Matemática: por que temer?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 MATEMÁTICA AVALIAÇÃO DIÁRIA
Advertisements

1º encontro de formação – 23/03/2010
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A razão como comparação
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
SARESP 2008 Escala de Proficiência
Construção e Interpretação das Escalas de Conhecimento
Estatística Aula 06 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
→ Média Aritmética Ponderada
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ELEMENTOS PRINCIPAIS DE UM MAPA
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
Sistema Seriado de Avaliação SSA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Trabalho de Matemática
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Professor Maurício Werner Lazzarin
Programa Ler e Escrever
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Matemática I AULA 5 Profª Ms. Karine R. de Souza .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Um total de R$ 580,00 foi dividido por um pai entre seus dois filhos, em partes diretamente proporcionais às suas respectivas idades: 10 e 15 anos. Nessas.
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Profa. Reane Franco Goulart
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
Prof.ª Irislane Figueiredo
Aula 6 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
Estatística Geral (Probabilidade Exercícios)
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
SIMULADO - ENEM Prof. José Luiz 2014.
Tecnologias - Matemática desvio médio, desvio-padrão e variância
Prof. André Aparecido da Silva
Professor Maurício Werner Lazzarin
Matemática e suas Tecnologias - Matemática PROBABILIDADE CONDICIONAL
Professoras: Alessandra, Danielle, Natália, Tatiane
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Módulo 24 – Frente 2 – Apostila 3
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Professor: Jerry A. Domingos
MEDIDAS DE POSIÇÃO Representam uma série de dados orientando-nos quanto à posição da distribuição em relação ao eixo horizontal. As medidas de posições.
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
MAPA DE HABILIDADES.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Matemática: por que temer?

Por que temos medo da matemática? Disciplina com escassez de professores na rede pública; A disciplina que é vista como a mais difícil, principalmente para as meninas, e abstrata, sem relação com a realidade; Porque a matemática é uma linguagem monopolizada por determinadas classes sociais e um instrumento de poder; Por que temos medo da matemática?

Matemática como instrumento de poder Engenheiros que governaram e governam a cidade de São Paulo: Maluf, Kassab, Serra... As finanças do mundo são controladas por poucas pessoas especializadas em uma liguagem cifrada (Documentário Trabalho interno); Os cidadãos se convertaram em números das políticas públicas (IBGE, Censo, Pesquisa eleitoral); Matemática como instrumento de poder

Para tornar a matemática uma linguagem acessível e transformadora, precisamos contextualiza-la, trazê-la para o cotidiano; Para conseguir entrar na universidade e transformá-la, é necessário dominar essa linguagem, e pensar em outras formas de ser engenheir@, físic@, economista... Outra matemática é possível? A matemática pode ser um instrumento de libertação!!!

Diferentes matemáticas Não há uma única forma de resolver os exercícios de matemática – cada um pode encontrar seu caminho para a resposta, ainda que existam alguns conhecimentos e fórmulas que nos ajudam nesse percurso; Diferentes matemáticas

(ENEM – 2005) As 23 ex-alunas de uma turma que completou o Ensino Médio há 10 anos se encontraram em uma reunião comemorativa. Várias delas haviam se casado e tido filhos. A distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade de filhos, é mostrada no gráfico abaixo. Um prêmio foi sorteado entre todos os filhos dessas ex-alunas. A probabilidade de que a criança premiada tenha sido um(a) filho(a) único(a) é: A) 1/3. B) 1/4. C) 7/15. D) 7/23. E) 7/25.

(A) cada país participante conquistou pelo menos uma. (ENEM – 2005) As Olimpíadas são uma oportunidade para o congraçamento de um grande número de países, sem discriminação política ou racial, ainda que seus resultados possam refletir características culturais, socioeconômicas e étnicas. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o total de 300 medalhas de ouro conquistadas apresentou a seguinte distribuição entre os 196 países participantes como mostra o gráfico Esses resultados mostram que, na distribuição das medalhas de ouro em 2000, (A) cada país participante conquistou pelo menos uma. (B) cerca de um terço foi conquistado por apenas três países. (C) os cinco países mais populosos obtiveram os melhores resultados. (D) os cinco países mais desenvolvidos obtiveram os melhores resultados. (E) cerca de um quarto foi conquistado pelos Estados Unidos.

(ENEM – 2005) Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária. Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. Após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico abaixo. No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevi-vência ocorreu entre os dias (A) 2 e 4. (B) 4 e 6. (C) 6 e 8. (D) 8 e 10. (E) 10 e 12. Análise de Gráficos

(ENEM-2005) Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas. Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental. Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:

(A) 14%. (B) 48%. (C) 54%. (D) 60%. (E) 68%. (ENEM – 2005) A escolaridade dos jogadores de futebol nos grandes centros é maior do que se imagina, como mostra a pesquisa abaixo, realizada com os jogadores profissionais dos quatro principais clubes de futebol do Rio de Janeiro De acordo com esses dados, o percentual dos jogadores dos quatro clubes que concluíram o Ensino Médio é de aproximadamente: (A) 14%. (B) 48%. (C) 54%. (D) 60%. (E) 68%. Análise de Gráficos

Quais foram os conhecimentos mobilizados para responder as questões? Leitura atenta do enunciado; Interpretação de gráficos; Conhecimento de porcentagem e de fração; Regra de três básica; Conhecimentos de outras disciplinas: biologia, geografia, física, química... Quais foram os conhecimentos mobilizados para responder as questões?

O Conceito de Porcentagem está relacionado com dividir em 100 partes iguais.Onde cada parte corresponde a 1% (ou 0,01).Diariamente vemos as porcentagens presentes em noticiários divulgados pelos meios de comunicação. Ex: 65% = 0,65 45% = 0,45 10% = 0,1 Porcentagem

Os Eixos Cognitivos os quais provavelmente irão requerir do aluno a habilidade em saber lidar com a Porcentagem são: Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema . Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

Por intermédio do histórico de provas do ENEM Por intermédio do histórico de provas do ENEM.A porcentagem é um assunto de grande valia,entretanto em tal abordagem também requer do aluno conhecimento de regra de três simples e interpretação de dados. Exercícios de Aula 1. Uma conta de luz ao ser pago com acréscimo de 20% deu um total de R$ 48,00. Qual era o valor da conta sem o acréscimo?Resp=40 2. De 800 candidatos, 20% foram aprovados. Qual o número de aprovados? 3. 250 alunos aprovados, representam 25% do total do total de alunos. Qual o número total de alunos? 4. Calcular (3%)de 10.000.

Os gráficos são de uso cotidiano para expressar informações e permitir que o interlocutor faça afirmações por intermédio de Tabelas, Gráficos e Histogramas. Leitura de gráficos

Na Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias o conhecimento referente a gráficos e como utiliza-los esta associado a seguinte área : Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

Duas coisas instruem o homem, qualquer que seja a sua natureza: o instinto e a experiência. (Blaise Pascal)