9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Reunião de Pais 2012.
Unidades de Ensino da Microsoft
Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Multiplicação e Divisão com Números Decimais
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Organização do Caderno Diário
Como fazer uma apresentação oral
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ciências Naturais 7ºano Professora Fátima Lopes
O Trabalho De Projecto.
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Em conformidade com as Orientações Oficiais
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
A vida quotidiana no século XIII
Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra Cenforma Alcochete
alfabetização INTRODUÇÃO
Introdução INTRODUÇÃO
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER A PESQUISAR O que significa «PESQUISAR» ?
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
O solo e as rochas.
A História do Meio Local Santo António dos Cavaleiros
AS PLANTAS.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
O género e o poder político - Flávia, Margarida, Patrícia e Tânia -
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
A compreensão em leitura
Obra : O espírito das leis
Trabalho em grupo.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
O que é ensinar história?
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
A Lebre e a Tartaruga.
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
ÁREA PROJECTO.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Meios de Transporte.
Literacias da informação
Estudo Acompanhado Aprender a Aprender Tenta Assim Centro de Recursos Educativos.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Aspectos físicos de Portugal
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Etapas de uma sequência didática
Educação e psicologia.
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
O aluno tem que… E para que isso suceda, devemos… Para que a aprendizagem cooperativa resulte… QUERER FORMAR GRUPOS HETEROGÉNEOS PROMOVER UMA PARTICIPAÇÃO.
O ROMANTISMO WEBQUEST – 11ºano
Jacarta - INDONÉSIA Vamos conhecer esta cidade! Mastér en NNTT Alumno : Nuno Cardoso.
Introdução Depois de teres abordados os conteúdos sobre: a forma e revestimento dos animais; a sua locomoção; o seu regime alimentar; o seu tipo de reprodução,
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
VIVER A ESCOLA Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Diálogos – Português, 7.º ano
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
VIVER A ESCOLA Escola Básica 1,2,3/JI de Angra do Heroísmo.
Transcrição da apresentação:

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA WEBQUEST 9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA INTRODUÇÃO A Revolução do 25 de Abril foi há mais de trinta anos e mudou completamente Portugal e a vida dos portugueses. Este trabalho tem como principal objectivo a comparação da vida do país antes e depois do 25 de Abril. HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

TAREFAS 9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: AJUDA DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA São 8 pequenos trabalhos que devem ser feitos em grupo de três ou quatro alunos. ANTES DO 25 DE ABRIL: 1.Direitos,garantias e liberdades dos cidadãos. 2.Desenvolvimento do país: 3.Problema colonial: 4.Entre o Salazarismo e Abril. DEPOIS DO 25 DE ABRIL: 5. A Revolução: 6.O que mudou no país: 7.Desenvolvimento do país: 8.Para reflectir e concluir AJUDA HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA PROCESSO Cada grupo deve fazer um Dossiê temático com frases ou pequenos textos com algumas ideias, de preferência acompanhadas por imagens sobre os aspectos que são pedidos. Depois do trabalho de pesquisa devem fazer o trabalho em diapositivos do Power Point e cada grupo (dividindo a comunicação por cada elemento, para todos participarem) deve apresentar uma temática à turma. HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA RECURSOS - Os textos de apoio. - O teu livro de História (página 154 a 167) - Outros manuais de História do 6ºano e do 9ºano existentes na biblioteca da escola. - Magalhães, Ana e Alçada, Isabel , O 25 de Abril – Ed. Assembleia da Republica, Divisão de Edições Lx 2004. Portugal durante o Estado Novo A Revolução de Abril HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA O trabalho irá ser avaliado de acordo com os seguintes critérios: PROCESSO ASPECTOS A OBSERVAR % Cooperação com os colegas de grupo 10 Empenho nas tarefas a cumprir Responsabilidade 5 Autonomia na realização do trabalho PRODUTO Selecção e tratamento da informação 20 Adequação do produto final às tarefas propostas (conteúdo e apresentação) Comunicação escrita (frases com sentido e correcção ortográfica) Comunicação oral (de forma espontânea, com clareza e correcção) Participação no debate com ideais inivadoras TOTAL 100 HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes

9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA CONCLUSÃO Depois de realizares este trabalho na sala de aula e de teres participado na apresentação feita pelos teus colegas, espera-se que tenhas aprendido que o país que temos hoje, foi construído por portugueses que lutaram para podermos dar a nossa opinião livremente e para que a igualdade de oportunidades seja uma realidade. Também tu, na medida das tuas possibilidades deves contribuir com o teu melhor, querendo saber mais, questionando, e intervindo com as tuas opiniões. Para aprofundar este assunto clica em PARA SABER MAIS. HOME INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO Prof. Helena Lopes