IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À FÍSICA Gilson Rocha.
Advertisements

A velocidade das reacções químicas
Aplicações da Integral da Integral
6- Aplicações da Derivada
Técnicas de separação de misturas
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
Deslocando Equilíbrio
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
As forças Intermoleculares
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Orientando: Cosmo D. Santiago – MSc. Orientador: Carlos H. Marchi – Dr.Eng. 1º Seminário do projeto Multigrid - abril/2008 Otimização do método multigrid.
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Teoria cinético- corpuscular da matéria
Cinética Química.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
INTERPOLAÇÃO MULTIVARIÁVEL APLICADA A PROBLEMAS DE ENGENHARIA
CONTINUIDADE E OTIMIZAÇÃO DA BUSCA DE CONTATOS ENTRE PARTÍCULAS POLIGONAIS OBJETIVO: Desenvolver um algortimo otimizado para a busca de contatos entre.
O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência:
Conceitos e Definições – Parte 01
Um olhar mais criterioso para a avaliação
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
Cinética Química.
Graduando: Alano Wedney Cecílio da Fonseca
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
CINÉTICA QUÍMICA.
ABAQUS – Interface explícita e implícita
ANDRÉ E suas faces.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Professor: Diones Charles
Ciências da Natureza Enem 2012
Potencial Elétrico.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES LÍQUIDAS
Cinética Química.
Prof.ª: Lidiane Resende Observando o ambiente que nos rodeia, notaremos coisas que podemos pegar, como uma banco de praça, árvores, caderno, alimentos,
Átomos e moléculas FRENTE 2– MÓDULO 4.
EQUILÍBRIOS IÔNICOS É o equilíbrio químico particular que se estabelece entre uma substância química e seus íons separados.
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?
Simulação de Escoamentos Reativos
AE-712 AEROELASTICIDADE Roberto GIL Annes da Silva R: IAE/ALA-L
Química Prof. Marcel Klug.
MOVIMENTO.
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
16972-Luis Fernando Villa Rios
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
Conceitos e Definições
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Modelagem computacional de Escoamentos Multifásicos em Diferentes Padrões Bolsista: Jhoni Anderson Schembek Silva Orientador: Prof. Emilio E. Paladino.
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
Definições importantes
Jefferson Luis – CEB 2º ano
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Química Há química em todo o lado: No Amor, na Roupa, na Cozinha, …
Transcrição da apresentação:

IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL DE UM SIMULADOR DE DINÂMICA MOLECULAR BASEADO EM TÉCNICAS DE AGLOMERAÇÃO DE PARTÍCULAS Jéssika da Rocha Silva Orientador: William Wagner Matos Lira Coorientador: Diogo Tenório Cintra Maceió, dezembro de 2011

MOTIVAÇÃO Alguns modelos numéricos como o Método dos Elementos Finitos e o Método dos Elementos de Contorno são amplamente usados em engenharia para analisar meios contínuos, porém, em diversas aplicações é necessário avaliar meios discretos. Isso vem transformando o MED em uma promissora ferramenta de estudo. Sua formulação clássica propõe que as partículas sejam representadas por discos ou esferas rígidas, no entanto existe a necessidade de se trabalhar com meios discretos cujos objetos envolvidos tenham formas arbitrárias.

OBJETIVOS Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema computacional que simule de forma simplificada alguns processos envolvidos em reações químicas. Parte-se do fato de que estas reações acontecem quando diferentes reagentes combinam-se para formar produtos através do choque entre moléculas. As moléculas são idealizadas como um aglomerado de átomos, assim possuem formas geométricas arbitrárias.

METODOLOGIA O Método dos Elementos Discretos é um modelo numérico desenvolvido para simular o comportamento de meios particulados. O comportamento do meio descontínuo é controlado pelas interações entre cada partícula, assim como interações entre as moléculas de uma substância gasosa ou líquida com paredes. O Método de Dinâmica Molecular, assim como o MED é um método de simulação de meios discretos levando em conta as posições e velocidades do sistema químico a ser analisado. As colisões entre as moléculas podem ser simuladas de forma semelhante ao contato entre as partículas no MED, através de relações de força-deslocamento.

METODOLOGIA Mas é preciso tomar o cuidado de considerar que ao trabalhar com moléculas é preciso avaliar além de deslocamento, velocidade e aceleração variáveis como temperatura, pressão e concentração, que podem influenciar na velocidade das moléculas no sistema e, portanto, na simulação. O MED não tem uma formulação para trabalhar com temperatura e campos de energia, mas pretende-se usá-lo considerando essas variáveis. A implementação computacional do aglomerado de partículas deverá ser feita em linguagem C++.

RESULTADOS ESPERADOS A pesquisa ainda está em fase de estudo, mas espera-se contribuir para melhorar a formulação do Método dos Elementos Discretos. E pretende-se implementar o aglomerado de partículas no software DEMOOP, para que a formulação empregada possa ser usada em modelos numéricos em maiores escalas.

AGRADECIMENTOS Jéssika da Rocha Silva William Wagner Matos Lira Nome do coorientador (jsskrocha@gmail.com) (william@lccv.ufal.br) (diogotc@lccv.ufal.br)