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste e São Jorge D’Oeste

I. TEATRO DE FANTOCHE I. REGIÕES DO BRASIL Inter-Regionais Introdução: O nordestino sofre com o período da estiagem principalmente do sertão - clima semiárido, tendo dificuldades de sobrevivência. Para manter sua família o sertanejo busca alternativas em outras regiões do Brasil. APRESENTAÇÃO: Fundo Musical: Asa Branca. Daí cumpadi, vim aqui mi dispidi de vois me cê to indo mais minha famia pra Su Paulo, diz que lá tem muito emprego. Veja cumpadi a vida aqui tem sua dificurdade mas se vive e lá em Su Paulo tem que te estudo, tudo é muito longe, perigoso.

É cumpadi mas eu vou arrisca, quando chove nóis vorta. Olha cumpadi, tem uma tar de desconcentração industrial que vai trazer indústria pra cá. Mas cumpadi isso vai demorá e á fome ta pegando e lá já tem industria. É verdade!! E você vai ficar na casa do cumpadi, que tar heim? Não! Aquele já foi po Su Paulo. É a vida é assim memo não da certo num lugar tem que migra pro outro até mais vê cumpadi, até mais vê. Professores Participantes: Anilda Salete da Silva, Terezinha I. M Manfroi, Eliane T. S. Martins, Arlei F. Bertuol, Marlene Piaia.

II. ACRÓSTICO Movimentos Migratórios M ovimento de pessoas que vão e vem com o O bjetivo de buscar uma V ida melhor, visando trabalho, moradia, I nclusive melhor atendimento na saúde e educação. M uitas são as motivações que levam as pessoas a migrarem E ntre regiões, estados e N ações. Porém T odos buscam transformar sua realidade. O s governantes devem adotar algumas medidas para controlar a entrada e a S aída de pessoas de seu espaço de origem

M esmo com as medidas governamentais I nternas, sabemos que G rande parte destes movimentos são clandestinos como os R egistrados no Brasil no caso dos Bolivianos e Haitianos, A s autoridades, preocupadas com o T otal de pessoas são Ó brigados a adotar um controle estimulando o R etorno destas pessoas aos seus países, onde estes devem fazer I nvestimentos possibilitando a população O portunidades S atisfatórias para mantê-los no País.

Participantes: Selene Rocker Padilha Clair Mezoni Faust Roseli Teixeira da Silva Cacília Margarete Delabetha Zenaide Fachinello Maraffon

III. JOGRAL Meu bisavó já migrou... Na Itália não dava para viver... Dois meses no oceano, Ledo engano – que aqui seria melhor... No verão – em Santos o calor Não suportou, migrou para o sul Onde se fixou. Disseram-me que a vida só fora De lutas, doenças, fome e um Dia ele parou ... Constituiu uma grande família ... Todos migraram; quase 150 anos depois, Ainda nós migramos, Uns para o norte outros não sei,

Professores Participantes: Mas é sabido que nós mortais Fomos acostumados a andar, Andar para sonhar, para não perder A vontade de ganhar, ganhar a Expectativa para viver e ter em nós O ideal de vencer ... Os sonhos também migram... Eles necessitam se renovar. Professores Participantes: Claudete Baú, Evaldo Bonin, Bertino Fritzen, Iliseu Zambonim, Rogério Chiameti, Pablo Camilo.

IV. POEMA A luta é muito grande Muitos brasileiro há Porém a vida os move Num imenso prá lá e pra cá. A vida nem sempre é fácil No Nordeste a seca impera A viagem se torna indócil O Nordeste se desespera. Em busca de água e emprego A vida segue seu curso O pai em desespero, Por seus filhos, visa um curso. O sudeste é atrativo Lutar – vencer é a hora O brasileiro é criativo Dança, samba e apavora.

O destino é um desafio A vida por um fio Ou se tenta vida nova Ou a miséria os devora Acreditar é a meta curta A migração é estrada incerta A vitória é consequência De se evitar a falência. Povo sofrido, condoído! Migra com o coração partido Deixa sua terra, seu chão. Para na mesa por o pão. A viagem é longa Mas todos se sentem bem Pois o sonho de viver melhor É, o que todos tem.

Participantes: Celia Bartnik, Luciana Bozza, Nilton Stang, Éder de Carvalho Freitas.

V. MÚSICA - Migração A formação do povo brasileiro Foi por processo de imigração. Que os imigrantes sempre procuraram Aulas ligadas com sua vocação. Assim vieram os pretos e os brancos Ricos e pobres, escravos ou não, Juntando isso ao povo nativo Surge o país da miscigenação. Do cruzamento branco, negro e índio Surge o caboclo, o mulato, o cafuzo Tantos contrastes e vários Brasis, Imenso país gigante e confuso

A ocupação do espaço brasileiro Segue os roteiros da exportação Ciclos da cana, ouro e café Deixaram marcas por todo este chão. O modelo usado de colonizar Veio atrapalhar o desenvolvimento Os imigrantes foram explorados Muitos voltaram pelo sofrimento O latifúndio e a monocultura Tomaram conta do espaço atraente E o novo país com sobra de terras Fez faltar a terra para tanta gente.

Lá na Europa estava dura – Em decorrência da transformação O homem do campo se modernizava – E concentrava a terra em poucas mãos. No meio urbano muito desemprego – Tirou sossego a modernização. Diante da crise, miséria e pobreza – migrar na incerteza foi a opção. Aqui chegando as várias etnias – se agruparam por afinidade. Formando núcleos de ocupação – bairros e vilas e também cidades. O tempo ingrato fez a inversão – a recessão aqui pega e não solta. A vida europeia está tão atraente – que o descendente está tratando a volta.

Participantes: Adelar Massaroli Ário Fiorentin Joyce Rickli Loreni S. Perim Terezinha Meurer Valdemar da Silveira Ilvanir S. Fonini Terezinha W. Alberton