UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Alvaro T. Prata Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI – Governo Federal Escola UNESP de.

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Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Alvaro T. Prata Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI – Governo Federal Escola UNESP de Liderança e Gestão “GESTÃO ACADÊMICA” Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP Atibaia, 01 de outubro de 2013

Australia Canada Spain South Korea Italy UK Holland Germany France India Mexico Japan Nigeria Paquistan Bangladesh Indonesia Rússia EUA Brasil China Area > 4 millions km 2 Population > 100 millions GDP > US$ 400 billions Brasil - Área, População e Economia

Algumas Vantagens Competitivas Área territorial e bom solo; Recursos naturais (minerais, petróleo) Grande potencial para energias renováveis (hidro, solar, vento, marés); Conhecimento científico; População criativa (jeitinho brasileiro…).

Algumas Fragilidades Grandes desigualdades (econômicas, sociais, educacionais); Baixa educação científica sobretudo das crianças; Baixo índice de inovação em muitos setores industriais; Pouca infraestrutura. Poucos engenheiros; Baixo índice de escolaridade na educação superior.

Desafios a Superar A cultura científica e inovadora é pouco difuldida; O empreendedorismo tecnológico é incipiente; O Setor Industrial investe pouco em P&D; Os pesquisadores e cientistas estão nas Universidades; Há pouca interação entre Universidades e Empresas.

Como Superar estes Desafios? Formação de pessoas focando nas competências e habilidades empreendedoras; Foco nas Ciências Naturais e nas Áreas Tecnológicas; Promoção da P&D&I empresarial; Cada Cidadão/Instituição deve fazer a sua parte !

"Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está" Theodore Roosevelt

Palavra Chave 1: Educação!

Por que a Educação é Importante? A Educação nos permite separar o verdadeiro do falso, e a verdade fortalece; A Educação nos permite pensar por nós mesmos, e isto nos dá autoestima e confiança; A Educação nos abre oportunidades.

Educar é instruir, orientar, motivar ! "Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios..." Abraham Lincoln

Educar é nos revelar no nosso maior potencial ! “Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos" José Saramago

Formação Requerida Devemos formar pessoas capazes de enfrentar desafios ! Como? Enfrentando desafios !!!

Hoje nós aprendemos como subir em árvores. Amanhã venham preparados para subir na árvore. Os Alunos possuem características e expectativas próprias !

IES Brasileiras do Século XXI Forte compromisso social (políticas de apoio estudantil, moradia, alimentação, bolsas, políticas de ações afirmativas, etc.); Ensino Presencial e a Distância (existindo não de forma discreta); Cursos Cooperativos (com industria e diferentes setores da sociedade); Mobilidade Estudantil (formação em várias instituições); Internacionalizada (cursos em línguas estrangeiras);

O professor não ensina inspira e motiva, e o aluno estuda, aprende, se educa; Professor atuante e dinâmico não haverá espaço para intelectual absorto e descompromissado; Cursos interdisciplinares e currículos flexíveis (biólogo com formação em computação, etc.); Eficientes e bem administradas (corpo acadêmico e corpo administrativo). Não devemos ensinar aos nossos alunos aquilo que eles podem e devem aprender sozinhos ! IES Brasileiras do Século XXI

Caracterísitcas das Melhores Universidades Pesquisa Ensino Inovação Tecnológica Concentração de Talentos Governança Favorável Recursos Abundantes

Palavra Chave 2: Inovação!

Ciência, Tecnologia e Inovação

Ciência Ciência (Conhecer) Tecnologia Tecnologia (Fazer) Inovar Inovar (Mudar/Melhorar) Empreender Empreender (Realizar/Concretizar)

A Visão Tecnológica A inovação tecnológica deve ser combinada com o desenvolvimento científico Estimular a arte de aplicar a ciência para propósitos práticos

A Curiosidade Tecnológica Como funciona uma caneta esferográfica ? Em uma máquina de costura, como é possível que a agulha conduza a linha através dos tecidos sem necessitar ter acesso às pontas das linhas ?

Benefício da Inovação Tecnológica Compres sor Sistema 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos! Aumento de eficiência de sistemas de refrigeração

Transferência do conhecimento Consumo elétrico doméstico da Alemanha em 1 ano 4X Consumo elétrico doméstico de Paris em 1 ano 65X Produção de energia elétrica na usina hidrelétrica de Itaipú 2,5 anos Redução na emissão de CO2 na atmosfera 155 milhões de toneladas 5X menos energia consumida nos últimos 30 anos......representa: Source: Refrigeration system consumption: 2,900 KWh per year

Transferência do conhecimento Ruído externo em aeronaves Miniaturização de sistemas de refrigeração Como tornar isso possível? Através de uma nova plataforma: MICROCOMPRESSOR

Transferência do conhecimento O Microcompressor utiliza o fluido refrigerante R-600a (Isobutano), que é um fluido natural que não agride o meio-ambiente. Aplicações médicas Coolers portáteis Refrigeração automotiva Resfriamento de componentes eletrônicos Roupas refrigeradas para atividades especiais

Que tipo de produto pode se beneficiar com inovação? Inovação Revolução Evolução Fonte: ESSS

Remoção das Pás Pensando fora da Casinha Fonte: ESSS

Inovação Disruptiva Fonte: ESSS

Palavra Chave 3: Empreender!

Característica dos Bons Empreendedores Conhecimento; Auto-confiança; Determinação.

P & D Inovação e Empreendedorismo Conhecimento Recursos: Pessoas Equipamentos Instalações, etc. ConhecimentoRiqueza Sabemos Gerar Conhecimento: Não Sabemos Gerar Riqueza: Virtude e Fragilidade do Nosso Sistema de C&T

Nossos melhores alunos não são estimulados a criar empresas; Nossos melhores alunos não são estimulados a criar empresas; Nossos melhores alunos são estimulados a continuar estudando. A regra tem sido: Nossos melhores alunos são estimulados a continuar estudando. A regra tem sido: Acabou a Graduação, faça o Mestrado; Acabou a Graduação, faça o Mestrado; Acabou o Mestrado, faça o Doutorado; Acabou o Mestrado, faça o Doutorado; Acabou o Doutorado, torne-se um Pesquisador na Universidade. Acabou o Doutorado, torne-se um Pesquisador na Universidade. Precisamos mostrar aos nossos bons alunos que há vida virtuosa fora da Universidade, como empreendedores. Precisamos mostrar aos nossos bons alunos que há vida virtuosa fora da Universidade, como empreendedores. Destinos dos Nossos Melhores Alunos

Diversidade Humana Brasileira Civilização Humana Civilização Humana “...herdamos dos índios essa capacidade e esse talento para o convívio, dos negros essa espiritualidade e dos europeus a tecnologia e a sabedoria ocidental. Estamos prontos para ser uma das civilizações do mundo.” Darcy Ribeiro

“Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram!” Graham Bell

Obrigado !