2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional Francisco dos Reis Faustino Jovinilo.
Advertisements

DESGASTE E VIDA DA FERRAMENTA Capítulo 7
‘ Por que estudar sistemas de informação?
MÁQUINAS OPERATRIZES Turma :VD
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
FORJAMENTO Prof.º Lincoln Brum Leite Gusmão Pinheiro
Seleção de Máquina Deve-se considerar: tamanho físico; potência;
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
Força e potência de usinagem
Computer Aided Manufacturing
AULA 07 Prof: Elias Junior
AULA 01 PROF: Elias Junior
Ciclo de Desenvolvimento de um produto.
AULA 04 TORNO MECÂNICO PROF: Elias Junior
U08 Grupo: 19V.
Necessidade dos ensaios
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Aula 8 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
Fundição Centrífuga Centrifugal Casting
APLAINAMENTO Processo de usinagem que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento.
Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho
GEOMETRIA DA FERRAMENTA MONOCORTE
Aula 6 Plainas e Aplainamentos
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 12 Máquinas-Ferramentas Plainas
Aula 10 Máquinas-Ferramentas Plainas
Aula 7 – Parâmetros de Usinagem Ferramentas de corte
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aula 11 Movimentos de corte Velocidades de corte Fluido de corte
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
QUALIDADE DE AÇOS PARA “POWERTRAIN”
USINAGEM POR TORNEAMENTO
Por que estudar sistemas de informação?
Maquina para corte “Boca de Lobo”
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Logística Planejamento e Programação Logística
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
Pré-sinterização ativada por plasma
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Iniciando na logística empresarial
Aula 3 – Parâmetros de Usinagem
AVARIAS E DESGASTES DA FERRAMENTA
FUNDIÇÃO.
Material elaborado por Prof.MEng.Ivandro Bonetti
PM564 - PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAL
Metalurgia do Pó Carolina Ribeiro Letícia Ribeiro Lucas Faria
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Equipe Prof. Henrique Freitas
Cerâmicas Aula 16.
Seleção do Processo de Usinagem
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Totalmente em Português
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA JoNATHAN LUIZ LUCAS WERNER
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Processos de conformação
Usinabilidade dos Materiais
Processos de Usinagem Brunimento.
Para ter acesso a esse material acesse:
Ezugwu, E. O.; Bonney, J.; Yamane, Y. (2003). An overview of the machinability of aeroengine alloys. Jornal of materials processing technology, n° 134,
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Para ter acesso a esse material acesse:
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Para ter acesso a esse material acesse:
Moldagem por injeção Prof. Luis Sidnei Machado.
Aula 05 – Fundição sob pressão
Para ter acesso a esse material acesse:
Fundamentos da Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida
Transcrição da apresentação:

2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria MOLDES E MATRIZES Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia

Panorama das empresas que fabricam moldes e matrizes: Produtos com ciclo de vida curtos Moldes e matrizes com geometria complexa: requerem precisão dimensional, geométrica e qualidade de acabamento. Busca pela competitividade: redução de prazos de entrega; redução de custos de fabricação, através de redução de tempos de fabricação (máquina / processo); com minimização do tempo de polimento manual.

Máquinas para processos HSM (high speed machining) Capacidade de usinar materiais com altas velocidades de corte (altas rotações do eixo-árvore e altos avanços dos eixos) e menores profundidades de corte, executando uma usinagem em menor tempo se comparado a processos convencionais. Realizar a usinagem de desbaste e acabamento em materiais endurecidos, peças de paredes delgadas, com maior qualidade de acabamento superficial, se comparado a processos convencionais. Usinagem de peças com formas geométricas complexas: versatilidade de formas.

Importância do segmento de usinagem de moldes e matrizes para o fabricante de máquinas O projeto e a fabricação de equipamentos voltados para a usinagem de M&M permite a integração de tecnologias de ponta desenvolvidas nos grandes centros de pesquisa: Estruturas mecânicas dimensionadas para: alta rigidez, estabilidade térmica e geométrica da máquina e altas acelerações. Motores Lineares Cartuchos de “spindle” para altas rotações (motor built in, mancais de rolamentos de cerâmica, sist. de lubrificação, sist. de refrigeração, etc.)

Ferramentas de corte de alta performance CNCs de alta performance: conjunto de hardware e software adequados para o processamento rápido de blocos de programa e execução de operações, e que possibilitem a usinagem de perfis complexos. Sistema de acionamento dos eixos adequado para altas velocidades e altas acelerações. Ferramentas de corte de alta performance Sistemas CAM de última geração para elaboração de programas e estratégias de corte. A alta tecnologia empregada nas máquinas possibilita uma medição direta de resultados e benefícios no processo de usinagem !

O Mercado Brasileiro Potencial latente para aplicação de máquinas HSM. Fabricantes brasileiros de máquinas estão atentos para esse mercado de M&M. Necessidade de busca de soluções customizadas para atendimento da fabricação de produtos específicos. Os fabricantes de máquinas necessitam oferecer aos usuários equipamentos adequados, dosando custo benefício.

Impactos das necessidades das empresas fabricantes de M&M para os Fabricantes de Máquinas Fabricação de equipamentos para usinagem com altas velocidades; como por exemplo para usinagem de material endurecido. Projeto mecânico: estabilidade térmica e geométrica da estrutura e outros componentes da máquina, spindle de alta tecnologia, etc. Configuração eletrônica adequada (CNC) - conjunto de hardware e software para proporcionar a máquina altas acelerações, suavidade de movimentos dos eixos, rápido processamento e execução de dados de programa, outros.

Fabricantes de CNC Fornecem pacotes de software e hardware que agregam características para usinagem de M&M nas máquinas de concepção de projeto para uso geral. Pacotes eletro-eletrônicos para M&M + Estratégias de corte orientadas ao conceito HSM = Bom desempenho da máquina Altas Taxas de Avanço; Precisão de Posicionamento; Excelente Acabamento de Superfície.

2004 - Evolução tecnológica 1931 - A Teoria de Salomon Definição original de HSM: ”A uma determinada velocidade de corte (de 5 a 10 vezes mais elevada que na usinagem convencional), a temperatura de remoção de cavacos começará a diminuir..." Da qual se conclui: "... haver uma chance para melhorar a produtividade na usinagem com ferramentas convencionais a altas velocidades..." 2004 - Evolução tecnológica

Processos de Fabricação de Moldes & Matrizes Acabado Ferramentas Sistemas CAM Sistemas de Medição de Ferramentas Processos Intermediários: Polimento etc... Tratamento Térmico Matéria Prima Fixação

2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria MOLDES E MATRIZES Desafios para a indústria de moldes e matrizes no Brasil Paulo E. Récchia