Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Tecnologias da Informação e Comunicação
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
VALORES E CULTURA: a diversidade e o diálogo de culturas
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Linguagem, alfabetização e letramento
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Planejamento - Professor
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Medidas educativas para alunos com NEE
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Diferentes Posturas Curriculares
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Definições situacionais.
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Perguntas de Modelação
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
PEI – Programa Educacional Individualizado
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Saberes docentes.
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
Transcrição da apresentação:

Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola Currículo, Programa e Programação Baseado na obra de Miguel A. Zabalza, Planificação e desenvolvimento curricular na escola, Edições ASA, 2003. Nuno Silva Fraga. Universidade da Madeira.

Currículo, Programa e Programação Vivemos numa época marcada por palavras-leitmotiv. Autonomia Projecto Empowerment Visão Leitmotiv (do alemão, motivo condutor ou motivo de ligação). Significa genericamente qualquer causa lógica conectiva entre dois ou mais entes quaisquer.

Uma Nova Escola Básica Currículo, programa e programação são três termos- chave, em torno dos quais se pode construir uma nova escola básica. Ler página 11, “a anedota de Chesterton”. Qual a sua mensagem?

Disfuncional Compartimentação Isolacionismo

Cooperação Envolvimento Implicação Assertividade Motivação Acção

Currículo Programa Programação Conjunto dos pressupostos de partida, das metas que se deseja alcançar e dos passos que se dão para as alcançar. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas importantes para serem trabalhados na escola. Programa O documento oficial de carácter nacional ou autonómico em que é indicado o conjunto de conteúdos, objectivos, etc., a considerar num determinado nível. Programação O projecto educativo-didáctico específico desenvolvido pelos professores para um grupo de alunos concreto, numa situação concreta e para uma ou várias disciplinas.

Programa Traduz o que, em cada momento cultural e social, é definido como o conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e experiências comuns desejados por todo um povo. Prescritivo: Determina antecipadamente o conjunto de experiências de aprendizagem por que devem passar todas as crianças do sistema escolar.

Segundo Reynolds & Skilbeck (1976): O objectivo peculiar do PROGRAMA é construir o sentido de uma comunidade, desenvolvendo um sentido dos valores comuns pela via do desenvolvimento de experiências escolares adequadas e comuns a todos.

A funcionalidade do Programa está vinculada a determinadas condições, tais como: Ter a virtualidade de integrar o antigo e conhecido com o novo. Cada nova proposta deve assentar ou partir das formas anteriores. (Recordar a ZDP de Vygotsky). Ser capaz de gerar uma forte dinâmica de contraste e diferenciação didáctica, isto é, potenciar e estimular as escolas e os professores a superarem as próprias disposições mínimas. Ser capaz de consolidar formas de fazer as coisas e de rever os resultados obtidos, tendo como suporte o trabalho em equipa e a implicação de todos os membros da comunidade educativa. Ter sido dada uma suficiente publicidade com o objectivo de todos os professores conhecerem perfeitamente as suas disposições.

Funções referidas ao sistema escolar e educativo. (Scurati, 1982) Função de Inovação Cada programa representa a génese de uma dinâmica inovadora. Introduz-se na escola novidades prescritas pelo programa e inclusivamente, outras que a própria dinâmica gerada vá tornando possível. Função de estabilização O programa constitui o eixo básico que nunca pode perder-se de vista. Cada novidade tem de ser contrastada com o programa; passada pelo filtro das suas exigências mínimas. AUTONOMIA Identidades

Programação Segundo Lodini (1984): Representa o principal instrumento para possibilitar que um projecto geral, (…) possa ir descendo, pouco a pouco, à situação concreta representada por cada uma das escolas, situada num determinado contexto geográfico e social, com um determinado corpo docente, com alunos e estruturas particulares. A programação é uma série de operações que os professores levam a efeito para organizar, a nível concreto, a actividade didáctica, colocando em prática as experiência de aprendizagem que constituirão o currículo seguido pelos alunos.

Visão redutora Visão inovadora Aplicação mecânica, directa dos Programas: Corpo docente passivo a nível curricular. Escola estandardizada. Escola reprodutora. Escola isolada do contexto. Visão inovadora Através da PROGRAMAÇÃO territorializam-se os pressupostos gerais do Programa. Autonomia. Descentralização. Identidade.

Escola isolada, standard, descontextualizada (…) A Programação supõe que se assuma a situação geral, estrutural ou conjuntural, de cada escola e do grupo de alunos com que se pretende trabalhar. Através da Programação: Escola isolada, standard, descontextualizada (…) Escola aberta ao território, em contacto permanente com todos os agentes sociais que nele actuam.

Programação significa abertura ao TERRITÓRIO Saber ligar intimamente as exigências a nível nacional (Programa) com os interesses locais e as características particulares de cada contexto sociocultural. Saber reconhecer as funções educativas exercidas por cada território, de forma a que se produza uma espécie de fusão da escola com a comunidade social  Projecto formativo integrado e comum. (Projecto Educativo em Rede).

As escolas eficazes caracterizam-se por: Um forte sentido de vinculação à comunidade. Objectivos partilhados pela maioria. Alto nível de expectativas. Trabalho cooperativo. Segundo Wulf & Shave (1984)