Espaço público e Segurança durante Grandes Eventos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO REGIONAL
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Desastres e desenvolvimento
Segurança e Higiene no Trabalho
Zona de Exibição de Aeronaves
PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
ordenamento do território e urbanismo
I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006.
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
Definição do sector de Touring
EVOLUÇÃO METODOLÓGICA DA GESTÃO DE RISCOS
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
CONDUÇÃO DEFENSIVA E ECO-CONDUÇÃO
GESTÃO DO RISCO SÍSMICO RISCO SÍSMICO E GESTÃO DE EMERGÊNCIA
      PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO DA PREVENÇÃO Módulo II 
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
Nuno Breda
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
PARQUE URBANO DE PAÇOS DE FERREIRA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Copa 2014 – Desafios para Segurança Pública
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Resíduos Hospitalares
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Módulo 6 – Op. 1 - Andebol Professora: Silvina Pais Trabalho realizado por: Diogo Ferreira Tiago Martins 2013/2014.
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Segurança geral e pessoal
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
COORDENADOR DE SEGURANÇA / DIRETOR DE CAMPO
Escola Secundária de Emídio Navarro
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Áreas Urbanas.
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Trabalho Realizado Por: André Salgado Bruno Silva João Melro Paulo Silva Rafael Mendes Alunos da turma 11ºG A Caminho do Oriente.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
1 INVESTIMENTO NOS SECTORES CHAVES NA ÁREA DO AMBIENTE A República de Angola concebeu um amplo programa que se estende de 2000 ao ano É neste Âmbito.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MINISTÉRIO DAS CIDADES
Programa 15:00 – Receção aos Participantes 15:30 – Sessão de Abertura Rui Lopo, Vereador da Câmara Municipal (CM) Barreiro Carlos Humberto, Presidente.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
Campanha de Sensibilização Participar Já é Reciclar DMAU/DSESA/GPIC.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO TEMA 3 Directiva SEVESO Nuno Cunha Lopes Recurso desenvolvido no âmbito da medida do.
LOCAL, 1 de Junho de 2016 José Luis de Oliveira Pinto Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho Princípios e Domínios da Segurança do Trabalho.
PLANO DE CONTINGÊNCIA ESPECIFÍCO DO ACES ENTRE O DOURO E VOUGA II- AVEIRO NORTE PARA ONDAS DE CALOR.
“... O Progresso começa com a convicção de que... o que é Necessário... é Possível ! “ (Norman Cousins)
Transcrição da apresentação:

Espaço público e Segurança durante Grandes Eventos Ângelo Horácio Mesquita Direcção Municipal de Ambiente Urbano

Ataques Terroristas 11 de Março Madrid 11 de Setembro Nova York

Novo Paradigma Consequência Ao nível da segurança (security) os desafios deixaram apenas de estar relacionados com a segurança policial e militar como era tradição anteriormente. Os atentados terroristas e os fenómenos de massa passaram a estar a par das grandes catástrofes ambientais e naturais ou acidentes graves, como cenários de emergência que possam afectar os diferentes sectores da sociedade. Consequência Os Governos passaram a envidar uma política coerente de segurança, reforçando o nível de articulação não só entre as entidades directamente relacionadas com a segurança, mas também com todos os serviços que tem responsabilidade directa ao nível da gestão do espaço público.

Eventos Projecção mediática a nível internacional; Grande concentração de população; Grande cobertura pelos órgãos de comunicação social; Envolvimento de figuras de estado ou de grande popularidade; Simbolismo Político .

Objectivos - Prevenir - Planear - Agir Entidades Gestão local Promotor Evento Emergência Saúde Pública Entidades Policiais Emergência Médica Entidades Socorro - Prevenir - Planear - Agir

ENTIDADES AO NIVEL DA SEGURANÇA POLICIAIS BOMBEIROS PROTECÇAO CIVIL EVENTO ENTIDADES AO NIVEL DA SEGURANÇA POLICIAIS BOMBEIROS PROTECÇAO CIVIL DIRECTRIZES E ESTRATÉGIA OPERACIONAL ARTICULAÇÃO GESTÃO DE TRÁFEGO LIMPEZA URBANA GESTÃO DO ESPAÇO PUBLICO AUMENTO DO INDICE DE RESILIENCIA DO EVENTO

Evento Antes Durante Depois Participação nas reuniões de Planeamento Aplicação das medidas preventivas Durante Apoio a situações inesperadas Depois Reposição da normalidade ao nível do equipamento do espaço público

ESTUDOS DE CASO

EURO 2004

EURO 2004 MEIOS HUMANOS E MATERIAIS ADAPTADOS DE ACORDO COM OS QUANTITATIVOS DE PÚBLICO ESTIMADO INTERVENÇÃO FASEADA DURANTE E APÓS O EVENTO

ROCK IN RIO

ROCK IN RIO Objectivos Manter o Parque da Bela Vista com níveis de limpeza de excelência, em permanência. Para isso, a estratégia adoptada tem como suporte dois pilares fundamentais: colocação massiva de equipamento para deposição de resíduos e limpeza; recolha de resíduos, realizada em permanência, mesmo durante o decorrer dos espectáculos.

ROCK IN RIO A Operação de Limpeza destinada ao evento “Rock In Rio-Lisboa 2010” abrange quatro fases: Montagem Evento Intervalo do evento - Desmontagem

ROCK IN RIO Meios Afectos TURNO AREA Chefe Serviços Enc S H Limpeza Enc Brigada Cantoneiros Motoristas TOTAIS Auto-Condutores Geral Carrinha Viatura eléctrica Varredora Lavadora 07.00/16.00 Tejo 1 2 9 3 19 Castelo 6 10 Baixa 5 Sub-total 4 20 38 15.00/24.00 7 13 15 22 27 41 62 23.00/08.00 12 14 18 39 TOTAL   16 8 100 162

ROCK IN RIO Área de Intervenção

ROCK IN RIO Área de Coordenação de Meios

Lisboa DAKAR

Lisboa DAKAR Objectivo da Operação - Intervenção prévia de limpeza em deservagem, controlo químico de ervas, limpeza e remoção de resíduos das artérias e parques de estacionamento, lavagem dos arruamentos de maior visibilidade, limpeza e remoção de graffitis e cartazes em obras de arte, equipamentos urbanos e edifícios, e remoção de alguns placardes de publicidade, nas artérias inerentes e envolventes ao evento. - Manutenção da limpeza durante o decorrer do evento - Manutenção da limpeza após a conclusão do evento

Lisboa DAKAR Tipo de Intervenção (Retirada de Equipamento) Avenida do Restelo Equipamento urbano (vidrão) que necessita de ser deslocado ou retirado

(Retirada de Equipamento) Lisboa DAKAR Tipo de Intervenção (Retirada de Equipamento)

Lisboa DAKAR Tipo de Intervenção (Remoção de Cartazes)

(Limpeza de Graffities) Lisboa DAKAR Tipo de Intervenção (Limpeza de Graffities)

Equipamento urbano (vidrão) que necessita de ser deslocado ou retirado Lisboa DAKAR Tipo de Intervenção (Varredura) Avenida do Restelo Equipamento urbano (vidrão) que necessita de ser deslocado ou retirado

Cimeira da nato em lisboa

Cimeira da Nato em lisboa Objectivo da Operação Manter um bom índice de limpeza em todos os espaços públicos com especial incidência nos espaços confinantes aos hotéis onde estão alojadas as comitivas dos vários países. A retirada e posterior recolocação do equipamento, para deposição de resíduos, é realizada no menor período de tempo possível para que os habitantes e visitantes de Lisboa não estejam privados da sua utilização, por um período que possa afectar a limpeza da cidade e a comodidade dos seus utentes.

Cimeira da nato em lisboa RETIRADA TEMPORÁRIA DE EQUIPAMENTOS Por razões de segurança, foram retirados todos os equipamentos para recepção de resíduos, papeleiras, ecopontos, vidrões e pilhões, nos arruamentos confinantes com os hotéis e nos locais condicionados ao estacionamento de veículos automóveis. Papeleira Eco-embalão Eco-papelão Eco-vidrão Pilhão Vidrão 160 11 9 7

Cimeira da nato em lisboa Meios envolvidos Recursos Humanos Mecânicos Quantidade Horas Quantidade/tipo 55 597 5 Varredora 2m3 60 11 Carrinhas de apoio 90 1 Lavadoras 6m3 6 6 Sopradores 184 4 Viaturas Pesadas 28 Total 368

Visita papal

Visita papal Objectivo da Operação Fazer face a este acontecimento, com uma dimensão de concentração popular fora do comum, de modo a que a Cidade de Lisboa mantenha um bom índice de limpeza em todos os espaços públicos que fazem parte do percurso oficial da visita de Sua Santidade. Para isso, a estratégia adoptada tem por base dois pilares fundamentais: - limpeza anterior e posterior à passagem em todos os arruamentos que são parte integrante do percurso realizado em Papa-móvel. - retirada e posterior recolocação do equipamento para deposição de resíduos vai ser realizada no menor período de tempo possível para que os habitantes e visitantes de Lisboa não estejam privados da sua utilização por um período que possa afectar a limpeza da Cidade e a comodidade dos seus utentes.

Visita papal Medidas extraordinárias A área próxima à nunciatura (local de pernoita de Sua Santidade) esteve sobre fortes medidas de segurança. Na noite de 11 para 12 de Maio, na área assinalada na figura 1, não foi realizada a recolha de resíduos urbanos.

Visita papal Meios envolvidos Recursos Humanos Mecânicos Quant Horas Quant/tipo 301 1875,5 31 Varredora 2m3 136,5 32 Carrinhas apoio 203,5 12 Lavadoras 6m3 191 1 Triciclos 3 7 Roçadoura 46 1 Viat eléctrica 3,5 5 Sopradores 33 1 Lavadora 2m3 6 8 Viaturas Grua 56 1 Varredora 6m3 Total 684,5

OUTRO TIPO DE INTERVENÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO CONDUCENTES À DIMINUIÇÃO DE FOCOS DE INSEGURANÇA

Objectivo da Operação Intervir ao nível do espaço público de forma a atenuar barreiras físicas e sociais com os seguintes objectivos: Criar áreas publicas de qualidade, ao nível paisagístico e ambiental; incentivar a população a usufruir de espaços que à partida induzem a propagação de comportamentos desviantes e marginais (deposição de lixo, usos ilegais e desenvolvimento de actividades marginais)

VALE da ameixoeira

VALE da ameixoeira

VALE da ameixoeira Proposta de Intervenção

Parque do rio seco

BAIRRO 2 de MAIO/RIO Seco Deposição indevida de resíduos sólidos Usos ilegais

Parque Urbano dos olivais

CONCLUSÕES Definir dispositivos de intervenção adaptados à tipologia de eventos em presença; Melhoria continua na definição dos mesmos através da na análise efectuada aquando dos debriefings com as entidades coordenadoras de segurança - Planear, projectar e implementar soluções no espaço público que minimizem e atenuem as situações de insegurança.

MUITO OBRIGADO ÂNGELO MESQUITA