Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
O que é Educação Ambiental?
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Desenvolvimento sustentável
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
A Cadeia Produtiva do Etanol
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Negócio Elber Sales.
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
TA542 Economia Agroalimentar Janeiro de 2013
O que é necessário para que ocorra uma transformação?
Transformações de energia na Biosfera
Universidade Federal de Santa Catarina
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Desenvolvimento Comunitário
Enrique Ortega DEA/FEA/Unicamp Versão inicial: 13 de outubro de 2013
Pesquisador Humberto Paulo Euclydes Coordenador Programa HIDROTEC
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa
2003 – Ano Internacional da Água Doce Projeto Amigo do Lago da Serra da Mesa URUAÇU – GOIÁS - BRASIL.
A CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS E PRODUTOS RURAIS USANDO EMERGIA. ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO SÍTIO “DUAS CACHOEIRAS”. Dr. Enrique Ortega Professor, FEA, Unicamp,
Símbolos usados nos Diagramas de Sistemas da Metodologia Emergética.
Álcool Etanol Combustível
Segunda parte: Análise sistêmica
UNICAMP - FEA - DEA - LEIA ANÁLISE EMERGÉTICA METODOLOGIA EMERGÉTICA Discutir a interação entre a economia e os ecossistemas Mostrar a dependência do.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,
105. Crescimento Lentamente Renovável (SLOWREN). O minimodelo para o crescimento lentamente renovável tem duas unidades em série como mostra a Figura.
308. Ciclo do rendimento florestal (FORYIELD). O modelo FORYIELD na Figura IV-8a tem a essência de uma plantação florestal e sua interface com a economia,
315. Macro-economia (MACROEC)
305. Uso econômico de reservas (TANKSALE). TANKSALE é um modelo (Figura IV-5a) de minerar e usar de uma fonte não-renovável (Q), como carvão, petróleo.
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
207. Produção Líquida (NETPROD)
Premissas Dados das Microrregiões.
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Sustentabilidade.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Ensino Médio e Educação Profissional
CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Indicadores de sustentabilidade
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Estratégias para a Amazônia
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Transcrição da apresentação:

Precisamos mudar de paradigmas. Viabilidades: novos cruzamentos Desconhecimento do conceito de espaço total, sem uma visão ecológica, leva a grandes erros e desacertos Quem não conhecer o conceito de espaço total, em uma visão ecológica, estará fadado a grandes erros e desacertos. É nesse momento que a metodologia de previsão de impactos – especificada caso a caso – torna-se fundamental e indispensável. No Brasil, a despeito da selvageria do capitalismo vigente, já existe uma consciência técnica, científica, social, jurídica e éticohumanitária suficiente para perceber as expectativas da sociedade, ao lado das aspirações nervosas dos excluídos. Daí ser possível criticar projetos anti-sociais ou antieconômicos, reajustar projetos incompletos e apoiar prioritariamente os projetos criativos que possam servir ao maior número de brasileiros, independentemente das classes sociais, provincianismos, partidos políticos e técnicos autoritários e comprometidos. AZIZ NACIB ABSÁBER atualmente é professor emérito da FFLCH/USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados/USP SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL - OUTUBRO 2003

A importância da criação do INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DO MÉDIO PARANAÍBA - ICAMP A mais importante função do ICAMP talvez seja quebrar a perversa tradição da reserva de poder que dificulta o acesso às informações necessárias para o exercício pleno da cidadania.

? ? Quem está cuidando dos interesses comuns aqui. CUIDANDO DOS INTERESSES COMUNS AQUI

MARGEM DIREITA DO PARANAÍBA - GOIÁS MG SÃO SIMÃO CACHOEIRA DOURADA ITUMBIARA EMBORCAÇÃO MG T

MARGEM ESQUERDA DO PARANAÍBA – MINAS GERAIS SÃO SIMÃO CACHOEIRA DOUTRADA ITUMBIARA MG

Principais barragens da Bacia do Paranaíba em MG

Bacia do Paranaíba Minas \ Goiás

INTERESSES FORMAIS INTERESSES NÃO-FORMAIS INTERESSES ESCUSOS INTERESSES FORMAIS

Emergia da rede de cursos dágua baseada na convergência do fluxo de emergia de montante para jusante. SPATIAL ANALYSIS ANÁLISE ESPACIAL David R. Tilley Biological Resources Engineering University of Maryland Wayne T. Swank USDA Coweeta Hydrologic Lab, NC Mark T. Brown Environmental Engineering Sciences University of Florida

E M ERGIA : uma medida do trabalho envolvido na produção dos ecossistemas. E M ERGIA é toda a energia necessária para um ecossistema produz um recurso (energia, material, serviço da natureza, serviço humano). Enrique Ortega – FEA\UNICAMP /fea/ortega/homepage.htm

TEMPORAL ANALYSIS ANÁLISE TEMPORAL Equações de simulação energética, eMergética e de transformidades. Modelos de desenvolvimento de equações para sistemas energéticos Equações de simulação emergética e transformidades para variáveis agregadas ao sistema

SYSTEM OPTIMIZATION OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA Otimização da recreação, extrativismo, e funções ecológicas de máximos benefício e sustentabilidade. Recreation Investment (F C ) Timbering Effort (F w )

CONCLUSIONS - CONCLUSÕES Esforços para equilibrar as atividades da bacia devem se basear em equidade na aplicação de recursos e compatibilidade de investimentos externos com a capacidade interna de aproveitamento. Análise eMergética espacial demonstrando o valor crescente do aproveitamento da rede rio abaixo. Analise eMergética temporal demonstrando que a acumulação da qualidade é muito menor que a de biomassa. A otimização dos serviços florestais quanto a produtividade total foi determinada usando-se uma função que é o produto dos benefícios.

Agenda 21 do Brasil: documentos programáticos 1. Agricultura Sustentável; 2. Cidades Sustentáveis; 3. Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável; 4. Infra-estrutura e integração regional; 5. Gestão dos recursos naturais; 6. Redução das desigualdades sociais.

ORGÃOS OPERADORES – Nós da Rede INTERESSE ÓRGÃO ARTICULADOR DA REDE ICAMP BACIA DO PARANAÍBA

Art. 3º. O instituto trabalhará para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.