Proposta de Seleção Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana-EBMSP Ana Marice Ladeia ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Advertisements

projeto de pesquisa Modelos
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Metodologia Científica
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
Chamada Nutricional no Semiárido – 2010
(Metodologia Científica)
Pesquisa e Sistematização
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
DINTER em Administração UFMG/UFAM e associadas
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Modelo Estruturado do CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Produção Sustentável
ARTIGO CIENTIFICO.
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
QUALIS DE LIVROS TRIÊNIO Fundação CAPES Coordenação da Área de Psicologia Emmanuel Zagury Tourinho Antônio Virgílio Bittencourt Bastos.
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Construção de relatórios
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
Seleção, qual a melhor proposta ?
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Elaboração de relatório
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Dicas Gerais sobre a Monografia
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Pesquisa Bibliográfica
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Trabalho de Conclusão de Curso
Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Mestrado em Energia e Bio-Energia (2º ciclo) Docente: Prof. Nuno Lapa 11 A Long Way... (by Fábio Vieira)
Transcrição da apresentação:

Proposta de Seleção Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana-EBMSP Ana Marice Ladeia ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

Características do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana -EBMSP * Curso recente ( ª turma) * IES privada *Qualificação de Docentes de Medicina- EBMSP * Abertura para outras áreas da Saúde-2006 * Características do alunado * Seleção Inicial ( Edital Jornal a Tarde, ( 4/7/1999) professores –EBMSP por convite) Questões gerais de Medicina Interna relacionadas ao campo de atividades ou especialidades do candidato e prova de língua estrangeira * ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

SELEÇÃO 2007 O Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana (Mestrado e Doutorado), doravante denominado CPgMSH, requer, como pré-requisito, certificado de conclusão do curso de graduação em medicina ou outras profissões da área de saúde, reconhecido pelo MEC. O Curso de Doutorado requer, como pré-requisito, o título de Mestre na área de Saúde, em curso reconhecido pelo MEC com submissão do artigo para dissertação defendidas até 09 (nove) meses e carta de aceitação ou artigo publicado para dissertação defendida há mais de 10 (dez) meses. Para aqueles que não têm o título de Mestre é exigido dois artigos publicados, no último triênio, em revista médica indexada em base bibliográfica internacional (Medline), sendo um obrigatoriamente como primeiro autor. ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

Para a inscrição no Processo Seletivo (Mestrado e Doutorado) exige-se as seguintes documentações (02 vias): I - Diploma de Graduação; II - Curriculum Lattes ( com comprovantes III - Apresentação do ante-projeto de dissertação, para o mestrado, e de tese para o doutorado, compatível com as linhas de pesquisa do CPgMSH (modelo do ante-projeto disponível no anexo A do site); IV - Carta de encaminhamento pelo professor orientador, escolhido dentre o Corpo de Orientadores do CPgMSH, informando sobre a aceitação da orientação e a exeqüibilidade da execução do projeto de Dissertação do Mestrado ou Tese de Doutorado; V - 01 Foto ¾ colorida; VI - Xérox RG e CPF; VII - Endereço eletrônico ( ); VII- Histórico escolar do curso de graduação com escore global quantitativo. A admissão ao CPgMSH (Mestrado e Doutorado), requer apresentação de documentação comprobatória de preenchimento dos requisitos necessários em 02 (duas) vias. ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

Os alunos serão admitidos nos cursos de Mestrado e Doutorado através de seleção que incluirá, obrigatoriamente: I - Avaliação de aptidão em pesquisa científica; II – Prova de interpretação de textos científico em inglês; III – Prova de habilidades em informática; IV - Análise do curriculum vitae; V – Análise do ante-projeto de Dissertação ou de Tese VI – Entrevista abordando questões de conhecimentos científicos, habilidades e atitudes profissionais. A avaliação em conjunto dos itens I a V selecionará os candidatos ao item VI (entrevista) ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

ANTE- PROJETO DE PESQUISA O ante-projeto deverá ser digitado em Word, fonte 12, em espaço duplo, com no máximo cinco páginas, incluindo as referências. Serão aceitas mais duas páginas de anexos (ficha clínica, orçamento e cronograma, porem não considerados itens obrigatórios no ante-projeto), mas é aconselhável a sua apresentação. O ANTE-PROJETO DEVERÁ CONTER OS SEGUINTES ITENS: 1.Título do projeto e nome do candidato. 2. Introdução : situação atual do problema a nível internacional, nacional e local, justificando a importância do objetivo do estudo (máximo de 1500 palavras) 3. Racional teórico- revisão crítica das principais investigações que dão embasamento e importância científica ao assunto, com destaque para os pontos em que o conhecimento é vulnerável ou inexiste e necessita complementação. O racional teórico não deverá ultrapassar duas páginas. 4. Objetivos- descrever objetivo principal e secundário (se houver). ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

5. Metodologia do estudo- deverá descrever de forma objetiva dados referentes a realização do estudo como: 5.1-Desenho do estudo 5.2-Seleção da população, critérios de inclusão e exclusão. 5.3-Aspectos clínicos ou laboratoriais a serem avaliados 5.5-Métodos de avaliação dos aspectos a serem estudados 5.6 Plano de análise estatística 6. Aspectos éticos 7.Referências bibliográficas As referências devem ser citadas pela ordem de entrada no texto. Nas referências com mais de seis autores, devem ser citados os três primeiros, seguidos da expressão et al. A estrutura das referências de artigo de revista, capítulo de livro e trabalho extraído de endereço eletrônico deve obedecer aos padrões descritos nos exemplos abaixo: Vale ML, Benevides VM, Sachs D, et al. Antihyperalgesic effect of pentoxifylline on experimental inflammatory pain. Br J Pharmacol. 2004;143(7): Maciel S, Santos-Neto F: Diarréia: diarréia dos viajantes. In: Jofre OS, Espírito Santo J, Nascimento-e-Silva J (ed), Clínica das doenças infecciosas: doenças bacterianas e virais. 1. ed., Blue: Recife, Série Verde, 1992, 11-22p. Rocha MCBT, Vilar MJP, Freire EAM, Santiago MB. Arterial occlusion in systemic lupus erythematosus: a good prognostic sign?. Clin Rheumatol. Disponível em ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

FICHA DE RECOMENDAÇÃO PARA CANDIDATO AO PROCESSO SELETIVO (CONFIDÊNCIAL) Candidato__________________________________________________________ Orientador_________________________________________________________________ __ Inscrição: Mestrado ( ) Doutorado ( ) Projeto: Proposta de tema: ( ) Candidato ( ) Orientador ( ) Ambos Avaliação sobre o Candidato: Grau de conhecimento de metodologia científica ( ) Bom ( )Regular ( )Ruim Capacidade de analise crítica da literatura utilizada ( ) Boa ( )Regular ( )Ruim Capacidade de organização do pensamento científico ( ) Boa ( )Regular ( )Ruim Grau de potencial do candidato como pesquisador ( ) Bom ( )Regular ( )Ruim Grau de Recomendação do Orientador para o Candidato ( ) Alto ( ) Médio ( ) Baixo ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (dois analisadores) PROJETO – VALOR TOTAL –5 NOTA INTRODUÇÃO/RACIONAL TEÓRICO (0 –1) JUSTIFICATIVA (IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO ESTUDO PARA CURSO MESTRADO OU DOUTORADO) (0 – 0,5) METODOLOGIA (CLAREZA DA METODOLOGIA, ADEQUAÇÃO DO MODELO DO ESTUDO PARA O CURSO MESTRADO OU DOUTORADO) (O – 2,0) EXEQUIBILIDADE DO ESTUDO (FINANCIAMENTO, LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO, ADEQUAÇÃO DOS CUSTOS) (0 – 0,5) LINGUAGEM (CLAREZA, OBJETIVIDADE, CORREÇÃO GRAMATICAL)(0 –0,5) ADEQUAÇÃO AS LINHAS DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO (0 – 0,5) ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

Muito bom = 3 Bom = 2 Regular = 1 Fraco = 0 SELEÇÃO 2007 QUESTÕES PARA ENTREVISTA (03 entrevistadores) Questões Muito bom BomRegularFraco 1- Por que está interessado em cursar o mestrado/ doutorado? 2- Em quê você acha que o Programa de Pós- Graduação em Medicina e Saúde Humana vai contribuir para a sua formação? 3- Comente o seu projeto (em aprox. 5 min) 4- O que você espera de um orientador? 5- Como você se avalia quanto ao seu preparo para a execução do seu projeto? 6- No caso de ocorrer falta de algum material ou equipamento necessário para a realização do seu projeto, qual seria a sua conduta? Total Muito bom = 3 Bom = 2 Regular = 1 Fraco = 0

ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE SELEÇÃO 2007 PESOS ENTREVISTA 3,0 (TRÊS) PROJETO 2,5 (DOIS E MEIO) CURRICULUM VITAE 2,5 (DOIS E MEIO) PROVA INGLÊS/ INFORMÁTICA 2,0 (DOIS)

ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE

PONTOS FORTES SELECIONAR OS MELHORES CANDIDATOS TRANSPARÊNCIA VISÃO GLOBAL DO CANDIDATO PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES JUSTIÇA PONTOS FRACOS SELECÃO PROLONGADA (uma semana) GRANDE NÚMERO DE ENTREVISTADOS ESTRESSE PARA OS CANDIDATOS SELEÇÃO ÚNICA MESTRADO/DOUTORADO COMPLEXIDADE

ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA E SAÚDE ESTRATÉGIAS PARA SIMPLIFICAR A SELEÇÃO VALORIZAÇÃO DO ALUNO ESPECIAL APROVEITAMENTO DE EGRESSOS MUDANÇA DE NÍVEL MESTRADO PARA DOUTORADO PONTUAÇÃO PARA FASE DE ENTREVISTA