Deus Uno e Trino Aula 10 A Economia Divina.

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Transcrição da apresentação:

Deus Uno e Trino Aula 10 A Economia Divina

Economia divina - Trindade Imanente Economia divina = obra comum das três Pessoas divinas que se nos revelaram e comunicaram na vinda do Pai e nas missões do Filho e do Espírito Santo. Trindade imanente = o mistério da vida íntima das três Pessoas divinas consideradas em si mesmas. CCE 236: “As obras de Deus revelam quem Ele é em Si mesmo; e, inversamente, o mistério do seu Ser íntimo ilumina o entendimento de todas suas obras. Analogicamente, é o que se passa com as pessoas humanas. A pessoa revela-se no que faz e, quanto mais conhece-mos uma pessoa, tanto melhor compreendemos o seu agir”.

Economia divina - Trindade Imanente CCE 237: “A Trindade é um mistério de fé em sentido estrito, um dos «mistérios ocul- tos em Deus, que não podem ser conheci- dos se não forem revelados lá do alto» (Dei Filius, 4). (...) A intimidade do seu Ser como Trindade Santíssima constitui um mistério inacessível à razão sozinha e, mesmo, à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo”. Embora a economia divina e a Trindade imanente se distingam, não podem separar-se entre elas: as missões divinas manifestam no tempo as processões eternas, porque a revelação da Trindade aos homens manifesta o ser íntimo de Deus.

Economia divina - Trindade Imanente CCE 237: Deus revelou-se para nos comunicar a vida feliz das Pessoas da Trindade e oferecer-nos a salvação. . A comunicação da vida divina tem o seu começo na recepção do baptismo: perdoa-nos o pecado origi- nal e os pecados pessoais cometidos, e infunde-nos a graça santificante e as virtudes teologais. Faz-nos filhos de Deus. Nesta acção divina recebemos “o tesouro incalculável da inabitação da Trindade Santíssima na alma” (São Josemaria, Cristo que passa, 78).

Economia divina - Trindade Imanente A inabitação do Espírito Santo, ou da Santíssima Trindade, na alma do justo é a presença sobrenatural de Deus no homem, pela qual este é transforma- do interiormente, deificado, endeusado ou divinizado, conforme expressam os Padres da Igreja. É a existência real e substancial das Pessoas divinas na alma. Inclui a missão do Filho e do Espírito Santo, e a doação que faz o Pai de si mesmo. Presença transformadora pela qual o homem, libertado do pecado, é convertido em filho de Deus, capaz de participar na intimidade da vida divina. Atribui-se ao Espírito Santo (acção santificadora).

Economia divina - Trindade Imanente Inabitação: facto testemunhado com frequência no NT Exemplo nos Evangelhos: Jo 14, 23: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada”. Exemplo em São Paulo: 1 Cor 6, 19: “Porventura não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, que vos foi dado por Deus, e que não vos pertenceis a vós mesmos?”.

Economia divina - Trindade Imanente Inabitação: ensino dos Padres (exemplos): São Basílio, na obra “O Espírito Santo”: são numerosas as passagens nas quais diz que o Baptismo deifica pela acção do Espírito Santo. Santo Agostinho, De Trinitate, 15, 18, 32: pelo Espírito Santo “se difunde nos nossos corações a caridade de Deus, pela qual vem inabitar em nós toda a Trindade”. São Cirilo de Jerusalém, Catequese, 22, 3: “Quando participamos da Eucaristia, experimentamos a espiritualização deificante do Espírito Santo, que não só nos configura com Cristo, como sucede no Baptismo, mas também nos cristifica com- pletamente, associando-nos à plenitude de Cristo Jesus”.

Economia divina - Trindade Imanente Inabitação: no Magistério: Leão XIII, Enc. Divinum illud munus (1897); Pio XII, Enc. Mystici corporis (1943). João Paulo II, Enc. Dominum et vivificantem (1986), 58: “Deus uno e trino abre-se ao homem, ao espírito humano. O sopro escondido do espírito divino faz que o espírito humano se abra, por sua vez, perante a abertura salvífica e santificante de Deus”. Idem: “Pelo dom da graça, que provém do Espírito, o homem entra numa vida nova, é introduzido na realidade sobrenatural da própria vida divina e faz-se morada do Espírito Santo, templo vivo de Deus (...). O homem vive em Deus e de Deus”.

Economia divina - Trindade Imanente Com a inabitação da Santíssima Trindade na alma, estamos no caminho que nos comduz à Trindade imanente. O Filho, revelado na carne e na debilidade, conduz-nos ao Pai através da acção santifican- te do Espírito Santo. Os meios mais significativos para chegar ao Pai são a oração e a santidade. O Pai fez-nos “filhos no Filho”. Trata-se de uma divinização ou deifição que consiste em participar da natureza divina.

Economia divina - Trindade Imanente CCE 2565: “Na Nova Aliança, a oração é a relação viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo (...). Assim, a vida de oração é estar habitualmente na presença do Deus três vezes Santo, e em comunhão com Ele”. A vida de oração é um relacionamento amoroso e confiado com cada uma das Pessoas divinas. São Josemaria, Amigos de Deus, 238: “A oração é o fundamento de todo o trabalho sobrenatural; com a oração somos omnipotentes e, se prescin- díssemos deste recurso, não conseguiríamos nada”.

Economia divina - Trindade Imanente Para chegar ao Pai, santidade pessoal: “Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48). Mensagem de São Josemaria: todo o cristão está chamado a santificar-se na vida corrente. Lumen gentium 40: “todos os cristãos, de qualquer classe ou condição, estão chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição do amor”. CCE 2634: Jesus Cristo “é o único intercessor junto do Pai em favor de todos os homens, em particular dos pecadores”.

Economia divina - Trindade Imanente Jesus Cristo está na Igreja. Dominus Iesus, 16 (Cong. para a Doutrina da Fé, 2000): “constituiu a Igreja como mistério de salvação: Ele mesmo está na Igreja e a Igreja está n’Ele; por isso, a plenitude do mistério salvífico de Cristo pertence também à Igreja, inseparavelmente unida ao seu Senhor”. Jesus Cristo está na Eucaristia: com o seu corpo, sangue, alma e divindade, como fruto do sacrifício eucarístico. A Missa é “acção divina, trinitária, não humana. (...) Entende-se que a Missa seja o centro e a raiz da vida espiritual do cristão” (São Josemaria, Cristo que passa, 86-87).

Economia divina - Trindade Imanente João Paulo II, Novo Millennio Ineunte, 38: “É certo que Deus nos pede uma real colaboração com a sua graça convidando-nos, por conseguinte, a investir, no serviço pela causa do Reino, todos os nossos recursos de inteligência e de acção; mas ai de nós se esquecemos que, ‘sem Cristo, nada podemos fazer’ (cfr. Jo 15, 5)”. O Espírito Santo, dador de vida, leva a comunicar aos outros a vida divina, para que sejam mais livres e felizes, para fazer da terra um espaço de comunhão fraterna, um céu. O apostolado consiste em ser testemunhas do Amor.

Economia divina - Trindade Imanente São Josemaria, Temas actuais do cristianismo, 58: “A chamada de Deus, o carácter baptismal e a graça, fazem que cada cristão possa e deva encarnar ple-enamente a fé. Cada cristão deve ser alter Christus, ipse Christus, presente entre os homens”. São Josemaria, Amigos de Deus, 220: “O Céu é a meta da nossa senda terrena.Jesus Cristo precedeu-nos e ali, em companhia da Virgem e de S. José -a quem tanto venero-, dos Anjos e dos Santos, aguarda a nossa chegada”. Gozar da vida trinitária.

Ficha técnica Bibliografia Slides Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciación Teológica de Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Originais - D. Serge Nicoloff, disponíveis em www.agea.org.es (Guiones doctrinales actualizados) Tradução para português europeu - disponível em inicteol.no.sapo.pt