Culturas em extinção Realizado por: Jéssica Dias, nº6, 12ºE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

TUDO O QUE HÁ AQUI VOCÊ ESTUDOU DURANTE TODO O SEMESTRE.
Diversidade Cultural Cultura
A ocupação da América e do Brasil
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Liberdade Trabalho realizado por: Ana Carreira Docente: José António
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
Professor Luciano Henrique
A Expansão territorial
Trabalho para a disciplina de Moral
Guaíra: Cidade do Quilombo
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: geografia Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
MORAL DA HISTÓRIA.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita, que freqüentava a escola local. Sua mãe não era muito cuidadosa e a criança.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
O BRASIL DO SÉCULO XVIII
Influência Televisiva
O Neolítico A idade da pedra polida
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
ACREDITE SE QUISER.
A língua original da bíblia.
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
OS BÁRBAROS Povos que viviam além das fronteiras do Império Romano, de cultura diferente e que não falavam o grego ou o latim. Foram esses povos que desintegraram.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O Poder da Palavra.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Overdose fotográfica Amanda Flores Segundo PPN. 2) Problemática / oportunidade Com a facilidade de se comprar câmeras fotográficas, aumentou-se o número.
Vestido Azul.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Lenda do Guaraná.
Clique com o mouse O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Artes Têxteis e Personalizada - 2 Adornos
Mulheres-girafa.
O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR
CONSAGRAÇÃO x SANTIDADE
 Estreia na Band em 2012, PERDIDOS NA TRIBO, um reality show diferente de tudo o que foi visto até hoje no Brasil!  Sucesso em Portugal e na Espanha,
“Mulheres girafas”.
Trabalho realizado por:
O.M. AÏVANHOV 3 de julho de 2010 Algumas Frases: 01/12 Se vocês estão na Verdade e em acordo com vocês mesmos, vocês nada têm a esconder, a se esconder.

CARTA DA TERRA Para crianças.
Transformações do pensamento sociológico ocidental
Curso sobre Revista.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
Music: The Shadows O SEU PAÍS Nos confins da Etiópia.
Matemática para o povo egípcio
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
TRABALHO REALIZADO POR: Diogo m. nº 6 6ºa e.B.F.L H.G.P
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
O MUNDO NÃO É MAIS COMO ANTIGAMENTE
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
Profª. Lilian Larroca. É o sistema de domínio no qual um país possui terras em outros lugares do mundo e explora os recursos dessas terras para enriquecer.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

Culturas em extinção Realizado por: Jéssica Dias, nº6, 12ºE Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima – Esgueira – Aveiro Disciplina: Psicologia B Ano lectivo: 2009/10 Culturas em extinção Étnia Yanomami Étnia Padaung Étnia Mursi Realizado por: Jéssica Dias, nº6, 12ºE

Cultura É o conjunto de valores, crenças, conhecimentos, instituições, normas, comportamentos, produções artísticas e técnicas partilhado pelos membros de uma sociedade, transmissíveis às gerações seguintes e resultantes da interacção social.

Culturas em extinção “Mulheres-Girafa” – Etnia Padaung (significa “pescoço longo”), Tailândia. Localização: Extremo norte da Tailândia, numa aldeia perto da cidade de Chiang Mai, na fronteira com o Mianmar. Características: cada mulher usa entre 5 a 25 aros (pescoço, pulsos e tornozelos); cada aro tem 8,5 milímetros de diâmetro; antigamente eram de ouro, nos dias de hoje são feitos de cobre ou latão.

Interpretações lendárias: Punição das mulheres adúlteras; Protecção dos ataques dos tigres; Intenção, por parte dos homens, de as tornar feias para que não fossem raptadas; Intenção, igualmente dos homens, de demonstrar a sua riqueza; Protecção da alma e da identidade da tribo (“o pescoço é o centro da alma”); Espantar os nats.

Na perspectiva das “Mulheres-Girafa”… o uso dos aros tornam-nas mais bonitas: “uso todos estes aros, assim como minha mãe, minha avó e minha bisavó usavam, simplesmente para ficar mais bonita” (Dialecto padaung traduzido para birmanês – Inglês – Português). é o seu “ganha-pão” , pois são fotografadas por turistas em troca de alguns dólares. Dizem que se trata de “easy money” (dinheiro fácil).

Esta cultura encontra-se em extinção devido: à falta de recursos, nomeadamente, terras para o cultivo de arroz; aos conflitos existentes entre estas tribos e a Junta Militar, que os expulsa das suas aldeias, obrigando assim a refugiarem-se, quer dentro quer fora do país; às dificuldades de negócio provocadas pelo exército birmanês, visto que vivem da venda de lenços, braceletes e figuras confeccionadas pelas mulheres da tribo. O que tem sido feito para preservar esta cultura? Nada em concreto, embora o crescente turismo tenha vindo a ajudar imenso, visto que representa o único sustento da maioria das tribos.

Vídeo - "Mulheres-Girafa"

Localização: Sudoeste da Etiópia, na região do rio Omo. Mulheres Mursi, Etiópia Localização: Sudoeste da Etiópia, na região do rio Omo. Características: Uso de discos no lóbulo das orelhas ou no lábio inferior, pelas mulheres; Troca de disco ao longo dos anos, com o intuito de aumentar o diâmetro; Remoção dos dentes incisivos, de modo a evitar o contacto com o disco; Linguagem distorcida, assim como dificuldades no acto de comer e beber; Aparição em público com os “lábios vazios”, sobretudo diante de estranhos, é considerada uma falta de respeito.

Interpretação lendária: Dado que a mulher Mursi era a preferida dos mercadores de escravos, os homens tentaram salvar as mulheres deformando-as através da perfuração do lábio inferior. Pensavam que ao deformá-las, perderiam o seu valor. Na perspectiva das mulheres Mursi e dos seus companheiros… O uso do disco é símbolo de Beleza, quanto maior for o diâmetro do disco, mais bonita a mulher é.

Esta cultura encontra-se em extinção devido: à expulsão das tribos, que residem no Parque Nacional de Omo e cujos direitos de residência local lhes são negados; aos impedimentos impostos pela direcção do Parque Nacional de Omo, quanto ao cultivo das terras e criação de gado (faltando assim nutrientes essenciais para as crianças, como o leite e a carne); à escassez de recursos naturais; à recusa das concessões de caça (falta de alimento para as tribos). O que tem sido feito para preservar esta cultura? Publicidade turística; Querença e luta pela gestão do Parque Nacional de Omo por parte da organização holandesa chamada Africano Parks Foundation (APF).

Localização: Norte do Brasil e Sul da Venezuela. Cultura Yanomami (Ianomâmis – significa ser humano) - indígenas Localização: Norte do Brasil e Sul da Venezuela. Características: Decoram o seu corpo com plumas e flores; Pintam o corpo e o rosto (se uma mulher tiver o rosto pintado de preto é sinal de que foi viúva recentemente); Colocam adornos no rosto; Cada criatura, pedra, árvore e montanha tem um espírito (Xamanismo); Os filhos são amamentados até aos dois anos de idade.

Esta cultura encontra-se em extinção devido: à construção da estrada Perimetral Norte, que cortou o seu território; às operações mineiras; à expulsão (Polícia Federal); à destruição da floresta (“garimpeiros”), acabando assim a sua fonte de sobrevivência – os recursos naturais (caça, cultivo, etc); ao crescente aumento de doenças, provocadas pela má nutrição, por exemplo; à crescente adesão à língua portuguesa e o esquecimento da indígena.

O que tem sido feito para preservar esta cultura? Foi criada no Brasil uma mini-série chamada “Amazônia” que evidencia os costumes e tradições indígenas; Foram criados projectos culturais de preservação de línguas nativas em extinção, incluindo a indígena (com a intervenção da UNESCO); Foi escrito um livro e feita uma exposição que reuniu retratos do Povo Indígena Yanomami (autoria: Cláudia Andujar).

Sugestões: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/phil_borges_on_endangered_cultures.html Resumo do vídeo: O fotógrafo Phil Borges mostra imagens raramente vistas de pessoas das montanhas de Dharamsala, na Índia e nas selvas da Amazónia equatorial. Ao documentar essas culturas em extinção, ele pretende ajudar a preservá-las. http://www.ted.com/talks/wade_davis_on_endangered_cultures.html Resumo do vídeo: Com fotos e histórias espectaculares, o explorador da National Geographic, Wade Davis, celebra a diversidade extraordinária das culturas indígenas do mundo, que estão a desaparecer do planeta a um ritmo alarmante.

Conclusão: Considero que este trabalho de investigação foi interessante e enriquecedor, na medida em que, apesar de ter a noção da existência de várias culturas em todo o mundo, conseguiu surpreender-me. Este espanto foi positivo, por um lado, e negativo, por outro. O lado positivo é que adquiri mais conhecimento sobre o que é cultura e como esta pode ser imensamente variada. É engraçado como ser humanos como “nós” (refiro-me aos portugueses, por exemplo) podem ter uma cultura tão diferente da nossa. O diferente não significa pior, pois outra coisa que aprendi com este trabalho, é que todas as culturas têm a sua legitimidade e a sua dignidade. Isto é, nenhuma cultura tem o direito de julgar outra, pois essa atitude etnocêntrica só demonstra a nossa ignorância e intolerância perante os outros. O lado negativo fora invocado, talvez, pela minha susceptibilidade, pois fiquei um pouco chocada com o costume da cultura Mursi – a deformação das mulheres. Mas depois pensei, e como será que os Mursi vêm a nossa cultura? Para eles deveremos ser uns “tarados” por roupa ou “malucos” por fazermos operações plásticas. Fiquei também um pouco sensibilizada com o facto de o nosso mundo estar a perder culturas, porque afinal de contas, são essas culturas que tornam o nosso “pequeno mundo” num lugar tão grande em preciosidade. Visto isto, aprendi que devemos respeitar as outras culturas e não as julgar, assim como não queremos que a nossa seja julgada.

Bibliografia: Netografia: RODRIGUES, Luis, “Psicologia B 12ºano – Unidade 1”, Plátano Editora. Netografia: http://adansoniagrandidieri.blogspot.com/2008/02/adornos-tribais-os-mursi.html http://amazonia.globo.com/Series/Amazonia/0,,AA1439641-7991,00.html http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252004000400006&script=sci_arttext http://www.cleber.com.br/fotoyano.html http://www.comciencia.br/reportagens/amazonia/amaz10.htm http://www.girafamania.com.br/tudo/mulher_girafa.html http://www.ludovikbelli.splinder.com/tag/india http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4467 http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=878582&tit=Linguas-nativas-perto-da-extincao http://refunitebrasil.wordpress.com/2009/01/10/a-dificil-sobrevivencia-das-mulheres-girafa/ http://virgiliofreire.blogspot.com/2009/06/wade-davis-fala-sobre-culturas-em.html http://www.webciencia.com/09_indios.htm http://yanomami.paginas.sapo.pt/

Fim