TRANSPORTES URBANOS.

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Transcrição da apresentação:

TRANSPORTES URBANOS

INTRODUÇÃO Escolhemos os trêns para representar o vasto campo dos transportes urbanos. Gostariamos de chamar atenção para realidade do crescimento urbano. Para cidades que já atingiram proporções de metropoles os trens demonstraram seu grande valor como alternativa para o caos do tranporte urbano.Como exemplo usamos os metrôs de São Paulo e New York ,pelo seu tempo de atuação.

DESENVOLVIMENTO O transporte público é uma necessidade que afeta milhões de pessoas e por isso merece atenção especial do Governo do Estado de São Paulo. Por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (www.stm.sp.gov.br), o Governo tem investido pesado para facilitar o dia-a-dia dos paulistanos que dependem do transporte público para transitar pela cidade. A rede de metrô aumentou e vai crescer ainda mais.

A rede de metrô aumentou e vai crescer ainda mais A rede de metrô aumentou e vai crescer ainda mais. Além da entrega da Linha 5 -Lilás (prevista para setembro), até o final de abril, será assinado contrato pelo Governo do Estado e o Banco Mundial, com o aval do Governo Federal, que irá possibilitar a liberação de financiamento para implantação da primeira etapa da Linha 4 - Amarela. A CPTM passou a oferecer um serviço ferroviário de melhor qualidade, principalmente com a aquisição de 88 trens espanhóis e alemães, que representam um aumento de quase 50% da frota da empresa. Já o processo de integração entre ônibus e trens trouxe melhoria na circulação entre municípios, mais agilidade e rapidez.

Metrô A expansão de linhas do mais moderno meio de transporte de São Paulo - o Metrô - vai passar a beneficiar mais um milhão e 250 mil pessoas por dia, através de 17 novas estações em mais 20 km de extensão. A implantação das Linhas 4 (Amarela) e 5 (Lilás) serão possíveis graças à liberação de recursos do Banco Mundial (Bird), do Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDES.

Criado em 1974, o Metrô da capital é um dos orgulhos dos paulistanos Criado em 1974, o Metrô da capital é um dos orgulhos dos paulistanos. Com 49,2 km de extensão, 46 estações e 654 carros na frota, transporta hoje quase 715 milhões de passageiros por ano. Atualmente, o sistema abriga as Linhas 1 (Azul), 2 (Verde) e 3 (Vermelha), responsáveis pela interligação com 18 terminais de ônibus, 5 estações de trem e 3 terminais rodoviários.

Criado em 1974, o Metrô da capital é um dos orgulhos dos paulistanos Criado em 1974, o Metrô da capital é um dos orgulhos dos paulistanos. Com 49,2 km de extensão, 46 estações e 654 carros na frota, transporta hoje quase 715 milhões de passageiros por ano. Atualmente, o sistema abriga as Linhas 1 (Azul), 2 (Verde) e 3 (Vermelha), responsáveis pela interligação com 18 terminais de ônibus, 5 estações de trem e 3 terminais rodoviários.

Contrato com o Banco Mundial será assinado em abril O projeto de expansão do Metrô foi apresentado pelo Governo do Estado em novembro do ano passado, durante reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird), em Washington, nos Estados Unidos.

Até o final de abril, será assinado o contrato pelo Governo do Estado e o Banco Mundial, com o aval do Governo Federal, que irá possibilitar a liberação de financiamento para implantação da primeira etapa da Linha 4 - Amarela do Metrô. Ligando o bairro de Vila Sônia (zona Oeste) a Luz, a nova linha passará pelas regiões da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros.

Expansão de Transportes sobre Trilhos concluída até 2006 Em setembro próximo, a população paulistana ganhará uma nova linha de Metrô: a Linha 5 - Lilás, que terá 9,4 quilômetros de extensão, ligando Capão Redondo ao Largo 13 de Maio. Em construção desde 1998 pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, esta é a primeira linha de Metrô inteiramente nova iniciada em 23 anos..

Até o final deste ano, também começará a ser construída a Linha 4 - Amarela do Metrô, que ligará os bairros de Vila Sônia e Luz. Com um investimento de mais de R$ 600 milhões, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Cia. do Metrô, retomou e concluiu duas obras que estavam paralisadas há cerca de seis anos. Inaugurada em abril/98,

Inaugurada em abril/98, a extensão Norte (Santana - Tucuruvi) acrescentou 3,5 quilômetros e três estações (Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi) à Linha 1 - Azul.A extensão Oeste da Linha Paulista (Clínicas - Vila Madalena), entregue em novembro/98, tem 2,2 quilômetros de extensão e duas estações (Sumaré e V.Madalena).

Metro em New York Como usar o metrô O metrô é maneira mais rápida e confiável de circular por New York. O vasto sistema se estende po 1.142 Km e tem 469 estações. A maior parte das linhas opera 24 horas por dia, o ano todo. Os serviços noturnos são menos frequentes e há menos trens nos fins de semana. O metrô de New York foi totalmente reformado e os trens agora têm ar-condicionado, são modernos e bem iluminados. Metrô de New York:

Muitas entradas de metrô em New York têm esferas iluminadas na cor verde para indicar que há venda de fichas 24 horas por dia e vermelha para indicar que a entrada é restrita. Em outras há o aviso com o nome da estação e os números ou letras das linhas que passam por lá. O metrô corre dia e noite, mas algumas linhas têm horários limitados. O serviço básico vai das 6h ate a meia noite.

Esteja sempre atento para o fato de que há dois tipos de trem Esteja sempre atento para o fato de que há dois tipos de trem. Trens locais param em todas as estações; trens expressoas são mais rápidos e param menos. As paradas distintas estão indicadas em todos os mapas do metrô.

Fichas do Metrô: O preço do bilhete do metrô é sempre igual, não importa a distância. Não há passes com desconto. Compre as fichas na bilheteria ou em máquinas. É possível compra-las em vários pontos fora do metrô, entre os quais as principais atrações turísticas e mais de 100 lojas da rede McDonald's. O MetroCard usado como ficha, tem um preço que varia de 5 dólares à 80 dólares, dependendo do número de viagens.

Fotos do Metro de New York

CONCLUSÃO O importante é aprender com os erros do passado.O sistema metrô embora muito mais caro para se implantar é praticamento eterno além de ser ecologicamente correto.Os Ônibus são agentes poluentes tanto visualmente como quimicamente atacando a camada de ozônio além do fato que tem uma vida útil reduzida e o sistema viário não comporta mais o aumento de veículos.

BIBLIOGRAFIA HOME PAGE DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. HOME PAGE DO METRÔ DE NOVA YORK.