OBSERVATÓRIO SOCIAL OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
A Sombra do Imposto.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
Controle Externo e Interno da Administração Pública
PLANO DE GESTÃO.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
1ª Consocial Informações Gerais.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Fabiano André Vergani
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PLENÁRIA FINAL.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
José Alberto Ribeiro Carvalho
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
Consocial METODOLOGIA.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controle Social.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
MAIO/2012. O QUE É UMA CONFERÊNCIA Espaço público de debates, Mecanismo institucional de democracia participativa. CONFERÊNCIA CONVOCADA PELO PODER PUBLICO.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Psicologia e Segurança Pública
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

OBSERVATÓRIO SOCIAL OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU Parte A - Leomir Antonio Minozzo OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU Parte B - Ademar Pedro Oechsler REDE DE CONTROLE SOCIAL LICITAÇÕES 1ª CONSOCIAL

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU PARTE A OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU

O QUE É UM OBSERVATÓRIO SOCIAL OBSERVATÓRIO SOCIAL É UMA ENTIDADE DE DIREITO PRIVADO CRIADA PARA MONITORAR E CONTROLAR OS GASTOS PÚBLICOS E PROMOVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA FISCAL. (Lei nº 9.790 de 23.03.1999)

O QUE É CIDADANIA FISCAL É A CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DA IMPORTÂNCIA SOCIAL DOS TRIBUTOS E A NECESSIDADE DO CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS POR PARTE DA SOCIEDADE.

OBJETIVOS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BLUMENAU 1 – MONITORAR AS LICITAÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL, VISANDO A BOA APLICAÇÃO DO RECURSO PÚBLICO. 2 – PROMOVER A EDUCAÇÃO E CIDADANIA FISCAL

HISTÓRICO OSBLU REUNIÕES PRELIMINARES (a partir de 08.07.2010) INÍCIO ATIVIDADES (01.08.2011) CONFIGURAÇÃO ATUAL (ACIB-OSBLU)

ESTRUTURA ATUAL AMBIENTE FÍSICO DA ACIB ESCRIVANINHA E ARQUIVO TEFONE IMPRESSORA LASER INTERNET - MATERIAL DE ESCRITÓRIO SUPORTE DAS PESSOAS DA ACIB ASSESSORIAS DE INFORMÁTICA, IMPRENSA E JURÍDICA

ENTIDADES PARCEIRAS RECEITA FEDERAL DO BRASIL SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA OAB BLUMENAU SESCON CDL – CLUBE DIRETORES LOJISTAS INTERSINDICAL PATRONAL ABRAPI FURB

DIVULGAÇÃO JORNAL DE SANTA CATARINA RÁDIO NEREU RAMOS (edições de: 27.07, 04.08 e 25.8.11) RÁDIO NEREU RAMOS (Entrevista em 09.08.2011) SITE INTERNET DA ACIB (http://www.acib.net) Contato: osblu@acib.net

REDE DE CONTROLE SOCIAL LICITAÇÕES 1ª CONSOCIAL PARTE B REDE DE CONTROLE SOCIAL LICITAÇÕES 1ª CONSOCIAL

Executa os programas Presta contas ao OSB e à socieda REDE CONTROLE SOCIAL Executa os programas Presta contas ao OSB e à socieda Observatório Social do Brasil (OSB) Estimula e apóia o surgimento de novos OS Dá diretrizes gerais e elabora programas Estabelece padrões - Capacita as equipes dos OS Fornece metodologias e sistemas (SIM e GP360) Fiscaliza e certifica a atuação Coordena a Rede OSB de Controle Social O.S.B O.S.C O.S. A O.S.D Executam os Programas / Prestam Contas ao OSB e Comunidade Melhoria da Gestão Pública / Conscientização Cidadãos

REDE CONTROLE SOCIAL OBSERVATÓRIO SOCIAL DO MUNICÍPIO: •Mobilizar a cidade em torno da causa “educação para cidadania fiscal”; •Executar os programas e projetos segundo diretrizes e metodologias do OSB; •Capacitar seus voluntários; •Identificar necessidade de treinamentos de órgãos públicos e empresas sobre cidadania fiscal; •Fomentar a participação das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios; •Participar ativamente da Rede OSB de Controle Social, compartilhando informações e boas práticas;

LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ADM.PÚBLICA

1. APRESENTAÇÃO Os serviços públicos requerem sempre a realização de compras de bens e materiais e a contratação de serviços LICITAÇÕES (Em outras palavras, as licitações tornam lícitas as compras do governo e, como conseqüência, a forma como o governo gasta nosso dinheiro.)

2. OBJETIVOS A legislação pertinente a Licitações e Contratos é estudada e analisada quanto a sua aplicação. Interessa conhecer os procedimentos impostos pela legislação e analisar se foram corretamente aplicados.

3. CARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO O trabalho que se pretende realizar, pode ser caracterizado como sendo a “abertura da caixa preta” em que podem se transformar os setores administrativos e financeiros dos órgãos e entidades públicas envolvidos em LICITAÇÕES.

4. Abertura da Caixa Preta Há um conjunto de atividades e de atos administrativos que devem ser encadeados segundo estabelecido em lei.

5. Visão Global do Processo Incorporar a gestão do contrato Recebimento do bem ou serviço Pagamento ao contratado Prestação de contas

6. CHECK-LIST Análise Jurídica do Edital de Licitação Ferramentas de trabalho do OSBLU: Análise Jurídica do Edital de Licitação Análise Jurídica do Contrato Rol de documentos exigidos para a habilitação Relatório de Acompanhamento Sistemas GP360 e SIM

7. CONTEXTO O porquê do monitoramento das Licitações: Os movimentos populares pela transparência na Administração Pública. A reforma do Estado em discussão. A revolução informacional em curso. A crescente tendência de fortalecimento da Sociedade Civil.

Falta de transparência facilita a corrupção (Gazeta do Povo-PR 30/8/11) Para especialistas, o incentivo ao controle social do poder público poderia diminuir os escândalos no país Nas últimas semanas, uma nova onda de denúncias de corrupção dominou a agenda política em Brasília e praticamente paralisou as grandes discussões sobre o desenvolvimento do país. Diante de mais uma reprise de escândalos e superfaturamentos que parece interminável, a Gazeta do Povo ouviu especialistas para tentar responder à seguinte pergunta: quais são as falhas do sistema político brasileiro que permitem aos corruptos continuarem agindo e se proliferando? Para eles, a falta de transparência e de incentivo ao controle social do poder público é que coloca o Brasil entre os países marcados pela corrupção. De acordo com um estudo divulgado neste mês pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o custo da corrupção no Brasil está estimado entre R$ 50,8 bilhões e R$ 84,5 bilhões. Considerando somente a estimativa mais baixa, o dinheiro seria suficiente para construir 57,6 mil escolas de ensino fundamental ou 918 mil casas populares. Diante desse cenário, a ONG Transparência Internacional coloca o Brasil em 75.º lugar, entre 180 países, no Ranking de Percepção da Corrupção, com nota de 3,7 numa escala de zero a dez – nota abaixo de cinco indica grave problema de corrupção.

CAUSAS DA DISPENSA (Lei nº 8666, de 21.06.1993) Pequeno valor da contratação Incisos I e II Situações excepcionais ou particulares Incisos III a VII e IX Peculiaridades da pessoa contratada ou mediadora Peculiaridades do objeto Incisos VIII, XIII, XIV e XX Incisos X, XII, XV a XIX Atos do Processo de Compras e Contratação

1ª CONFERENCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL 1ª CONSOCIAL 1ª CONFERENCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL

TEMA 1ª CONSOCIAL “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”

1ª CONSOCIAL . (Local: BRASILIA-DF em 18 a 20.05.2012)

1. OBJETIVOS da 1ª Consocial: 1 - debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo; 2 - promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública; 3 - propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;

OBJETIVOS (continuação): 5 - discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação; 7 - debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.

2. LIMITES DE ATUAÇÃO O controle social será entendido como a atividade de promoção e incentivo à participação popular no controle da gestão pública, e não como o controle específico de uma ou mais políticas públicas. Pretende-se que a conferência subsidie a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para os órgãos da Administração Pública.

3. EIXOS TEMÁTICOS 1 - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; 3 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

4. O QUE É UMA CONFERÊNCIA? Uma conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito dos temas propostos. A transparência pública e o controle social são os temas centrais da 1ª Consocial

PARTICIPAÇÃO NA CONSOCIAL SEGMENTOS E PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO TANTO DAS COMISSÕES ORGANIZADORAS COMO DAS DELEGAÇÕES NAS DIFERENTES ETAPAS I - 60% representantes da sociedade civil; SC 30 PAÍS 720 II - 30% representantes do poder público; SC 12 PAÍS 287 III - 10% de representantes dos conselhos de políticas públicas. SC 5 PAÍS 120 TOTAL DE DELEGADOS REPRESENTANTES: 1.157

1ª CONSOCIAL - SC Decreto nº 348, de 1º de julho de 2011 Convoca a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (14,15 e 16-03-2012), em Florianópolis – SC.

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A 1ª CONSOCIAL DE SANTA CATARINA: 1ª CONSOCIAL regional REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A 1ª CONSOCIAL DE SANTA CATARINA: Data: 08 de Novembro de 2011 Local: A definir

ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA OUTRAS INFORMAÇÕES ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA

PORTAIS DE INTERESSE Governo Federal http://www.portaldatransparencia.gov.br/ ou http://www.transparencia.gov.br Estados e Municípios: http://br.transparencia.gov.br/

PORTAIS DE INTERESSE

DEPUTADÔMETRO WWW.DEPUTADOMETRO.COM.BR

0BSERVATÓRIO SOCIAL WWW.OBSERVATORIOSOCIALDOBRASIL.ORG.BR

0B WWW.ESAF.FAZENDA.GOV.BR

http://www.transparencia.org.br

http://www.blumenau.sc.gov.br

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB http://observatorio.oab.org.br OBSERVATÓRIO DA CORRUPÇÃO_

ESPAÇO ABERTO

LEOMIR ANTONIO MINOZZO F I M OBRIGADO A TODOS LEOMIR ANTONIO MINOZZO ADEMAR PEDRO OECHSLER 06.09.2011