POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos

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Transcrição da apresentação:

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles juciano@observatoriodasmetropoles.net

Desafios urbano-metropolitanos 1) Condições ecológico-demográficas da rede urbana brasileira 2) Condições institucionais dos municípios 3) Mobilidade urbana atual

Desafios urbano-metropolitanos Condições ecológico-demográficas da rede urbana brasileira

Desafios urbano-metropolitanos Metropolização

Desafios urbano-metropolitanos Metrópole Nacional; Metrópole; Capital Regional A Capital Regional B Capital Regional C Centro sub-regional Centro de Zona Centro Local (IBGE, 2008)

Desafios urbano-metropolitanos Espaços Urbanos População em 2010 % 1-Grande Metrópole Nacional 19.639.765 10,30 2-Metrópole Nacional 15.246.154 7,99 3-Metrópole 29.742.310 15,59 4-Capital Regional A 13.525.477 7,09 5-Outros centros urbanos 60.973.528 31,96 6-Centro Local 51.628.565 27,07 Brasil 190.755.799 100,00 33,9 %

Desafios urbano-metropolitanos 1ª – Redistribuição da População que favorece as periferias 2ª – Diminuição gradual das densidades urbanas, ocasionando a formação de tecidos urbanos mais dispersos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos Densidades

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos Condições institucionais/impasses da governança 1) Lidar com a fragmentação política -> possibilidade de construção de mecanismos de governança -> as regiões metropolitanas sistematicamente se fragmentam do ponto de vista da composição dos seus atores políticos; -> o cenário mais ou menos favorável a ações concertadas entre os municípios das Regiões Metropolitanas pode se mostrar cenário intrinsecamente volátil e circunstancial; -> polarização horizontal e vertical entre dois partidos constitui fator sistemático de veto à cooperação

Desafios urbano-metropolitanos E o perfil do corpo técnico? Rótulos de Linha Sem instrução Ensino fundamental Ensino médio Ensino superior Pós-graduação 1-Grande Metrópole Nacional 0,6 16,7 33,4 45,4 2,0 2-Metrópole Nacional 1,8 14,5 34,8 36,3 7,6 3-Metrópole 1,3 15,1 34,4 24,1 7,2 4-Capital Regional A 2,7 17,4 38,7 32,4 8,1 5-Outros centros urbanos 1,4 20,5 38,2 27,0 6,6 6-Centro Local 24,2 39,9 5,5 Brasil 1,7 20,7 38,0 25,9 6,1

Desafios urbano-metropolitanos Existência de Consórcios públicos na área de transporte Espaços Urbanos Não Sim 1-Grande Metrópole Nacional 75,7 24,3 2-Metrópole Nacional 100,0 0,0 3-Metrópole 93,6 6,4 4-Capital Regional A 95,9 4,1 5-Outros centros urbanos 96,1 3,9 6-Centro Local 96,5 3,5 Total geral 96,2 3,8

Desafios urbano-metropolitanos Parceria com o setor privado na área de transporte Espaços Urbanos Não Sim 1-Grande Metrópole Nacional 75,7 24,3 2-Metrópole Nacional 82,1 17,9 3-Metrópole 88,8 11,2 4-Capital Regional A 98,0 2,0 5-Outros centros urbanos 92,2 7,8 6-Centro Local 98,1 1,9 Total geral 96,6 3,3

Desafios urbano-metropolitanos Tempo médio de deslocamento Dos 50 municípios com maior tempo de deslocamento 49 estão nas metrópoles

Desafios urbano-metropolitanos Município Tempo médio Sao Gonçalo do Amarante 34,4 Natal 31,3 Extremoz 31,1 Macaíba 29,6 Parnamirim 29,2 Ceará-Mirim 28,8 Nísia Floresta 26,8 Sao José de Mipibu 26,6 Monte Alegre 20,9 Vera Cruz 17,1

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos Acessibilidade universal desenvolvimento sustentável igualdade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo; eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos “Número de acidentes com motos cresce cinco vezes em Araçatuba, SP” (G1, Fev/2013) “Indenizações do Dpvat sobem 39% em 2012; acidentes com moto são maioria” (Agência Brasil, Mar/2013) Acidentes com moto respondem por 69% das indenizações do Dpvat (Diário do Nordeste, Fev/2013). ES registra aumento no número de acidentes envolvendo motociclistas (Folha Vitória, Out/2012) “Brasil vive “epidemia” de acidentes com motos” - Número de internações de motociclistas pagas pelo SUS aumentou 95% em quatro anos no país. No Paraná, registros subiram mais de 200% (Gazeta do Povo, Curitiba, Dez/2012) Aracaju registra aumento no número de vítimas em acidentes com motos (G1-Sergipe, Ago/2012) Gasto do SUS com motociclistas cresce 113% em três anos (Veja-online, Jun/2012) De cada 10 acidentes de trânsito, 7 envolvem motociclistas (A Tarde, Salvador, Nov, 2012) Acidentes com motos sobem 254,4% na região (Diário do Grande ABC, Mar/2012)

Integração Intermodal

Desafios urbano-metropolitanos Integração Intermodal

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos

Desafios urbano-metropolitanos