QUESTÃO METROPOLITANA 1 História A industrialização e o forte processo de urbanização ocorrido na segunda metade do Século XX provocou a conurbação das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Portal Agenda 21 Comperj.
Senarc: atribuições institucionais
Auditoria de Segurança da Informação
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
1.
Aspectos de Infraestrutura Sob a Ótica da Regulação
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
SANEAMENTO Palestrante Deputado LUIZ PAULO
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
SEMINÁRIO INTERNACIONAL METROPOLIZAÇÃO BRASILEIRA E OS DESAFIOS DA GESTÃO URBANA: . O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO Painel II: Política, Planejamento e Gestão.
Políticas Públicas Municipais
Coordenadoria do Orçamento Participativo
Sistema Ferroviário Metropolitano Rio de Janeiro
Secretaria de Desenvolvimento
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
PLENÁRIA FINAL.
A Questão Federativa e a Governança Metropolitana
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
Programa Prevenir DER São Bernardo
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Oferta de Infra-Estrutura de Distribuição de Gás Canalizado
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Rio Verde - Goiás - Brasil
A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA
CURSO DE EXTENSAO Governança Metropolitana Colaborativa A GUSTAVO GOMES MACHADO Consultor Legislativo 1 Fortaleza, 26, 27 e 28 de 2010 Organização: Universidade.
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
DIÁRIAS Diretrizes para solicitação. Decreto Estadual nº , de 16 de janeiro de 2009 – dispõe sobre a concessão de diárias; Resolução Conjunta Casa.
ABORDAGENS INTEGRADAS Escola Nacional de Saúde Pública
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Transcrição da apresentação:

QUESTÃO METROPOLITANA 1 História A industrialização e o forte processo de urbanização ocorrido na segunda metade do Século XX provocou a conurbação das grandes cidades (metrópoles) com os municípios circunvizinhos dando origem às regiões metropolitanas.

QUESTÃO METROPOLITANA 2 A Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi criada, em 1975, por ocasião da fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, através da Lei Federal Complementar nº 20/74, Art. 19. Art. 19 Art Fica estabelecida, na forma do art. 164 da Constituição, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro

QUESTÃO METROPOLITANA 3 A FUNDREM – Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, foi criada pelo Decreto Estadual nº 18/75 e posteriormente extinta pelo governo Moreira Franco (conflito: política x tecnocracia). Decreto 18, de 15 de Março de 1975 APROVA OS ESTATUTOS DA FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO (FUNDREM) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

QUESTÃO METROPOLITANA 4 O FCRM - Fundo Contábil da Região Metropolitana, previsto na lei Complementar Federal nº 20/74 Art. 21.

5 Atual Base Legal da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

6 Âmbito Federal: CF Art. 25, § 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

7 Âmbito Estadual: LC 87/97 - Art. 1º Fica instituída a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, composta pelos Municípios do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá e Itaguaí, com vistas à organização, ao planejamento e a execução de funções públicas e serviços de interesse metropolitano ou comum.

8 Objetivos - Dar base legal ao processo de organização da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. - Definir a competência circunscrita à resolução dos problemas comuns.

9 Informações População: habitantes 77,7% da população do Estado (IBGE 2010)

10 Município [11] [11] Área territorial (km²) [12] [12] População (2010) [5][6] [5][6] PIB (2005) [4] [4] IDH-M (2000) [3][13] [3][13] Instalação Belford Roxo R$2,9 bilhões 0,742 médio médio Duque de Caxias R$18,3 bilhões 0,753 médio médio (LC N.020)LC N.020 Guapimirim R$300 milhões 0,739 médio médio Itaboraí R$1,2 bilhão 0,737 médio médio (LC N.020)LC N.020 Itaguaí R$2,5 bilhões 0,768 médio médio (LC N.020)LC N.020 Japeri R$397,2 milhões 0,724 médio médio

11 Município [11] [11] Área territorial (km²) [12] [12] População (2010) [5][6] [5][6] PIB (2005) [4] [4] IDH-M (2000) [3][13] [3][13] Instalação Magé R$1,2 bilhão 0,746 médio médio (LC N.020)LC N.020 Maricá R$667 milhões 0,786 médio médio 2009 (LC 133/2009) MesquitaMesquita [1] [1] R$993 milhões 2009 (LC 133/2009) Nilópolis ~ R$1 bilhão 0,788 médio médio (LC N.020)LC N.020 Niterói R$9,8 bilhões 0,886 elevado elevado (LC N.020)LC N.020 Nova Iguaçu R$5,7 bilhões 0,762 médio médio (LC N.020)LC N.020 Paracambi R$280 milhões 0,771 médio médio (LC N.020)LC N.020

12 Município [11] [11] Área territorial (km²) [12] [12] População (2010) [5][6] [5][6] PIB (2005) [4] [4] IDH-M (2000) [3][13] [3][13] Instalação Queimados R$933,7 milhões 0,732 médio médio Rio de Janeiro R$118,9 bilhões 0,842 elevado elevado (LC N.020)LC N.020 São Gonçalo R$9,2 bilhões 0,782 médio médio (LC N.020)LC N.020 São João de Meriti R$2,7 bilhões 0,774 médio médio (LC N.020)LC N.020 Seropédica R$420 milhões 0,759 médio médio Tanguá ~ R$169 milhões 0,722 médio médio Total R$179,5 bilhões 0,816 elevado elevado ↑↑ O município de Mesquita não teve IDH-M estimado pois foi criado ao final de 1999, ocasião à qual se emancipou de Nova Iguaçu.municípioMesquita1999

13

14 Subdivisões da Região Metropolitana RJ Metropolitana I Itaguaí – Seropédica – Duque de Caxias – Magé – Nova Iguaçu – Queimados – Japeri – Mesquita – São João de Meriti – Nilópolis – Belford Roxo.

15 Subdivisões da Região Metropolitana RJ Metropolitana II Niterói – Maricá – São Gonçalo – Itaboraí – Tanguá – Silva Jardim – Rio Bonito. Capital

16 Características Metropolitanas - Conurbação - Infraestruturas urbanas comuns. - Serviços Públicos de Interesse comum.

17 Exigência de Políticas Públicas Comuns para: - Uso do solo - Habitação - Transportes (passageiros e carga) - Meio Ambiente: Abastecimento de água, Coleta e Tratamento de Esgoto sanitário, Resíduos Sólidos e Macrodrenagem - Saúde - Política Industrial - Logística

18 Propostas de Gestão Integrada Das Políticas Comuns/Metropolitanas Documentos de Planejamento Comum: Plano Diretor da Região Metropolitana (Lei Estadual nº 5192/2008) Planos Diretores Municipais

19 Instrumentos para implementação de objetivos Comuns: Consórcios De Municípios / Estado (Lei Federal nº /05 ) Estabelecimento de Parcerias, etc.

20 Propostas Instituição para o Planejamento Metropolitano: Agência Metropolitana do Rio de Janeiro Composta de: - Conselho Deliberativo - integrado pelo Estado e pelos Municípios Metropolitanos. - Diretorias

21 - Formulação de políticas públicas comuns - Monitoramento do Plano Diretor Metropolitano - Revisão decenal do Plano Diretor Metropolitano Competências da Agência:

22 O não Cumprimento, até a presente data, do disposto, Lei estadual Nº 5192/2008 exigindo o Plano Diretor Metropolitano. Art. 7ºArt. 7º. O Plano Diretor deverá levar em consideração a imperiosa necessidade da integração, articulação e esforço coletivo dos poderes públicos estadual e municipal envolvidos, para que se obtenha a maximização e otimização dos investimentos e serviços públicos, devendo ser analisados e identificados modelos de institucionalização da questão metropolitana, através de, entre outros da criação da Agência Metropolitana para esse fim, ou de Consórcios Públicos como previstos na Lei Federal nº /05. Algumas Considerações

23 - A exigência, decorrente da conurbação dos diversos Municípios da Região Metropolitana, de serem estabelecidos princípios gerais metropolitanos de política de uso do solo e habitação. - A necessidade de integração entre os sistemas de transporte por ônibus e a sub utilizada rede ferroviária de passageiros. metropolitana (265 Km)(menos que 7% do total de viagens).

24 - A necessidade de resolução dos conflitos de competências, entre os Municípios e o Estado (CEDAE), com referência aos sistemas de abastecimento de água Guandu e Imunana Laranjal. - A necessidade de integrar e otimizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto-gestão por bacias.

25 - A necessidade de racionalizar e otimizar o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos. - A necessidade de políticas integradas para o enfrentamento dos impactos urbanos, fruto da implantação do Arco Rodoviário Metropolitano.

26 - A necessidade de políticas integradas para o enfrentamento dos impactos decorrentes da implantação do Polo Petroquímico de Itaboraí. - A necessidade de políticas integradas para o enfrentamento dos impactos decorrentes da implantação do Polo Siderúrgico-Portuário de Itaguaí.

27 São exigências necessárias a evitar – antes que seja tarde demais – o desenvolvimento desordenado da Região Metropolitana do Rio.

28 LUIZ PAULO CORREA DA ROCHA Deputado Estadual Site: