A importância da Educação Básica para

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criada em junho de 2003 através da Lei Complementar Nº 28 de 09/06/03.
Advertisements

Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
COMO SER PREFEITO.
AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
PLENÁRIA FINAL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Avaliação e Desenvolvimento da Educação Pública. Página  2 Placeholder, enter your own text here Está em curso uma reforma da educação brasileira? Índice.
Planejamento e 7 de março de 2014.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Educação básica de qualidade para todos
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
O financiamento da educação
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Transcrição da apresentação:

A importância da Educação Básica para o Desenvolvimento da Educação Profissional Anderson Gomes Secretário de Educação Pernambuco Vitória, ES, 30/10/2012

Um projeto com visão de futuro, trabalhando o presente Desenvolvimento Regional Desigualdades regionais Desenvolvimento Produtivo Sociedade/Economia do Conhecimento Economia da Aprendizagem Um projeto com visão de futuro, trabalhando o presente Formação Profissional A importância da Educação Básica Infraestrutura Logística Logística multimodal, eficiência logística......

A Educação Básica no Brasil Ensino Fundamental e Ensino Médio

Roteiro A Educação Básica no Brasil HOJE O ambiente escolar ( a sala de aula), o estudante do Sec XXI, o professor do Sec XXI 3. A Educação Básica em Pernambuco Destaque Ensino Médio: Escolas (alunos e professores) em tempo integral Ensino Profissional (ETEs) (A conexão entre a educação básica/educação profissional/ mercado de trabalho permeará a palestra)

Educação Infantil

O Papel DECISIVO dos Municípios

Espaço para crescimento Creches e Pré-escolas 5.802,254 Espaço para crescimento 10.925,892

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

RESULTADOS IDEB

Reduzindo Desigualdades

Ensino Fundamental – Anos Finais

RESULTADOS IDEB

Redução de Desigualdade < anos iniciais

Ensino Médio

RESULTADOS IDEB

PERCURSOS PARA PROFISSIONALIZAÇÃO

EDUCAÇÃO X EMPREGO FORMAL

Incremento percentual 2010-2011 TÉCNICO X MÉDIO Incremento percentual 2010-2011 Média Brasil – 8,3% Cortesia Antonio C. Maranhão - STQE

Ensino Médio Profissional

QUE CURSO ESCOLHER?

QUE CURSO ESCOLHER?

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ( ESCOLA)

Ambiente escolar TÍPICO (séc XX/Séc XXI)

Solucionador de problemas Visão global Objetivo é preparar os estudantes com as seguintes habilidades: Mente educada Networking Solucionador de problemas Visão global Coragem para olhar além da zona de conforto Mente aberta e flexibilidade para mudanças Paixão para o trabalho Habilidades em outras línguas

O Principal ATOR do processo de aprendizagem: O Professor Que pense além da rotina Tenha habilidade não somente para se adaptar às mudanças, mas principalmente para participar delas.

O ENSINO BÁSICO EM PERNAMBUCO

1100 Escolas 30 mil professores GERÊNCIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO Sertão do Araripe Sertão Central Metro Norte Mata Centro Agreste Centro Norte Mata Norte Recife Norte Sertão Alto do Pajeú Vale do Capibaribe Sertão Moxotó Ipanema Recife Sul Litoral Sul SertãoSubmédio São Francisco Sertão Médio São Francisco Agreste Meridional Mata Sul Metro Sul 1 e 2 - Recife Norte e Recife Sul 3 - Metropolitana Norte 4 - Metropolitana Sul 5 - Mata Norte 6 - Mata Centro 7 - Mata Sul 8 - Litoral Sul 16 - Sertão Central 9 - Vale do Capibaribe 10 - Agreste Centro Norte 11 - Agreste Meridional 12 - Sertão do Moxotó Ipanema 13 - Sertão do Alto Pajeú 17 - Sertão do Araripe 14 - Sertão do Submédio São Francisco 15 - Sertão do Médio São Francisco 1100 Escolas 30 mil professores

Desde 2007……… 1 Valorização e formação continuada de gestores educacionais, professores e servidores (ex. Projeto Educar, Plano de Cargos, IDEPE, BDE, outros) Melhoria da infraestrutura das Unidades de Ensino (ex. Laboratórios, Bibliotecas, Rede Wi-Fi e Internet, construção de novas escolas, reformas, outros) 2 3 Inclusão digital de alunos e professores (ex. Projeto Aluno Conectado e Projeto Professor Conectado) Implantação de projetos sócio-pedagógicos inovadores (ex. Programa Ganhe o Mundo, Escola Social do Varejo, “Oficina de Sonhos”, entre outros) 4 5 Reformulação da matriz curricular da rede pública estadual de ensino 6 Implantação de Escolas de Tempo Integral e Semi-integral para o EM em 30% da rede estadual de ensino médio (2012). Universalização em 2014.

1 Política de Responsabilização Educacional O governo de Pernambuco desenvolveu e implementa as quatro condições básicas para a consolidação de uma política de responsabilização: objetivos educacionais e metas claras por escolas; sistema próprio de avaliação (avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes – SAEPE e o Índice de desempenho da educação básica de PE – IDEPE realizados anualmente) sistema de incentivos para as escolas que alcançam as metas (Bônus de Desempenho Educacional – BDE) equivalente a uma folha de pagamento distribuídos anualmente para todos os servidores das escolas que alcançam a partir de 50% das metas pactuadas no termo de compromisso. Monitoramento mensal das metas pactuadas pessoalmente pelo governador em uma sala de situação com os atores responsáveis pela execução das ações Cada escola tem as suas metas de qualidade pactuadas anualmente em um Termo de Compromisso que corresponde ao esforço necessário para alcançar o IDEPE estabelecido para o ano letivo

VISÃO DE FUTURO 9 diretrizes 45 metas prioritárias Pernambuco, um lugar melhor para trabalhar e melhor para viver PREMISSAS Transparência, responsabilidade e controle social Modelo integrado de gestão, com foco em resultados Diálogo com a sociedade QUALIDADE DE VIDA – UMA VIDA MELHOR PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS PACTO PELA EDUCAÇÃO Garantir educação pública de qualidade e formação profissional PACTO PELA SAÚDE Ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos de saúde PACTO PELA VIDA Prevenir a violência e reduzir a criminalidade Universalizar o acesso à água e ao esgotamento sanitário Promover a cidadania, combater a desigualdade e valorizar o esporte, o lazer e a cultura Melhorar a habitabilidade e a mobilidade O ESTADO DO FAZER – CAPACIDADE DE GERAR RESULTADOS PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS Consolidar a gestão pública eficaz, ampliar o investimento governamental e valorizar o servidor FOCOS PRIORITÁRIOS Estratos mais vulneráveis da população Consolidação e interiorização do desenvolvimento NOVA ECONOMIA - OPORTUNIDADES PARA TODOS OS PERNAMBUCANOS Fomentar o desenvolvimento rural sustentável Promover a sustentabilidade ambiental Consolidar o desenvolvimento, gerar emprego e renda, promover a economia do conhecimento e a inovação Aumentar e qualificar a infraestrutura para o desenvolvimento COPA 2014 Preparar e mobilizar o Estado para o evento e utilização da infraestrutura Pacto pela Educação Garantir educação pública de qualidade e formação profissional 9 diretrizes 45 metas prioritárias Monitoramento de indicadores de desempenho educacionais

2 implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas SALA DE AULA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ANTES DEPOIS

implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas BIBLIOTECA PAISAGISMO ANTES DEPOIS

implantação de padrões básicos de funcionamento para as escolas REFEITÓRIO ANTES DEPOIS

3 Inclusão Digital

Implantação de política de inclusão digital 2011 -2014 TODAS as Escolas TODAS as Escolas TODAS as Escolas TODOS os Professores TODAS as salas de aula

Implantação de política de inclusão digital 2011 -2014

2011 -2014 Implantação de política de inclusão digital TODAS as Escolas Ensino Médio (Desenvolve habilidades) Todos os estudantes 2o e 3o Médio (170 mil)

Projetos Sócio-pedagógicos 4 Projetos Sócio-pedagógicos 24 mil estudantes 1 mil intercâmbio

Ensino Médio em Pernambuco 6 Ensino Médio em Pernambuco Regular Educação Profissional Integral Semi integral Subsequente Presencial EAD Normal Médio Médio Integrado Eja Médio Projeto Travessia

POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: MARCO LEGAL O Governador Eduardo Campos priorizou em seu Programa de Governo, a ampliação de matrículas no ensino médio e a melhoria da qualidade do ensino ofertado. Ao assumir o mandato 2007-2010 materializou essa prioridade por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública em Educação com o eixo estratégico “Implantação de Escolas de Referência”. Com a finalidade de reestruturar e desenvolver política direcionada à melhoria da qualidade do ensino médio e à qualificação profissional dos estudantes da Rede Pública de Educação do Estado de Pernambuco. ( LEI COMPLEMENTAR Nº 125/ 2008 ) (LEI COMPLEMENTAR 125 / 2008)

DADOS ESTATÍSTICOS DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO MATRÍCULADOS NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE PERNAMBUCO = 336.580 ESTUDANTES TOTAL DE MATRÍCULAS 2012 Fonte: Dados preliminares do Censo de 2012

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM NÚMEROS - PERNAMBUCO

EVOLUÇÃO IDEPE ENSINO MÉDIO REGULAR E ESCOLAS DE REFERÊNCIA RESULTADOS EVOLUÇÃO IDEPE ENSINO MÉDIO REGULAR E ESCOLAS DE REFERÊNCIA MÉDIO REGULAR SEMI INTEGRAL INTEGRAL

COMPARAÇÃO IDEB/IDEPE ENSINO MÉDIO PE

AMOSTRA IDEB EM PE 33 ESCOLAS 49 TURMAS 06 INTEGRAL/SEMI 27 REGULARES IDEB 2011: 3,1 IDEPE 2011: 3,1* *TODAS AS TURMAS

IDEPE MÉDIO DAS ESCOLAS INTEGRAL/SEMI QUE PARTICIPARAM DO IDEB 2011: 4,35

Educação Profissional: Escolas Técnicas Estaduais

Estudantes matriculados em EAD: 1593 em 7 cursos 3745 novas vagas disponíveis em 7 cursos (seleção em andamento) em 2012.

O que tem feito a diferença ALUNOS EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL/SEMI-INTEGRAL PROFESSORES EM TEMPO INTEGRAL (REMUNERAÇÃO 1,59/1,99) AMBIENTE ESCOLAR ADEQUADO E HABILITADO COM TECNOLOGIA GESTOR CAPACITADO, PROFESSORES ENGAJADOS, FAMILIA PRESENTE ! MONITORAMENTO E REALIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Obrigado