Trabalho sobre Biotecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alimentos Transgénicos
Advertisements

Histórico # Em 1983 foi obtida a primeira planta transgênica: uma planta de tabaco resistente a um tipo de antibiótico. # As plantas geneticamente modificadas.
Biotecnologia Prof.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
BIOTECNOLOGIA Professora: IVAnéa.
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Funcionamento das Práticas. Práticas (só para enviar ficheiros): Enviar foto de rosto: Nome do ficheiro: número.jpg (e.g.
BIOSSEGURANÇA E ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS Ricardo L. Motti Vera R. Vidigal 10 de Setembro de 2004.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
Alimentos Transgênicos e Saúde
Alimentos Trânsgênicos
Organismos Transgênicos
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Aspectos Nocivos da Pecuária Moderna
Aplicações e consequências
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
Revolução genômica: um caminho sem volta
QUANDO PENSAMOS EM BIOTECNOLOGIA, O QUE SURGE EM NOSSA MENTE???
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
Organismos geneticamente modificados
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
BIOTECNOLOGIA.
TRANSGÊNICOS Um breve apanhado.
                                                                                                
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
Agricultura Biológica
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
“Semear para os frutos colher…”
TRANSGÊNICOS.
Agrotóxicos, Transgênicos e Soberania alimentar
A genética e os genes.
1 2 Engenharia Genética e Saúde
Como surgem as normas que regulamentam os transgênicos no Brasil
Manipulação Genética.
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
Escola : E.E. Dona Consuelo
Transgênicos O que são? Aspectos Positivos Aspectos Negativos
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Agroecologia.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Eventos de Algodão em Análise
Transgênicos Os genes da discórdia.
Sua importância na agricultura !
Técnica do DNA recombinante DNA Complementar - cDNA.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
Prof. Alan Alencar Biotecnologia.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
PALESTRA VIDA URBANA E VIDA RURAL
Melhoramento Genético
História da Educação Ambiental
Aspectos econômicos da produção de milho transgênico
1 Depoimentos de Agricultores Africanos (continuação)
MEIO AMBIENTE.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Biossegurança e plantas transgênicas. O que são os transgênicos - São plantas e animais produzidos em laboratórios; - Resultam do cruzamento entre espécies.
TEMA: TRANSGÊNICO UMA NOVA OPÇÃO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, PESQUISA DOS BENEFÍCIOS PARA O CANAL VAREJO NA COMERCIALIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA NA REGIÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Reginaldo Minaré Representante da CNA.
Transgênese.
Alimentos transgénicos
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Trabalho sobre Biotecnologia Sementes do poder - a história obscura da Monsanto

Só 10 companhias controlam quase um terço do mercado mundial de sementes. DuPont, Monsanto, Syngenta e Advanta, são alguns destes gigantes que estão a pôr em risco a segurança alimentar. Estas poucas companhias controlam cerca de duas terças partes do mercado global de pesticidas, a quarta parte do mercado das sementes e praticamente a totalidade do mercado de sementes manipuladas geneticamente.

O que é a empresa Monsanto: Criada em 1946 e implantada hoje em 46 países, é uma das maiores empresas no sector de sementes e pioneira em biotecnologia. A Monsanto produz 90% dos transgénicos plantados no mundo e é uma das empresas mais polémicas da era industrial.

A jornalista francesa Marie-Monique Robin, renomada jornalista com 25 anos de experiência, após três anos de investigação, lançou o livro e documentário sobre a história obscura da Monsanto e a sua ligação íntima com governos, cientistas e imprensa pelo mundo.

« Eu descobri, por exemplo que a regulamentação norte-americana sobre os transgénicos, publicada pela FDA em 1992, foi na verdade redigida por um ex-advogado da Monsanto, que acabou por ser recrutado como número dois da FDA. Depois, quando este terminou sua missão, voltou para a Monsanto para ocupar o cargo de vice-presidente da multinacional. É impressionante ver como esta firma tem uma capacidade incrível de infiltrar todos os poderes de decisão. (…) O mundo segundo Monsanto é um mundo onde os agricultores deixam de ter o direito de guardar as suas sementes, um mundo onde há uma polícia de genes, um mundo de delação. Nos Estados Unidos, Monsanto criou um número de telefone para que os agricultores denunciem os seus vizinhos. Não é esse mundo que eu quero, nem para mim, nem para meus filhos ». By Marie-Monique Robin

Na década de 80 criou uma planta de soja transgénica denominada de Soja Round-Up Ready. Como é que foi modificada a soja Roundup Ready? Foram inseridos na soja Roundup Ready da Monsanto genes de várias espécies diferentes, a fim de que a planta adquirisse resistência a um herbicida (agrotóxico glifosato). Esse agrotóxico tem a função de eliminar as ervas daninhas da lavoura da soja. Entre os genes inseridos na soja RR estão o de um vírus, o de duas bactérias e o de uma flor, além de três genes inseridos acidentalmente.

Em 2002, cientistas descobriram que um dos genes desconhecido codifica RNA, pode portanto estar a produzir proteínas desconhecidas. A soja Round-Up Ready faz então parte das plantas transgénicas resistentes a um herbicida. Esse tal herbicida, Round-Up, é igualmente e unicamente comercializado pela Monsanto.

Patentear sementes O agricultor que sonha com uma boa colheita sabe que pode recorrer à Monsanto. Com a ajuda da engenharia genética, a Monsanto tornou a soja altamente produtiva e resistente a pragas. Os agricultores pagam uma fortuna pelas sementes da Monsanto e são obrigados pela empresa a assinar um contrato que os impede de plantar sementes provenientes das suas colheitas. Isso quer dizer que, se quiserem repetir o sucesso da safra no ano que vem, têm de recorrer mais uma vez à companhia para conseguir um novo carregamento de sementes. E como se isso não bastasse os agricultores são obrigados a comprar o herbicida Round-Up Ready igualmente criado pela Monsanto, para tratar a soja Round-Up. Durante séculos os agricultores semearam os seus campos com sementes guardadas da última safra. Agora vêm-se às voltas com a compra de sementes, adubos e pesticidas, e entram no círculo vicioso da Monsanto.

Assim, a Monsanto criou uma “polìcia” de sementes e um número de telefone especial para que agricultores vizinhos se denunciem. Em 1999, a Monsanto já tinha denunciado mais de 475 agricultores sob suspeita de terem replantado as sementes.

Os impactos mais graves causados pelas experiencias genéticas já observados são: Em relação ao meio ambiente: - Diminuição da biodiversidade: o que pode interferir negativamente no equilíbrio ecológico e na segurança alimentar. - Aumento da utilização de herbicidas: pode levar ao desequilíbrio ecológico do solo, contaminação do solo e dos lençóis de água. De acordo com a jornalista, o uso da soja Roundup Ready, muito utilizada no Brasil e na Argentina, provocou o aumento do uso do herbicida Roundup. Na era pré-RR, a Argentina consumia 1 milhão de litros de glifosato, volume que saltou para 150 milhões em 2005.

- Surgimento de superpragas (resistentes a herbicidas), - Desaparecimento de espécies benéficas; - Contaminação genética (cruzamento de OGMs com plantas convencionais); Em relação á saúde humana: - Aumento de casos de alergia; - Aumento da resistência a antibióticos; além disso, as plantas transgénicas podem produzir substâncias novas e desconhecidas, tóxicas ao homem.

“Os resultados da utilização de transgénicos são imprevisíveis, incontroláveis e desnecessários” Greenpeace Ver o filme: ir ao Youtube e procurar por « transgénicos »

Nós, consumidores podemos agir: O consumo responsável é uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa que deseja contribuir para a conservação da natureza. Ao evitar o consumo de transgénicos, estamos a evitar que sejam plantados, e assim ajudará a proteger o meio ambiente e a biodiversidade.

Exige Saber! Não te desculpes com a ignorância

Tranbalho realizado por: Amanda Schwalm Sara Galvão 12°A 2007/2008 Disciplina: Biologia Professor: Mario Correia