Concordância verbal Professora: Naufal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Verbos – Prova Bimestral
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Sintaxe de Concordância
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Concordância Na voz passiva.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Concordância Verbal.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Profª Giovana Baggio Schubert
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Profª Monize Diniz Silva
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Profª Adriana Guimarães
Termos essenciais da oração.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal.
Concordância Verbal II
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Concordância verbal Professora: Naufal

Regra Geral  o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.   Eu sou o rubro-negro. Vós sois esforçados. Nós, em poucos dias, resolvemos esses problemas. A revelação de novos casos de corrupção indignou todo o país.

1º  Sujeito Composto  Anteposto: Regra Geral: plural   O menino e o cão surgiram no final da rua. Uma montanha e um lago cristalino compõem a paisagem do quadro. Particularidades A paz e a tranquilidade dominava/ dominavam a imensa catedral. sinônimos Um olhar, um sorriso, um gesto amigo conforta/confortam uma alma angustiada. Núcleos em gradação {Tudo, nada, ninguém ou alguém} A ameaça, o terror, a agressão, nada o amedrontaria. Palavra resumitiva.

Sujeito Posposto: Regra Geral: plural ou atrativo   Passarão Passará o céu e a terra. (sujeito composto depois do verbo) Compõem a paisagem do quadro uma montanha e um lago cristalino. Compõe (sujeito composto depois do verbo) 2º  Sujeito Coletivo Singular: A multidão delirava com o meu charme. Singular ou Plural: A multidão de eleitores aplaudiram o demagogo. (ou aplaudia)

3º  Sujeito: parte de; grande parte de; a maior parte de; a maioria de; uma porção de; grande número de } + palavra no plural Verbo: SINGULAR OU PLURAL   A maior parte dos jogadores ganha/ ganham uma fortuna. 4º  Expressões Qual de nós/ vós? Quais de nós / vós? Algum de nós/vós Sujeito (com pronome inicial no singular) Qual/ quem/algum/nenhum / ninguém } + de nós/vós  verbo na 3ª pessoa do singular Qual de vós é natural da Jamaica? (3ª pessoa do singular) Qual de nós apresentará o trabalho à classe? (3ª pessoa do singular)

Sujeito ( com pronome inicial no plural) Quais / quantos / alguns / poucos / muitos } + de nós/ vós concorda com o nós/vós Quais de vós são amantes da música? (3ª pessoa do plural - eles) Quais de vós sois amantes da música?   Quais de nós apresentarão o trabalho à classe? (3ª pessoa do plural - eles) Quais de nós apresentaremos o trabalho à classe? 5º  Pronome de Tratamento: 3ª pessoa do singular Vossa Alteza é brilhante. Vossa Excelência sempre será lembrado por sua dignidade política.

6º  Sujeito Composto de Pessoas Diferentes: o verbo concordará com a pessoa que tem primazia:   Sujeito 1ª pessoa (eu/nós) + outra (s) pessoas(s) gramatical (is)= NÓS 2ª pessoa (tu/vós) VÓS OU VOCÊS 3ª pessoa (ele / eles) Eu, tu e ele sairemos agora. (nós) Deus e tu são testemunhas. (vós ou vocês) Deus e tu sois testemunhas. (vós ou vocês)

7º  Dar / Bater / Soar: concordam com o nº de horas Deram duas horas. Deu uma hora. O relógio deu duas horas.   8ª  Expressões que indicam porcentagem. Sujeito Porcentagem não seguida de outra palavra  Concorda com o número da porcentagem. Considerando o alto valor do prédio, 8% significam um bom dinheiro. Porcentagem + palavra no singular ou plural  Concorda com a palavra singular ou plural.  Segundo a pesquisa, 47% da população considera regular o governo. Apenas 1% dos empresários consultados conhecem o projeto.

9º  Um dos que / Uma das que : singular ou plural   Este lugar foi um dos que mais sofreu / sofreram com a chuva. Nossa escola é uma das que participa / participam de projetos sociais na cidade. 10º  VERBO + PRONOME SE Se como pronome apassivador  verbo concorda com o sujeito (explícito na oração) Nos debates, não se discutirão casos polêmicos. o quê? (VTD) Nos debates, casos polêmicos não serão discutidos.  Se como índice de indeterminação do sujeito  verbo fica na 3ª pessoa do singular. Não se dispunha de informações atualizadas. de quê?

11º  Sujeito nome plural: singular desde que não apareça artigo.   Minas Gerais provoca emoções diferentes. Os Estados Unidos declararam guerra ao mundo. Na época das cheias, o Amazonas fica mais belo e misterioso. Os Lusíadas perpetuou / perpetuaram as glórias de Portugal. (nome de obra) 12º  Mais de; menos de; perto de; cerca de } + numeral  Verbo concorda com o numeral Mais de um aluno chegou. Mais de dois alunos chegaram.

13º  Nem...Nem...: Se o fato verbal é atribuído a apenas um dos núcleos  SINGULAR Se o fato verbal é atribuído a todos os núcleos  PLURAL Nem o vice-prefeito, nem o presidente da Câmara será o próximo prefeito. (exclusão) Nem o vice-prefeito, nem o presidente da Câmara apoiam o projeto. (soma da ideia) OU ... OU Se o ou exprime ideia de exclusão  SINGULAR Se o ou não exprime ideia de exclusa  PLURAL   Um gaúcho ou um mineiro será o novo técnico da seleção de vôlei. Palavra rude ou insinuação irônica magoam pessoas sensíveis.

14ª  Núcleos do sujeito ligados por com Para atribuir o mesmo grau de importância a todos os núcleos  verbos no plural; Para enfatizar, realçar o primeiro núcleo  verbos no singular O andarilho com seu vira-lata caminhavam lentamente pela estrada. (= e) O andarilho com seu vira-lata caminhava lentamente pela estrada. (=AA companhia) Então O andarilho caminhava lentamente pela estrada com seu vira-lata.

15º  Haver no sentido de existir, tempo decorrido, ocorrer ou acontecer: 3ª pessoa do singular porque ele é IMPESSOAL.   Há meninos na rua. Haverá mudanças no governo. Costuma haver casos mais significativos (locução verbal) Já houve acidentes com espaçonaves. (= acontecer) Eles se mudaram para Manaus há muitos anos. (= tempo) Outro uso do haver: Se te maltratarem, eles se haverão comigo ( = ajustar contas) Todas as dificuldades haviam desaparecido. (= verbo auxiliar) Uso coloquial X norma culta Tinha mais de cem pessoas na festa. (= coloquial) (ter=posse) (uso incorreto) Havia mais de cem pessoas na festa. (= culta)

16º Fazer no sentido de tempo decorrido ou fenômeno da natureza: 3ª pessoa do singular Faz muitos anos que voltei. Faz verões terríveis em Niterói. Já vai fazer seis meses que eles não nos visitam. CUIDADO: Os alunos fizeram as provas do concurso. (ação de fazer)  

17º  Verbo SER: Sujeito e predicativo referentes a seres não-humanos  o verbo SER concorda ou com o sujeito ou com predicativo. As mentiras deslavadas são a sua única arma política. As mentiras deslavadas é a sua única arma política.   “Tudo é símbolos” (Fernando Pessoa) Tudo são símbolos. Sujeito ou predicativo designando pessoa  o verbo SER concorda obrigatoriamente com ele Naquela difícil situação, os amigos foram o seu ponto de apoio. O sobrinho pequeno sempre foi suas alegrias.

Pronome pessoal como sujeito ou predicativo  o verbo SER concorda obrigatoriamente com essa palavra. “Eu sou o militar Cassiano Gomes, da Vista Alegre [...]!” (G.Rosa) “[...] o maior defeito deste livro és tu leitor.” (Machado de Assis)   Verbo ser indicando horas, distâncias e datas: Distâncias e Horas  verbo SER concordando com o núcleo da expressão numérica. Saí quando era uma e quinze e voltei quando já eram seis e meia. Daqui à praça é um quilômetro, mas daqui à fazenda são dez. Datas  verbo SER concorda com a palavra dia(s), que pode estar explícita ou subentendida na frase Hoje é [dia] 5 de novembro. Hoje são 5 [dias] de novembro

Os pronomes Tudo, Isto, Isso ou Aquilo: o verbo SER concorda com o predicativo ou com o pronome. Tudo são flores. Aquilo era preocupações.   Expressões indicativas de quantidade: É pouco , será muito , foi demais = quantidade  verbo SER fica sempre no singular Dois metros de tecido foi pouco para fazer a cortina. Vinte quilômetros é muito para andar a pé. Três toneladas de carga será demais para o pequeno caminhão.

18º Que e quem:. QUE concorda com o antecedente deste pronome Fui eu que prometi. Foste tu que prometeste. Foram inúmeros os fatores que influenciaram sua decisão.   QUEM  3ª pessoa do singular ou concorda com a antecedente. Fui eu quem falou. (3ª p. singular) Fui eu quem falei. Foram os grafiteiros quem desenharam este belo painel. Foram os grafiteiros quem desenhou este belo painel (3ª p. singular)

19º Haja Vista/ Hajam Vista: a) Invariável: seguida de preposição a. Haja vista aos últimos acontecimentos.   b) Variável: pode ser escrita no singular ou no plural se a expressão não vier seguida da preposição a. Haja vista os últimos acontecimentos. Hajam vista os últimos acontecimentos. 20ª Concordância do Infinitivo Infinitivo Impessoal  ver  Pessoal  ver, veres, ver, vermos, verdes, verem (= futuro do subjuntivo) Eles voltarão cedo do passeio para ________o jogo na TV.

Emprego do infinitivo impessoal /não-flexionadas: Quando é impessoal, isto é, sem sujeito: Olhar o mar é tomar lições de humildade e paciência.   Quando o sujeito é o mesmo da oração anterior: Nós lutamos durante anos para provar nossa inocência. Eles voltarão cedo do passeio para ver o jogo na TV. Nas locuções verbais: Os advogados vão explicar melhor o que devemos fazer. Em expressões formadas por “adjetivo + de + infinitivo”: Lugares bons de viver são fáceis de achar nesta região.

Em estruturas com verbos causativos ou sensitivos + infinitivo: Pronomes Oblíquo  formas não flexionada As crianças estavam cansadas, por isso deixei-as dormir cedo   Substantivo no Plural  pode-se empregar a forma flexionada ou a não flexionada: Estava frio, por isso, deixei as crianças dormir/ dormirem cedo Verbos causativos { deixar, fazer, mandar} Verbos sensitivos {sentir, ouvir, ver perceber}

Emprego do infinitivo pessoal / flexionado Quando o sujeito do infinitivo é diferente do sujeito da oração anterior. Nós lutamos durante anos para teres o teu trabalho reconhecido. Aconselho a todos vocês não insistirem nesse assunto com ela.   Para identificar, por meio do infinitivo, o sujeito do fato verbal. Seria uma vergonha apoiar aquele candidato inescrupuloso. Seria uma vergonha apoiarmos aquele candidato inescrupuloso. (= nós) Seria uma vergonha apoiares aquele candidato inescrupuloso. (= tu)