A Pesquisa Sócio-econômica das Comunidades de Baixa Renda da Cidade do Rio de Janeiro Denise Britz do Nascimento Silva José Matias de Lima Escola Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Aula 2 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
PLANO DE GESTÃO.
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
INFORMAÇÕES COMPARATIVAS
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Gestão das Informações Ambientais
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
GOUVEIA PLANO DIRETOR PLANO DIRETOR E ATIVIDADES ECONÔMICAS § 4º - No processo de elaboração do Plano Diretor e na fiscalização de sua implementação,
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Reunión de Trabajo Grupo Censos
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Pesquisa de mercado e comportamento
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
PESQUISA ORIGEM - DESTINO
Projeto: Capacitação em GP
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c
Disciplina Auditoria I
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Territorialização, diagnóstico local e planejamento estratégico
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária- COAGRO CONFEST – 2006 Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE.
Estratégias alternativas de avaliação de impacto: Projeto Rio Rural Estilizado Brasília, novembro de 2009 Ricardo Barros – Ipea Mirela de Carvalho - Iets.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Política Nacional de Habitação
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
PESQUISA QUALITATIVA OBJETIVO: Coletar dados nos campos econômico, ambiental e organizacional sobre a população beneficiária do Programa Pós Morar para.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Objetivos e Desafios Empresariais
Prefeitura Municipal de Santo André
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Amostra Mestra e Pesquisa Domiciliar Contínua: Métodos Estatísticos CONFEST – 25/08/2006 Denise Britz do N. Silva.
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
Professora Michelle Luz
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
PESQUISA DE MARKETING Curso Superior de Tecnologia em Marketing PESQUISA DE MARKETING Umuarama - PR Contagem da População 2007 (IBGE) = habitantes.
Planejamento do Processo de enfermagem
ESTUDO DE COMUNIDADE.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Capítulo 2 – Tipos, Fontes e Formas de Coleta de Dados
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A Pesquisa Sócio-econômica das Comunidades de Baixa Renda da Cidade do Rio de Janeiro Denise Britz do Nascimento Silva José Matias de Lima Escola Nacional de Ciências Estatísticas ENCE / IBGE DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES

Motivação A Cidade do Rio de Janeiro tem inúmeros problemas nas áreas da habitação, infra- estrutura e emprego. Parcela significativa da população vive em condições precárias. Freqüente proliferação de favelas. Em 1994 a Prefeitura da Cidade lança o projeto Favela-Bairro.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Motivação Em 1997 a Secretaria Municipal do Trabalho implanta programas de geração de trabalho e renda. Para planejar e implementar políticas públicas eficazes é essencial a obtenção de informações detalhadas sobre as comunidades.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES A Pesquisa Investiga características sócio-econômicas da população residente e dos estabelecimentos (unidades econômicas) localizados nas Comunidades. Permite traçar perfil sócio-econômico dos moradores. Coleta informações sobre as especificidades da economia dentro das Comunidades.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Objetivos Criar uma base de dados com informações sobre domicílios, pessoas e estabelecimentos. Investigar a diversidade da economia das comunidades e o seu potencial de expansão. Fornecer informação detalhada sobre a população de baixa renda das favelas.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Objetivos Obter informações estatísticas apropriadas para auxiliar os processos de implementação de ações de geração de trabalho e renda.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES A Pesquisa Sócio-econômica das Comunidades de Baixa Renda (PCBR) Pesquisa Domiciliar:  Unidade de investigação – domicílios e pessoas residentes  Amostras probabilísticas independentes para cada favela.  Propicia análise detalhada do tamanho e composição das unidades familiares, nível de instrução, inserção no mercado de trabalho, nível de renda e padrões habitacionais

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES A Pesquisa Sócio-econômica das Comunidades de Baixa Renda (PCBR) Pesquisa de Estabelecimentos:  Unidade de investigação – unidades produtivas existentes  Operação censitária  Propicia análise detalhada das unidades produtivas, de sua diversificação interna, modos de organização e funcionamento, nível de formalização, oportunidades de trabalho e rendimentos gerados Âmbito da Pesquisa:  51 favelas da cidade do Rio de Janeiro pessoas  Amostra: pessoas em domicílios  Censo: unidades produtivas

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES 2 em 1 Pesquisa domiciliar por amostragem probabilística sobre características de domicílios e moradores. Censo de estabelecimentos. As pesquisas foram conduzidas simultaneamente, num processo integrado, desde o planejamento até a coleta e análise das informações.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Censo de Estabelecimentos Negócios/estabelecimentos localizados em imóveis não residenciais. Estabelecimentos localizados em imóveis residenciais que possuam pelo menos uma entrada independente do acesso ao interior do domicílio. Negócios localizados em imóveis residenciais com balcão ou janelas que permitam a realização do negócio.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Pesquisa Amostral Recomenda-se a utilização de amostras probabilísticas. Recomenda-se a utilização de cadastros de seleção. O desenho amostral deve ser o mais simples possível visando facilitar sua correta implementação. Dr. Chris Scott Adviser on Sample Surveys - UN Economic Comission Deputy Director - World Fertility Survey

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Cuidados no Planejamento Desenho da amostra estrategicamente simples e eficaz. Operação de coleta cuidadosamente planejada. Pesquisa finalizada no prazo máximo de 8 semanas a contar do efetivo início da coleta. Treinamento da equipe de campo: conceitos e definições.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Pesquisa amostral domiciliar e censo de estabelecimentos foram realizados ao mesmo tempo (método direto de entrevista). Equipe de campo cuidadosamente selecionada e treinada. Número pequeno de entrevistadores. Entrevistadores identificados.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Contatos com a Associação de Moradores e com o POUSO. Ampla divulgação da pesquisa: cartazes, folhetos, rádios e redes de TV comunitárias. Dificuldade na identificação e localização de domicílios.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Cuidado para não deixar fora da listagem os domicílios de mais difícil acesso (em geral os mais carentes ou precários). Presença do tráfico interfere no dia-a-dia das comunidades. Ajuda de guia local.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Evitava-se a realização simultânea de pesquisas em comunidades cujo comando do tráfico fosse de facções rivais. Adequação do horário de trabalho às normas inerentes a cada comunidade. Papel fundamental da Associação dos Moradores (rede de comunicação entre comunidades).

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Decodificação dos sinais de alerta e perigo. Excepcional receptividade por parte da população residente. Pesquisa muito bem aceita pelas comunidades (100% taxa de resposta!!).

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Operação de Campo Censo de Estabelecimentos Necessidade de convencer os proprietários de que a pesquisa não tinha caráter de fiscalização. Garantia do sigilo das informações. Dificuldade de obtenção das informações devido ao alto grau de informalidade dos negócios. Horário de funcionamento dos negócios.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES Democratização das Informações Após a conclusão da pesquisa... Os resultados obtidos eram disponibilizados para a associação dos moradores em forma de relatórios e posters para divulgação na comunidade.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES O Projeto Sistema inédito de pesquisas estatísticas que permitiu a criação de um Banco de Dados sobre comunidades de baixa renda. Instrumento valioso para lideranças comunitárias e pesquisadores das questões urbana e social.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES O Projeto Desenho da amostra estrategicamente simples e eficaz. Produz estimativas com precisão aceitável. Dados comparáveis com outras pesquisas. Disponibilização das informações (e do Banco de Dados) em curto período de tempo.

DESMISTIFICANDO AS FAVELAS - IETS E MEGACIDADES W. Edward Deming “In God we trust all others bring data”