Curso Direito à Memória e à Verdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divisão do Estado de Mato Grosso
Advertisements

AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO REGIME MILITAR
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
PERÍODO DITATORIAL MILITAR ( )
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Sistemas Eleitorais Comparados
Professor – Dejalma Cremonese
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
Marcha da Família com Deus pela Liberdade
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
Jurisdição e Competência
1 - Antecedentes: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas.
Prof. Ms. Wladmir Coelho A DITADURA MILITAR Prof. Ms. Wladmir Coelho
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
A Redemocratização Política no Brasil – “Abertura lenta, gradual e segura. O general Ernesto Geisel ( ) assume o Brasil com nítidos sinais de crise:
O GOLPE MILITAR O período militar inicia-se em 1964 e termina em 1985
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE
Voto e cidadania.
A Organização Política do Brasil
Regime Militar (1964 – 1985).
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
A MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA NO PÓS 64
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ): A VOLTA AOS QUARTÉIS
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – O REGIME AUTORITÁRIO
4º Bimestre Avaliação Mensal : 9º A. B : 31/10 9º C: 31/10
Curso Direito à Memória e à Verdade
Identificar as características da transição política no Brasil. Objetivo da aula 1/10.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Domingo e Segunda-feira, 01 e 02 de Setembro de 2013.
Opinião pública, propaganda e marketing eleitoral
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
O Estado e os Três Poderes
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
A DITADURA MILITAR Profª Carla Ferretti Santiago.
A Ditadura Militar no Brasil
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
O voto feminino no Brasil
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
REGIME MILITAR BRASILEIRO 1964 A ditadura.
MULTIMÍDIA.
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Jânio ao lado da “vassoura”: uma carreira meteórica marcada pelo discurso de viés populista. Nascido em 25 de janeiro de 1917 na cidade de Campo Grande,
DIREITO CONSTITUCIONAL
Brasil: o que foram os anos de chumbo? (1964 – 1985) Avaliação Mensal 24/10 9º A/B/C Capítulos: 16 e 17.
REPÚBLICA MILITAR (1964/1985).
Sistema Representativo
Prof. Ricardo Justo.
DIREITO ELEITORAL.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ATO PÚBLICO CHEGA DE CORRUPÇÃO Se você quer um país melhor, junte-se a nós. Ao final de cada slide, click apenas uma vez para avançar. Repasse essa.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
Transcrição da apresentação:

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Objetivo da aula Esclarecer como o regime autoritário, desenvolveu diversos artifícios para criar a imagem de um governo democrático.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II A partir de 1970, uma nova constituição foi estabelecida pela Junta Militar. A Emenda Constitucional Nº 1 de outubro de 1969 resultou na modificação de quase toda a Constituição. As eleições em todos os âmbitos do Brasil foram intervindas ou eliminadas. Embora a Constituição de 1967 e a Emenda Constitucional de 1969 previssem eleições diretas para governadores em 1974, o governo liberou a Emenda Constitucional n° 2, a qual manteve as eleições indiretas através de um colégio eleitoral, constituído pelas respectivas assembleias legislativas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Várias mudanças foram realizadas durante os próximos governos militares, para fazer parecer que o regime vigente fosse legítimo e democrático. Nomeação dos prefeitos das capitais estaduais e de outras cidades designadas “áreas de segurança nacional”, pelos governadores e tutela de Brasília, na tentativa de sufocar a “vocação oposicionista” nessas cidades; Fixação do mandato para Presidente da República em cinco anos e de quatro anos para governadores, por eleição indireta.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II A manipulação era tão arbitrária que os estrategistas do Planalto permanentemente procuravam mexer nas regras eleitorais para provocar um resultado favorável ao governo. A eleição de 1970 é exemplo das manobras do governo militar, pois a conversão em maioria favorável ao governo foi tão explícita que se tornou incômoda até para o próprio partido ARENA que obteve 89% do Senado e 72% na Câmara dos Deputados.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II O Colégio Eleitoral reuniu-se em janeiro de 1974 para eleger o general Ernesto Geisel, e na chapa contrária se encontravam Ulysses Guimarães e Sobral Pinto. O MDB pressionado e frente às claras restrições aos opositores do governo montou a campanha dos “anticandidatos”. O governo percebeu e flexibilizou algumas regras como a criação de um clima menos repressivo e o acesso à mídia para os candidatos opositores ao regime. Ulysses Guimarães e outros membros do PMDB

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Um melhor clima eleitoral teve como efeito resultados surpreendentes. Em 1974, o MDB elegeu 16 senadores dentre as 22 vagas disputadas (50% dos votos contra 34% de Arena), Na Câmara, o MDB aumentou sua bancada de 28% para 44%. Na esfera estadual, o MDB conquistou maiorias em seis assembleias legislativas. Com a representatividade do MDB na Câmara, acima de 1/3 , o governo ficou impossibilitado de aprovar emendas constitucionais no Congresso sem o seu apoio .

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Em 1977, o governo, usando a desculpa de que o MDB impedia a aprovação de uma reforma sobre o judiciário, colocou em recesso o Congresso na primeira quinzena de abril e decretou um conjunto de medidas constitucionais denominado “pacote de abril”. Você conhece as medidas que constavam no “pacote de abril”?

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Entre as medidas estava manter a eleição indireta dos governadores por meio de um colégio eleitoral, composto por deputados estaduais e mais uma representação de cada Câmara Municipal do Estado proporcional ao número de vereadores de cada partido. Como Arena controlava a vasta maioria dos governos municipais, essa fórmula contornava as maiorias do MDB nas assembleias legislativas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Para as eleições de 1978 o governo tentou, mais uma vez, manipular as regras do jogo eleitoral, a fim de evitar o avanço do MDB. Como era necessário eleger duas vagas para o Senado, uma vaga foi disposta por eleição indireta (pelo colégio eleitoral) e a outra direta. O resultado foi favorável ao partido do governo, Arena. Caso se mantivesse a legislação eleitoral vigente, o MDB provavelmente teria alcançado maioria no Senado.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Nas eleições de 1982, o governo continuou a procurar novamente mudanças, com o objetivo de manter o controle das instituições. Figueiredo optou por restituir o pluripartidarismo com quatro ou cinco partidos, através da implosão do MDB, que mostrava sinais de divisão interna. O governo conseguiu seu objetivo de dividir a oposição, para se tornar o maior partido na eleição.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Quando se aproximavam as eleições de 1982, o governo aplicou novas medidas, mas mesmo assim após as apurações, o PMDB e o PDT venceram em 10 dos 22 estados. Mesmo o PDS (ex-Arena) mantendo maioria confortável no Senado, perdeu sua maioria absoluta na Câmara, com uma diferença de cinco deputados. Com seus 85 delegados estaduais, o PDS constituía maioria absoluta de 361 representantes no Colégio Eleitoral que se reuniria em 15 de janeiro de 1985 para definir o próximo presidente.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Ao final dessas 2 aulas é possível notar claramente o quanto a manipulação política foi devastadora durante o regime militar. Tanto que ainda hoje pessoas acham que os militares eram corretos e muitos dos nossos atuais governantes seguem esta linha. Como o passado é aprendizagem nos cabe, sempre que possível, discutir sobre o mesmo, pensar no presente e planejar o futuro para que realmente tenhamos um governo do povo e para o povo.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo II Unidade III Aula 27 - A Representação Política – Parte II Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! Diversas intervenções foram utilizadas pelo governo para manipular procedimentos e assim obter vantagem a favor do seu partido de governo, poder manter uma maioria artificial e o domínio do Congresso Nacional; A Emenda Constitucional Nº 1 de 1969, o “Pacote de Abril” entre outras medidas prévias às eleições são exemplos de ações que demonstraram um prognóstico favorável ao governo militar.