Evento: I Encontro Nacional de Organizadores de Formaturas e Eventos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Advertisements

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
NÚMERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/GRANDE ÁREA
SOLENIDADES DE IMPOSIÇÃO DE GRAU 2011/12
Publicações Eletrônicas
Seminário SANTA CATARINA 2015
Artigos!!! Não mordem!!! M.Sc. Simone Canuto.
MBA GESTÃO DE ENERGIA Coordenação Prof. Dr. Rodrigo Cutri
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
12 de Agosto de 2009 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
VI Seminário de Redes Empresariais
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP SOLENIDADE DE OUTORGA DE GRAU
VI Reunião Fórum de Graduação em Saúde Coletiva - FGSC Apresentação da profª Laura Macruz – FSP/USP.
Iº ENCONTRO NACIONAL DE ORGANIZADORES DE FORMATURAS E EVENTOS DAS IFES
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
JOÃO DA SILVA1, MARCOS SANTOS2, MARIA GONÇALVES3, JOSÉ DA SILVA4. 1 Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá PR), bolsista.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria 1 Curitiba, novembro de 2010 Formas de Votação para os Docentes e Técnicos-Administrativos Eleições.
Bacharelado em Sistemas de Informações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB Proposta de concessão de bolsas.
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
Senhoras e Senhores Boa Tarde!
Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
Consolidação e expansão da PG no CCH Prof. Dr. Marcelo S. Carneiro Coordenador do PPGCSOc
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
1 – ACORDOS INTERNACIONAIS O ideal da globalização é que haja o livre comércio em escala global, justamente para aumentar o mercado consumidor de empresas.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
CONCEITO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO PROTOCOLO : “ Conjunto das normas para conduzir atos oficiais sob as regras da diplomacia tais como a ordem geral de.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
SignWriting in Brazilian Deaf Education 1996 to present
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
Trabalho de conclusão de curso
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Apresentação da Disciplina
Cerimonial, Etiqueta & Protocolo: Definições Preliminares
Como elaborar Memorial e
1 Pesquisa ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Orientações e critérios para pagamento de bolsas FNDE
Convite Exame de Qualificação de Mestrado
EQUIPE ORGANIZAÇÃO Núcleo de Relações com o Mercado Elisandra Bottamedi Victor Hugo Ristow RESPONSÁVEL GERAL PELO EVENTO Núcleo Educacional Mara Vieira.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Ciência sem Fronteiras
Gestão Portuária.
ASSEMBLÉIA COMISSÃO DE FORMATURA MEDICINA UFBA
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
CERIMONIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Responsável em garantir o protocolo e o rito em uma Instituição Centenária;
Transcrição da apresentação:

Evento: I Encontro Nacional de Organizadores de Formaturas e Eventos Realização: Universidade Federal de Santa Catarina 1

Dificuldades Encontradas na Implantação do Cerimonial Universitário 2

O que compõe o Cerimonial Universitário? Busca do Conhecimento! O que compõe o Cerimonial Universitário? 3

Onde buscar as informações? Pesquisa! Onde buscar as informações? Livros Internet Cursos 1 Bibliografia Legislação Exemplos 2 Pessoas 4

Legislação! Decreto: 70.274 Lei 5700 5 Regula o Cerimonial Brasileiro e Ordem Geral de Precedência Lei 5700 Dispõe sobre a Forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais 5

CNPQ 6 Vermelho Verde Azul Ciências da Saúde e Ciências Biológicas Determina as cores das Áreas de Conhecimento. (Gilda Fleury Meireles em seu livro aponta três cores) Vermelho Verde Azul Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes Ciências da Saúde e Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra, Ciências de Engenharia e Tecnologia 6

É Dever da Universidade e Direito do Aluno. Colação de Grau: É Dever da Universidade e Direito do Aluno. Cerimonial Básico: (Obrigatório) Termo de Abertura Leitura da Ata Juramento Termo de Outorga de Grau Assinatura da Ata Entrega do Certificado 7

Cerimonial Solene: (Opcional) Composição da Mesa Entrada dos Docentes Entrada dos Formandos Termo de Abertura Momento Cívico Discursos e Homenagens Leitura da Ata Juramento Termo de Outorga de Grau Assinatura da Ata Entrega do Certificado 8

Símbolos: Com os novos desmembramentos das profissões, não há indicação Oficial de símbolos relativos as mesmas. Algumas Instituições utilizam o Brasão ou a Locomarca para indicar a que graduação se refere o curso. No entanto fica difícil esta identificação, pois ainda não há como encontrar toda simbologia. Em pesquisa efetuada, encontramos alguns símbolos, dentre eles os oficiais mais antigos e conhecidos são: 9

10 Direito Medicina Arquitetura Administração Fisioterapia Alternativo Oficial 10

Uniformidade na Colação de Grau 11

Cerimonial Ordem (roteiro) Ritual Precedência 12

Trajes 13 Nomenclatura Modelos Cores Beca Toga Americano Livre Faixa Anel Tradicional Beca 13

Outorgas de Títulos: 14

Pós-Graduação 15 Especialista MBA Mestre Doutor Pós-Doutor Livre-Docente 15

Concessão de Títulos Honoríficos Dr. Honoris Causa Prof. Benemérito Concessão de Títulos Honoríficos Prof. Emérito Prof. Honoris Causa 16

Fontes de Pesquisa: Internet Decreto Nº 70274 – 9/3/1972 - <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D70274.htm> Lei Nº 5700 – 1/9/1971 - <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700cons.htm> Conselho Regional de Administração – CRA SP <http://www.crasp.com.br> Conselho Regional de Contabilidade – CRC SP <http://www.crcsp.org.br> Conselho Regional de Economia – SP <http://www.coreconsp.org.br> Virtual Formaturas - <http://www.virtualformaturas.com.br/galeria/simbolos/index.htm> JASPE Jóias - <http://www.jaspe.com.br> 17

Fontes de Pesquisa: Livros Cerimonial e Etiqueta: ritual das recepções Maria Íris Teixeira de Freitas Eventos: seu negócio, seu sucesso Gilda Fleury Meirelles Protocolo e Cerimonial: normas, rito e pompa Gilda Fleury Meirelles Cerimonial Universitário Ana Velloso 18

Fontes de Pesquisa: Cursos Etiqueta Social e Empresarial: Cerimonial e Protocolo Faculdade Casper Líbero / São Paulo - SP (Vera Carneiro) Eventos & Cerimonial IBRADEP / São Paulo - SP (Gilda Fleury Meirelles) Cerimonial & Protocolo Universitário F.R.A.N. Cerimonial e Assessoria / São Carlos - SP (Francisco José Vaz) Protocolo e Cerimonial IBRADEP / São Paulo – SP (Gilda Fleury Meirelles) Redação Oficial F.R.A.N. Cerimonial e Assessoria (Curso In-Company) - FSA Planejamento e Organização de Eventos F.R.A.N. Cerimonial e Assessoria / Curitiba – PR (Francisco José Vaz) 19

Obrigada! zuleica@fsa.br cerimonial@fsa.br 55+(0xx11) 4979-3429