Planejamento / Acompanhamento das atividades Técnicas Regional Centro-Oeste – 23/02/2011
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia Deming Estratégico / Planejamento Informação Conhecimento Tático-Gerencial / Controle dados Operacional / Execução
O ciclo PDCA e a melhoria contínua
Áreas Finalísticas –Premissas: Planejamento Automação Foco na atividade técnica Alinhamento TI X Negócio Importante: Estrutura TI Fiscalização Coleta e Distribuição Perícias Produtos Pré-Medidos Qualidade Fiscalização
LOG_DNE Modelagem
A qualidade e a integridade dos dados armazenados está diretamente relacionada a legibilidade e correção da informação coletada (verificador) e de um indispensável acompanhamento e conferência destes (administrativo/ gestão). Descobrir erros de preenchimento ou de proce- dimento depois de passados grandes períodos são difí- ceis de serem corrigidos e normalmente já resultaram em estatisticas erradas (portal) e ações administrativas inválidas (cobrança). Resultando em: * Retrabalho * Má qualidade da informação * Custos operacionais O correto cadastramento do estabelecimento e seu endereço é vital para toda atividade do IPEM (técnica, Adm/Fin. e Jurídica) Todo técnico deve ser alertado da importância da correta coleta dos dados dos estabelecimentos/endereços. Orientação. Equipes A análise/controle da qualidade dos dados são indispensáveis para garantir informação confiável. Controle. Gestão Ex: Proprietários sem vinculo, sem CPF/CNPJ no roteiro, relatórios de consis- tência de Relatório Diários, controle de documentação,... - A qualidade do cadastro se reflete diretamente na qualidade do serviço. Os dados devem ser íntegros e não redundantes. Ex: existe muita diferença entre instrumento não verificado e excluído Importante: Porque os relatórios não batem ? -Mantenha a entrada de dados em dia. -Relatórios com erro são mais difíceis de serem corrigidos. -Realize a classificação da receita diáriamente.(verifique rel. pendências à classificar) -Verifique RDs inconsistentes (não deixe acumular). Faça acompanhamento (conferência) dos relatórios. FALTA DE ESTRUTURA Alinhamento TI X Negócio Porque ?
Principais relatórios da área finalística Relatórios de controle de fechamento Operacional / Execução Relatórios de acompanhamento da atividade Tático-Gerencial / Controle Relatórios para Planejamento das atividades Dados Informação Conhecimento
Principais Relatórios da área finalística Aplicações –> 6 Relatório Diário –> 6.3 Relatórios –> Acompanhamento Entrega RD Aplicações –> 6 Relatório Diário –> 6.3 Relatórios –> Log de Relatório Diário Relatórios de controle de fechamento Operacional / Execução
Principais relatórios da área finalística Aplicações –> 6 Relatório Diário –> 6.3 Relatórios –> Produção/Arrecadado Diário ( Produção por Tipo de Serviço / Receita por Município ou Regional) MDA/RME Aplicações –> 3 Verificação –> 3.1 Cadastros –> Emissão da Escala Aplicações –> 4 Pré-Medidos –> 4.3 Relatórios –> Mercadoria Acondicionada Aplicações –> 5 Qualidade –> 5.3 Relatórios –> Acompanhamento da Produção Relatórios de acompanhamento da atividade Tático-Gerencial / Controle
Principais relatórios da área finalística Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios –> Diversos Produção – Indiv./Geral – Metrologia Legal Aplicações –> 6 Relatórios Diários –> 6.3 Relatórios –> Acompanhamento de produção Roteiro realizado Aplicações ->13 Planejamento –> 13.3 Relatórios –> Diversos Produtividade Sintética por Agente) Produtividade Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios –> Diversos Instrumentos Verif/Percentual Eventual Comparativo por exercício – IPNA e BO Relatórios de acompanhamento da atividade Tático-Gerencial / Controle
Principais relatórios da área finalística Aplicações – 13 Planejamento – 13.3 Relatórios – Diversos Instr. Por Município (Tipo de Instrumento) Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios –> Diversos Instr. Por Município (Por Código de Serviço) Universo de instrumentos Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios – Boletins Operacionais – BO01 – Verificações Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios – Boletins Operacionais – BO14 – Pré-Medidos Aplicações –> 13 Planejamento –> 13.3 Relatórios – Boletins Operacionais – BO11 – Qualidade Relatórios para Planejamento das atividades PLANXREALIZPLANXREALIZ
Coletores UF Disponibilizados Em uso GO MS MT Automação: Notebooks - PM UF Cadastrados Em uso Parado GO MS MT Notebooks - QL UF Cadastrados Em uso Parado GO MS MT Disponibilizados GO - 06 MS - 10 MT - 05
Repasse de informações para o Inmetro Receita Orçamentária: Aplicações –> 6 Relatório Diário –> 6.3 Relatórios –> Produção/Arrecadado Diário Ação Fiscalizadora: Aplicações –> 6 Relatório Diário –> 6.3 Relatórios –> Posição Diária Este relatório ainda não gera arquivo texto. Digitar no PortalRBMLQI os dados do mês. Fiscalização de Pré-Medidos: Aplicações –> 4 Pré-Medidos –> 4.3 Relatórios –> Mercadoria Acondicionada. Estatística da Fiscalização e E.F. Especial: Aplicações –> 5 Qualidade –> 5.3 Relatórios –> Arquivos para Importação PortalRBMLQ. Prestação de Contas (GRU): Aplicações –> 9 Jurídico –> 9.2 Cobrança –> Relatórios –> Gera arquivo GRU (atributo DT_ENVIO_RJ_NOVO). Importante: Para as áreas finalísticas as informações devem ser remetidas mensalmente. Portanto é indispensável que todos RDs do mês estejam digitados e finalizados.
Terminar implantação nos órgãos delegados (re-implantar) Fortalecer PSIE Implantar Central de serviços Investir em capacitação (presencial e a distância) Implantação / utilização SGI no Inmetro Coletor de dados: PAM, Procedimento, Sincronismo remoto, GPS RBMLQ Inmetro–Plano de Aplicação, Plano de Trabalho e Presta- çãoão de Contas - (Receita e Despesa) no SGI Repasse X Classificação da Receita Construir base corporativa (camada Inmetro) Definir: Ferramenta de desenvolvimento Ferramenta de integração Ferramenta de BI Planejamento – ações SGI 2011 OPERACIONALOPERACIONAL ESTRATÉGICOESTRATÉGICO
Planejamento / Acompanhamento das atividades Técnicas Regional Centro-Oeste – 23/02/2011