Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Contabilidade e Custos
O PASSIVO E SUA MENSURAÇÃO.
Contabilidade e custos
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
3 – BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Análise das Demonstrações Financeiras
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
Professora Verônica Souto Maior Monitora Priscilla Melo
Estrutura do Balanço Patrimonial
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
BALANÇO PATRIMONIAL grupo de contas
Fluxo de operações e de fundos
BP: Leis e A T I V O C I R C U L A N T E:
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTRUTURA DO BALANÇO É de suma importância a correta estruturação do balanço, isto é, sua apresentação. Nele tem interesse não só os sócios e dirigentes,
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Capa da Obra Conceito Conta
Contabilidade Básica Aula 6
Administração Financeira
1-Demonstrativos contábeis básicos
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Ementa: A contabilidade como instrumento e modelo de informações. A formação e transformação dos cenários contábeis e os lançamentos contábeis. Operações.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
CONTABILIDADE BÁSICA Cap. 02- Patrimônio.
Estrutura e análise das D.C Avançada. DFC e DVA
Contabilidade Básica Bibliografia:
Contabilidade Intermediária
1 Prof. Carlos Alberto Pereira Núcleo de Estudos em Controladoria e Gestão Tributária Solução Caso Tuiuiú Lucro Presumido.
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
Me. Lucia Fernanda de Carvalho
Contabilidade Aula 6.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Aula 7.
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 5.
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras 1º SEMESTRE 2016
Cap. 05- Balanço Patrimonial – Grupo de Contas
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
PLANO DE CONTAS.
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
CURSO DE CONTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo ano), ou conforme o ciclo operacional da empresa, se este for superior a um ano.

Balanço Patrimonial Passivo Circulante ATIVO PASSIVO Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido

O Passivo Circulante compõe – se basicamente das seguintes contas: Fornecedores Salários a Pagar Encargos Sociais a Recolher Impostos a Recolher Imposto de Renda e Provisões Empréstimos Bancários Outras Obrigações

Passivo Circulante Fornecedores – São as compras a prazo de matéria-prima a serem utilizadas no processo produtivo (Indústrias), ou mercadorias a serem destinadas a revenda (Comércio).

Passivo Circulante Salários a Pagar – Este grupo engloba a folha de pagamento (salários, ordenados) que a empresa deverá pagar até o 5º dia útil do mês seguinte .

Passivo Circulante Encargos Sociais – São as despesas decorrentes da folha de pagamento (INSS, FGTS, 13º Salário etc.) ainda não pagas. Assim, como o grupo de Salários a Pagar, os encargos sociais serão registrados como despesas no mês em que incorreu a Folha de Pagamento e, por outro lado, serão registrados como uma obrigação a pagar no Passivo Circulante.

Passivo Circulante Impostos a Recolher – São impostos em que o fato gerador já ocorreu por ocasião da venda do produto ou da prestação de serviços, porém ainda não foi recolhido aos cofres públicos. Dos impostos sobre vendas, os mais comuns são o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Imposto de Renda a Pagar Passivo Circulante Imposto de Renda a Pagar – É a parte do lucro apurado no exercício (ano-base) que será recolhida ao governo federal no ano seguinte (exercício financeiro).

Passivo Circulante Provisões – Provisão é uma reserva de um valor para atender a despesas que se esperam. A provisão visa a cobertura de um gasto já considerado certo. Ex: férias, 13º salário.

Passivo Circulante Empréstimos Bancários – São os empréstimos realizados em instituições financeiras que serão pagos dentro de um ano (data-base encerramento do balanço). Ex; empréstimos com garantias (Duplicatas a Receber ou Estoques); Desconto de notas promissórias etc. Os juros e outros encargos financeiros a pagar poderão ser incorporados na própria conta de empréstimos. A principal fonte de recursos a Curto Prazo é o Banco Comercial

Adiantamento de Clientes Passivo Circulante Outras Obrigações Adiantamento de Clientes As empresas que produzem bens por encomenda( normalmente equipamentos pesados), ou fornecem serviços (como empreiteiros em construção civil), recebem usualmente, após a celebração do contrato com o cliente, um adiantamento por conta do bem ou serviço a ser entregue no futuro. Contas a pagar – São pequenas contas a serem pagas pela empresa; água, telefone, energia elétrica, honorários etc.

Passivo Circulante Passivo exigível a longo prazo – São as obrigações que deverão ser liquidadas após o próximo exercício social( ano), ou conforme o Ciclo Operacional da empresa se este for superior a um ano.

Passivo Circulante Debêntures - São títulos (negociáveis) a longo prazo, emitidos pelas companhias, dando a seus titulares (proprietários dos títulos) direito de crédito contra a empresa. Dessa forma a companhia tem uma dívida com os proprietários das debêntures.

Resultado de exercícios futuros Passivo Circulante Resultado de exercícios futuros - São receitas recebidas antecipadamente, que contribuirão para o resultado de exercícios futuros. Serão subtraídos os custos já incorridos ou vinculados, correspondentes a tais receitas

Passivo Circulante Patrimônio Líquido – A DIFERENÇA POSITIVA ENTRE BENS E DIREITOS (ATIVO) E AS OBRIGAÇOES (PASSIVO).

PATRIMÔNIO LÍQUIDO=ATIVO–PASSIVO Passivo Circulante PATRIMÔNIO LÍQUIDO=ATIVO–PASSIVO

Balanço Patrimonial

– Representa todo investimento realizado na empresa. Passivo Circulante Capital Social – Representa todo investimento realizado na empresa.

Lucro ou Prejuízos Acumulados Passivo Circulante Lucro ou Prejuízos Acumulados – Poderá ser amortizado (pago) pelo proprietário ou poderá ser mantido no patrimônio para ser compensado com lucros a serem apurados nos anos seguintes.

Passivo Circulante Reservas – Corresponde a parte do lucro que é retida (retirada/reservado) para determinados fins, como reserva para investimentos que normalmente é utilizada para a ampliação das instalações da empresa e abertura de filiais.

Contabilidade Introdutória – Equipe Professores da FEA/USP; Bibliografia Contabilidade Introdutória – Equipe Professores da FEA/USP; Marion, José Carlos - Contabilidade Empresarial, Ed. , Ano__________ Pesquisas Internet.

Passivo Circulante FIM