Gildo de Almeida Leonel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA PROPOSTA DE ERP PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO AMAZONAS
Advertisements

Sistemas de Informações Gerenciais
Sistema de Informação Gerencial
Prof. Cícero Caiçara Jr. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 4 Profº CÍCERO CAIÇARA JR – MsC - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
ERP (Enterprise Resource Planning)
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Apoio às Operações
LOGISTICA EMPRESARIAL
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Administração da Produção - Petrônio Garcia Martins e Fernando Piero Laugeni – Editora Saraiva 12 Sistemas Integrados de Gestão ERP (Enterprise Resource.
Enterprise Resource Planning

Sistema ERP.
Sistemas de Informação
Sistemas de Informações AULA 2
Implementação de Sistemas
Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA À LOGÍSTICA
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Apresenta.
Sistema Integrado para Gestão Portuária
ERP - Enterprise Resource Planning
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

ERP Enterprise Source Planning
Capítulo 11 Sistemas ERP-Enterprise Resources Planning.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
FATORES DE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL
TI aplicada a Logística
Profª: Adriana Vettorazzo
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 05 Prof. Fábio Diniz.
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Sistemas de Informação
ERP.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E ESTADO Aleksander Juzwiak Carolina Carvalhal Emilio Bonduki Raymundo Neto.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
ERP ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
Equipe Prof. Henrique Freitas
Aplicar técnicas e ferramentas na movimentação de materiais
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Metodologia de Escolha de Sistemas ERP
Gestão da Tecnologia da Informação
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Enterprise Resource Planning O Enterprise Resource Planning (ERP) é um conjunto de programas integrados. O objectivo do ERP é a introdução única da informação,
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
Prof. João Carlos Gabriel
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Evolução da Tecnologia da Informação
Sistemas de Informação
Portfólio de Serviços TI
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

Gildo de Almeida Leonel Gestão da Informação Gildo de Almeida Leonel

SISTEMA ERP ENTERPRISE RESOURSE PLANNING

DEFINIÇÃO: O ERP – Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) - É um sistema de gestão que integra as operações da empresa, seus relacionamentos com o ambiente e fornece as informações precisas, de forma rápida e intuitiva para que os gestores possam analisar as relações de causa e efeito, fazer simulações e construções de cenários, além de acompanhar o resultado das ações planejadas.

DEFINIÇÃO: Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. São desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos de uma organização. Softwares ERP possuem uma grande complexidade tanto no seu desenvolvimento como no manuseio do programa em geral.

Alguns ERPs conhecidos ► Corpore RM da RM Sistemas ► R/3 da SAP ► Protheus da Microsiga - TOTVS ► EMS da Datasul - TOTVS ► Aptus ERP da Aptus Tecnologia ► Mult-Gestor da Multilogica Sistemas ► Factory da Núcleo Sistemas Entre Outros.

HISTÓRIA: ► Década de 50 e 60: Surgem os primeiros sistemas de controle de estoques, apesar da automatização ser cara e lenta. ► Década de 70: Com expansão econômica e a maior disseminação computacional surgem os MRPs (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais), considerado o “avô” dos ERPs. ► Década de 80: Com o avanço das redes de computadores ligados a servidores é desenvolvido o MRP II, que já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento.

► Década de 90: A nomenclatura ERP ganha muita força entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente. Na segunda metade da década de 90 ocorre o boom nas vendas dos pacotes de gestão.

QUANDO IMPLANTAR: O consentimento da implantação de um pacote como este requer muitos estudos, pois as mudanças durante e após a integração do sistema junto à organização pode trazer certo impacto nos processos que por sua vez eram realizados de formas diferentes. A decisão de implantar um Software ERP não deve, de maneira alguma, ser tomada mediante circunstâncias de pressão ou urgência. Esta implantação deve ser a favor da organização, ou seja, o sistema deverá adaptar-se ás necessidades da organização e não o contrário, lembrando que este fator é válido para a implantação de qualquer sistema de informação 8

CUSTO X BENEFÍCIO X TEMPO Empresas de Desenvolvimento que prestam serviços de Soluções ERP, normalmente possuem valores muito flexíveis ao formato da empresa contratante, porém o custo em um investimento como este é muito alto. Os benefícios notórios e generalizados de um ERP são: Segurança, Redução de Custo, Agilidade nos Processos, Sustentabilidade, etc. Quanto ao tempo de implantação total e funcionamento operacional, este pode variar de 6 a 24 meses ou mais. 9

CARACTERÍSTICAS: ERP integra funções de controles financeiros, contabilidade, folha de pagamento, faturamento, compras, produção, estoque e logística. Possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, o que permite administrar os negócios em uma única base de dados.

É um instrumento para a melhoria de processos e das informações online e em tempo real. Permite aos gestores das empresas visualizarem as transações efetuadas, o impacto delas em cada área da empresa, desenhando um amplo cenário dos negócios

O banco de dados interage com todos o aplicativos do sistema, desta forma, elimina-se a redundância e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas. Cada sistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) para aquisição. Estes são os pacotes funcionais, individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização (financeiro, engenharia, administração de materiais, contabilidade, etc.).

Benefícios do ERP’s Eliminar o uso de interfaces manuais Redução de custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado

Desvantagens do ERP’s A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada Altos custos que muitas vezes não comprovam o custo/benefício Dependência do fornecedor do pacote Cortes de pessoal, que gera problema social Adaptação de processos ultrapassados.