Open Access: conceitos e desdobramentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Socrates Grundtvig 2 Learning Partnership
Advertisements

Friedrich Hayek.
Fact Pack Railway sector in Brazil January, 2005
Wilmar Oliveira de Queiroz - PUCGOIÁS 2012
Definition of a business model An architecture for the product, service and information flows, including a description of the various business actors and.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A crise De 1998 a 2005, houve queda nas capitais brasileiras da quantidade de passageiros transportados nos Sistemas de Transporte Público de Passageiros.
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
Concursos públicos da EU: Como fazer uma candidatura?
Recursos para obras e projetos.
“Cenários para a economia em 2014”
Educação ao Vivo Torne-se AER
JULIO FONTANA.
Programa de Investimentos em Logística:
Contexto e desafios da institucionalidade regulatória em Latino América Sebastian Lopez Azumendi Consultor em Governo e Regulação Nota: As opiniões desenvolvidas.
Configurando DirectAccess em 30min QS31 Rodrigo Immaginario, CISSP MVP:Enterprise Security
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas Comitê de Comércio Exterior Brasília – de de 2011.
11ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 11 de agosto de 2011.
1. Brazilian spatial disparities: inequality in municipal HDI
BANCO AFRICANO DE DESENVOLVIMENTO
From digital repository to knowledge management system: the theses and dissertations database of PPGEP/UFSC Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Vinícius.
PRODUTIVIDADE DO TRABALHO E COMPETITIVIDADE: BRASIL E SEUS CONCORRENTES Eduardo Augusto Guimarães Maio 2012.
International Conference | Vigo 7/11/08 FORUM SOBRE PLATAFORMAS LOGÍSTICAS Y SU ARTICULACIÓN CON LOS PUERTOS José Laranjeira Anselmo Principal Administrator.
1 ST INTERNATIONAL FORUM OF THE RAIL TARIFF REGULATORS The experience and development of railway infrastructure in Brazil ABIFER - Brazilian Association.
1Chart Album O que Fazemos? Inovação Aplicada Apoio a Start-Ups e PMEs Recupe- ração de Empresas Cultura de Inovação Internacionalização 2 Fonte: Roland.
Cibersegurança na CPLP Desafios e Medidas Implementadas
June 2009 Regional Statistics. Territory Brazil have grown based on the model of the frontier in movement, that is, by the continuos incorporation of.
Agenda Sessão Matutina HoraMódulo 8:30O que é a Plataforma de Aplicação Microsoft? 9:00Business Intelligence 10:00Next Web 11:00Enterprise Applications.
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
Panorama da Logística no Brasil
AS REFORMAS DO ENSINO SUPERIOR COMPARANDO OS QUADROS LEGAIS EUROPEUS CNE Alberto Amaral
1 st HALF OF 2005 RESULTS. Grandes marcas, preços baixos, todos os dias. Bovespa: LAME3 (CS) LAME4 (PS) 2 Operating Highlights Expansion of Store Network.
Logistics and Infrastructure, the Unavoidable Agenda Encontro Econômico Brasil-Alemanha Foro I: “Logística e Infraestrutura como pré-condição para o crescimento”
fábrica de software conceitos, idéias e ilusões
3Q05 RESULTS. Grandes marcas, preços baixos, todos os dias. Bovespa: LAME3 (ON) LAME4 (PN) 2 Operating Highlights Profitability Consolidated EBITDA grew.
Elaboração do aço. Steel recycling Rates ( ) Steel´s infinite recyclability sets it apart from other materials in that it can be recycled.
W2i Digital Communities Best Practices Awards Wireless: Uma Rede de Cidadania Project Lead:Date: 30/10/2006 Organization: Prefeitura de Sud MennucciCountry:Brazil.
Migrando uma aplicação para Windows Azure COS305 Rogerio Cordeiro Developer Evangelist Microsoft Brasil.
Imagine John Lennon.
WINDOWS SMALL BUSINESS SERVER 2011 VISÃO GERAL. Agenda Visão Geral SBS 2011 Versões do SBS 2011 O que há de novo – Essentials O que há de novo – Standard.
Maria do Rosário Partidário IST – Cultura Organizacional Sustentabilidade.
Apoio: MetroRail Luiz José Berenguer – Counselor of ANPTrilhos The 2 nd International Conference of the Railways Tariff Regulators.
Brazilian National Commission on Social Determinants of Health (BNCSDH)
Energias renováveis Renewable energy. Americans using most renewable energy since 1930s Connie J. Spinardi | Getty Images Solar farm and wind turbines.
Microsoft Students to Business
Fábrica de software princípios, conceitos, e ilusões
Computação na Nuvem e BPOS
Bate-papo da Diretoria de P&D
Communicate - Trade - Culture William Barron Mobile/Cell –
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
Strategic dimensions of brazilian development Seminário internacional: Papel do Estado no Século XXI ENAP - Brasília, 3 de setembro de 2015 Mariano Francisco.
Gestão de Operações Comunicação Estratégica.  SCM.....
Primeiros Passos no ASP.NET 5 Renato Haddad May 14, 2015 May 14 – 15, Microsoft MVP Virtual Conferenc e.
O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos, Oportunidades e Troca de Experiências O Modelo para a Malha Ferroviária Nacional: Investimentos,
Audiência Pública - 10/04/2013. Novo Marco Regulatório das Concessões Ferroviárias A bril/2013 A VALEC atual Contextualização do transporte ferroviário.
IMPACTOS E OPORTUNIDADES NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SUL DO MATO GROSSO COM A CHEGADA DA FERRONORTE.
A IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR.
Resultados do Beer Game EAD-667 Realizado em 30/5/2016.
Projeto UrbisAmazônia - 1ª Oficina Geral - Ano 1 Possibilidades Analíticas com Métricas de Paisagem Urbana Frederico Roman Ramos Ciro Biderman Belém –
Abril 2016 Gabriel Mormilho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Departamento de Administração EAD5853 Análise.
Brasília, 19 de Agosto 2015 Sebastian Azumendi Especialista em Governança Pública “20 A NOS DE A GÊNCIAS R EGULADORAS NO S ETOR.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 4.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 3.
Discussão dos artigos que couberam ao LEO
Trainers and Co-Trainers
EAD0765 Gestão de Operações Sustentáveis
Internationalization
GENOCIDES THAT NEVER WILL BE FORGET. GENOCIDE: The deliberate killing of a large group of people, especially those of a particular nation or ethnic group.
Transcrição da apresentação:

Open Access: conceitos e desdobramentos TRANSTRILHOS 2012

Modelos de Gestão e Exploracão da Infraestrutura Ferroviária Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 4-6 de Julho de 2012 Brasília

Models Available

What is Open Access? Separation between infrastructure and operations Neutral, open access to infrastructure by all operators Access charges for operators, but charges should not discourage traffic or discriminate among operators Access charges are prices Based on costs, but may be above costs (“mark-ups”) depending on financial objectives for infrastructure provider

Why Open Access? Foster competition and improve traffic growth Increase efficiency through reduced transportation costs (“Custo Brasil”) Better transport sector organization through integration of services Perhaps most important for Brasil: achieve development and social objectives through government role in financing infrastructure

What is Open Access?

The E.U. and Australian Objectives Reverse the decline of the railways, especially freight Make infrastructure sustainable through public support and access charges Breach the “national fortresses” Achieve neutral access for freight and passenger services Clarify the economics of infrastructure, passenger and freight, and restrict subsidy to social services Australia also wanted single gauge national network in order to integrate the country (A Brazilian long term objective)

Australia and the ARTC Network ARTC in the Australian Railway Network ARTC East-West ARTC North-South ARTC Hunter Valley QRC Australia and the ARTC Network V/Line Western Australia

Novo modelo Austrália (exclui mineradoras)

Gestores da infraestrutura na EU (não incluídos departamentos ou divisões de ferrovias estatais que atuam nessa área de negócios)

Fonte: IBM (Rail Liberalisation Index 2011) Novo modelo – Europa (2011) Suécia – Trafikverket Noruega – Jernbanverket Grã-Bretanha - Network Rail Dinamarca – Banedanmark Alemanha – DB Netz Áustria - OBB Infrastrukture Fonte: IBM (Rail Liberalisation Index 2011)

Malhas ferroviárias na UE

Participação modal das ferrovias de carga na UE

Avanço na participação modal das ferrovias de carga na UE

Produção das ferrovias de carga na UE

Avanço na produção das ferrovias de carga na UE

Operadores ferroviários na UE Fonte: RAILWAY ACCESS CHARGES IN THE EU: CURRENT STATUS AND DEVELOPMENTS SINCE 2004 - Lou S. Thompson

In Germany: Rapid entry of new operators and competitors (mostly freight)

DB had solid traffic growth after Open Access

Earnings Have Improved after Open Access State Owned, pre reform Open Access 1994 1999 2009 EBITDA DB Group in bn EUR1 Before Rail Reform Bureaucratic structures Interference by Federal Government Highly loss-making operations Declining market share in rail Today Modern, efficient organization Value oriented decision making Strongly improved profitability Renaissance of rail 4.4 billion 0.4 -2.0 billion 1 1994 and 1999 based on HGB, before special burden compensations; 2009 based on IFRS

Modelo atual – utilização da malha

Modelo atual – tarifação excessiva Fonte: Estudo GERJ sobre a Ligação Ambaí - Açu

Novo modelo – open access Cria competitividade intramodal Promove o incremento do tráfego ferroviário Estabelece as condições para uma malha ferroviária operando a menores custos Permite uma gestão da infraestrutura independente e não-discriminatória Otimização dos ganhos esperados via empresa pública

Novo modelo (open access) - conceito “operação acima do trilho”: manutenção e operação de veículos ferroviários (carga, descarga e deslocamento). “operação abaixo do trilho”: manutenção da via permanente ferroviária, controle do tráfego (sinalização e telecomunicação) e fornecimento de energia elétrica por meio de rede aérea (quando for o caso) SEGREGAÇÃO OPERACIONAL

Arranjo institucional da VALEC Mantenedor (PPP patrocinada) VALEC Operadores Habilitados Prestação do serviço de manutenção Venda de capacidade

Desdobramentos na VALEC Mudança do modelo concessório 1 Open access em novas vias 2 Open access em vias existentes 3 Reestruturação da Empresa 4

Estruturação da empresa Gestão da manutenção da via Estruturação da empresa Gestão da venda de capacidade Gestão da operação Gestão da interoperabilidade Concept Concept Concept Concept

Perspectivas Autossustentação do custeio VALEC 1 Modificação da matriz de transportes 2 Criação de novos nichos de negócio 3 Ampliação da participação da carga geral 4

Pleito Contratação de apoio técnico com quem faz (consultoria em geral não satisfaz) Contratação de apoio técnico com quem está mais avançado no processo Inexigibilidade de licitação?

Obrigado! castello@valec.gov.br