Apresentação. Sociedade da informação no Brasil Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Apresentação do Projeto
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Seleção de Materiais Especiais
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Biblioteca Digital Multimídia Eixo 4. Apoio à Economia do Livro Projeto Biblioteca Digital Multimídia.
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Plano de Negócio Elber Sales.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Glauce-Mônica Vilela Souza
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Premissas Dados das Microrregiões.
PRINCIPAIS CONCORRENTES.
O Estado Qual é a sua função.
Tecnologias da Informação e Comunicação
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Secretaria de Comunicação Social Regionalização da comunicação institucional do Governo Federal.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Secretaria de Educação a Distância - MEC “Oportunidade social”
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
Seminário de Pesquisa Aula 3.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
A Sociedade no Controle Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria-Geral da União.
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Linguagem, tecnologias e cidade Biblioteca Virtual das Ciências da Linguagem no Brasil  bvCLB 
Criações visuais/ história da arte e HQ's
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
Transcrição da apresentação:

Apresentação

Sociedade da informação no Brasil

Do que se trata A informática e a indústria eletrônica passaram a ocupar lugar central no processo de acumulação de capital. A tecnologia aprofunda e estende as habilidades das empresas para transformar em mercadorias os produtos da telemática.

Conteúdos Conteúdo é tudo o que é operado na rede. Dados, textos, imagens, sons, software.

Os conteúdos são: Conjuntos de conteúdos Metadados

Metadados São dados que descrevem outros dados, em uma definição sem maior rigor técnico. O conceito de metadados tem adquirido importância, na medida em que mais conteúdos completos são armazenados em computadores e transmitidos via rede.

Identidade cultural As questões de identidade se mantém vivas e se multiplicam sem diferentes bolsões de identidade locais, étnica, comportamental, reanimadas como maneira de resistir à introdução de novos modos culturais uniformizantes.

Identidades Identidade primária é representada pela língua natural aqui usada no Brasil. Identidade secundária é representada pelo regionalismo e grupos de preferência de diversas natureza.

Multilingüismo na Internet Inglês 84% Alemão4,5% Japonês3,1% Francês1,8% Espanhol1,2% Sueco1,1% Português0,7%

Coleta, Processamento e Disponibilização de Conteúdos Intensificar a produção e difusão de conteúdos que espelhem não só nossa identidade cultural, mas também a rica diversidade de aspectos culturais que constróem essa unidade multifacetada. O desenvolvimento de um país depende da capacidade de organizar suas instituições.

Três iniciativas:

Conteúdos em Arte e História Limitação de conteúdos na internet Projeto Portinari Histórico brasileiro as décadas de 1920 a pinturas, desenhos e gravuras 25 mil documentos sobre a obra, vida e época do pintor 72 depoimentos, totalizando 130 horas gravadas

Aspectos de Regionalização Conteúdos produzidos nas grandes cidades e nas corporações localizadas no Centro - Sul do País Incentivo a produção de conteúdos que expressam cultura das diversas regiões áreas de interesse: profissional negócios lazer

As Bibliotecas Públicas Captação e processamento de conteúdos de interesse: Museus, escolas, bibliotecas Distribuição das bibliotecas pelo país e perfil de freqüência: Levantamento pela Secretaria do Livro e da leitura do Ministério da cultura em 1997: Dos Municípios do país, 3288 possuem bibliotecas

As Bibliotecas Públicas Atualmente funcionam bibliotecas públicas, a maior parte delas administrada e sustentada por municípios, dentre as quais 500 dispõe de Associação de Amigos da Biblioteca Cerca de 349 dispões de computador, destas uma centena tem acesso à Internet Freqüência às bibliotecas, basicamente de estudantes, contabilizando 3 milhões de visitas/mês, resultando uma média de 750/mês

As bibliotecas Públicas Bibliotecas de grande circulação atingem visitas/dia; No ano de 1977, adquiriram cerca de livros; Desde 1996, o Ministério da Cultura (MINC) executa programa “ Uma Biblioteca em Cada Município”;

As Bibliotecas Públicas Instalação física, conexão telefônica e funcionários, bem como formalizar, por lei, a existência da biblioteca; De 1996 a 1999, implantadas 687 novas bibliotecas, custo unitário médio R$ 30 mil; Comparação-EUA têm bibliotecas públicas, sendo 72% conectadas à Internet; Em 1996 eram apenas 27,8%;

As Bibliotecas Públicas A Biblioteca Nacional, uma das dez maiores do mundo; Fundada em 1810, com sede no Rio de Janeiro; Detém a mais rica coleção bibliográfica da América Latina, com mais de 8,5 milhões de peças, divididas em obras gerais; Tipos de Publicações: Seriadas, Referências, iconografia, Manuscritos, Música, obras raras e Cartografia

Para Onde Vamos Desenvolvimento através da operação de conteúdos sobre a infra-estrutura Disseminação da Internet, adequando as tecnologias da informação e comunicação ao usuário brasileiro Cabendo ao Governo brasileiro facilitar o exercício dos direitos aos cidadãos

Precisa-se Facilitar acesso ao acervos culturais e nacionais; Registrar manifestações culturais em diferentes mídias; Registrar produção científica e tecnológica Criar mecanismos para produção, explorando a diversidade da riqueza cultural; Promover igualdades de oportunidades de acesso as novas tecnologia;

Quadro Jurídico Promover regulamentação, direitos autorais; Estabelecimento de normas técnicas; Desenvolver legislação adequada de linhas de fomento para digitalização e disponibilização de conteúdos de interesse cultural, a exemplo da Lei. Rouanet.

Outras ações Criar serviços de informação na Internet com conteúdos especializados, nas áreas de ciências e tecnologia; Reunir bases de dados sobre documentos produzidos no país ou sobre o país de atividades cientificas e tecnológicas; Consolidar a rede;

Outras ações Levantar dados indicadores da necessidade de produção e difusão de conteúdos-grau de dificuldade; Desenvolver metodologias de organização de conteúdos para: grupos especializados, criação de portal para inserção de biografias de brasileiros notáveis.