OFICINA SOBRE OS INDICADORES “ VIDA NO TRÂNSITO” DIAS 24 E 25 DE OUTUBRO DE 2013 BRASÍLIA - DF MARIA SUELI M. NOGUEIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA – CAMPO GRANDE -MS
Campo Grande, MS 70,73%, 29,27%) Breve perfil da Cidade POPULAÇÃO (2012) 805.397 (Datasus) FROTA (EM MAIO 2013): 453.531 (Denatran) 70,73%, 29,27%) FATORES DE RISCO LOCAIS E GRUPOS VULNERÁVEIS: Velocidade Beber e dirigir Motociclistas PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CIDADE EM RELAÇÃO À SEGURANÇA VIÁRIA Crescimento da frota de motos elevou o número de vítimas, graves/fatais entre motociclistas. Cidade plana e vias largas, sem grandes congestionamentos, é um “convite” à velocidade.
Indicadores gerais locais Fontes: DENATRAN,IBGEeDATASUS.
Proposta de Indicadores locais 1- Criação do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes:Estados e Capitais; (Estrutura); 2- Elaboração do Plano Estratégico de Ação para Prevenção de mortes e lesões por Acidentes de Trânsito.( Processo); 3- Criação do grupo, gabinete, comitê, gestor intersetorial integrado de Trânsito; ( processo); 4- Criação do grupo intersetorial e multidisciplinar de análise dos acidentes de trânsito. ( processo).
Proposta de Indicadores locais finais meta Taxa de mortalidade por acidente de trânsito por 10.000/ vm. Redução de X % ao ano, dos óbitos por acidentes de trânsito ocorridos na área urbana do Município. Taxa de mortalidade por acidentes de trânsito por 100.000/h. Redução de X % ao ano Taxa de internação por acidentes de trânsito por 10.000/vm Redução de X % ao ano, das internações por acidentes de trânsito ocorridos na área urbana do Município.
Proposta de Indicadores locais finais meta Taxa de internação por acidentes de trânsito por 100.000/h. Redução de X % ao ano, das internações por acidentes de trânsito ocorridos na área urbana do Município. Números de dias de permanência em UTIS, por acidentes de trânsito Redução de X % ao ano, dos dias de permanência em UTIs, por acidentes de trânsito ocorridos na área urbana do Município. Proporção de motociclistas mortos e feridos graves por 10.000/vm. das mortes e internações de motociclistas, ocorridos na área urbana do Município.
Proposta de Indicadores locais finais meta Proporção de motociclistas mortos e feridos graves por 100.000/h Redução de X % ao ano, das mortes e internações de motociclistas, ocorridos na área urbana do Município. .OBS: base de cálculo para as metas : PNPAV, PNPS e Plano da Década – redução de 50% em 10 anos.
obrigada