Peakit - Nelson Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Catequese e Iniciação Cristã
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
O QUE É A PASCOM?.
Ministério de Comunicação Social – RCC SC Núcleo de Formação
Apresentando.
A biblioteca escolar e os ambientes digitais
Bíblia e (é!) comunicação
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
O Cenário Virtual.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
Utilitário gráfico: Microsoft PowerPoint
Pastoral da Comunicação
Unidade 2 Formatação: Myrian Laste NTE / Concórdia.
Um suporte na Sala de Aula
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
As vantagens da internet
Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
Departamento Arquidiocesano da Catequese
O CATEQUISTA É....
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Microsoft PowerPoint 2007.
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Sínodo sobre nova evangelização
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
O princípio da interação: “Fé-Vida”
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Competências e Habilidades
Ferramentas de comunicação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Tecnologias da Informação e Comunicação
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Comunicação na catequese
MegaExpansão - Técnico informático de Sistemas. Apresentador gráfico. Que permite fazer apresentações multimédia no computador. Apresentação de diapositivos.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
Projecto IMD_TP_1L Internet e Multimedia Digital Paulo Correia Nº : TEMA Grupos de Notícias; Comunicação Interactiva; Envio Instantâneo de Mensagens.
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
Tendências da Linguagem Publicitária
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Lojas de Informática & eletrônicos
Apresentação - Global TV. Global TV – O Produto A solução de gestão multimédia GlobalTV é um sistema integrado de gestão de conteúdos e espaços de atendimento.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Metodologia Catequética
Transcrição da apresentação:

Peakit - Nelson Rodrigues Recursos web e catequese 13 de setembro – dia do catequista sameiro, braga

Catequizar é comunicar Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. A catequese é um acto de comunicação porque há uma transmissão de uma Mensagem que é a Boa Nova, o Evangelho. O catequista é comunicador da linguagem de fé porque tem a missao de dar a conhecer ao catequizando e de o fazer participar numa Mensagem que era exclusivamente dele.

Catequizar é comunicar O catequista tem, assim, de repensar e de readaptar, cada vez mais, os instrumentos de comunicação mais adequados para que a mensagem possa chegar ao destinatário, a fim de promover uma profissão de fé viva, explícita e actuante” (DGC 78). o catequista tem de se confrontar continuamente com a sua linguagem, tem de questionar sobre o que quer comunicar e como poderá ele fazer entender ao catequizando as verdades da fé. É, deste modo, importante que este último, enquanto comunicador da fé, se consciencialize das diferentes formas de linguagem, técnicas e metodologias que estão à sua disposição e que melhor se adaptam

Catequizar é comunicar Será, de facto, que a comunicação verbal é suficiente para que haja uma verdadeira adesão do catequizando à Mensagem de Deus? Quantas vezes passamos as nossas sessões de catequese a falar sobre um determinado conteúdo para, depois, verificarmos que não houve uma verdadeira comunicação? A linguagem usada pelo catequista, desadequada dos interesses e das expectativas dos catequizandos, pode ser, de facto, um obstáculo à comunicação da Mensagem de Deus.

Catequizar é comunicar Se quisermos tocar nos corações dos nossos catequizandos, seremos mais eficazes na transmissão da Mensagem divina usando múltiplas linguagens, originais e interactivas. O uso da Internet e das Novas Tecnologias na catequese são uma destas formas de expressão à disposição do catequista. Também Deus, para comunicar o Seu amor, se serviu de todos os recursos de comunicação disponíveis (a palavra, os gestos, os sinais), partindo sempre de experiências feitas e de realidades vividas. Cabe agora ao catequista seguir o exemplo de Deus e levar o catequizando a viver uma experiência de fé viva, explícita e actuante.

Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Actualmente, a catequese encontra grandes concorrentes à sua missão, tais como, por exemplo, a televisão, a playstation, os telemóveis, os mp3, etc., defrontando-se, por conseguinte, com uma necessidade urgente, de novas propostas, para que se torne, assim, uma catequese mais dinâmica, interactiva e comunicativa.

Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Assim, a Internet e as Novas Tecnologias a ela associadas lançam, hoje, grandes desafios à Pastoral Catequética, uma vez que, pela sua capacidade de abranger texto, imagem e som num único meio de comunicação, conseguem levar, de uma forma virtual, a Mensagem de Jesus a todas as pessoas do nosso tempo.

Os meios audiovisuais na Catequese Senão vejamos:

Os meios audiovisuais na Catequese

Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese É, pois, cada vez mais urgente e necessário que os catequistas se sintam sensibilizados e estimulados para beneficiarem dos aspectos positivos que a Internet comporta. O Evangelho é, antes de mais, “novidade” e “palavra nova”, uma verdadeira “boa notícia”. Hoje, por isso, Evangelho é também imagem, flash, CD-ROM, DVD, vídeo jogo, imagens em movimento, multimédia, páginas Web, e-mail, PowerPoint, videoclip, portefólios, etc. e tudo o que for meio de levar a Jesus Cristo onde for possível, no mínimo tempo possível e com a máxima qualidade possível.

Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese Ser catequista hoje significa saber tudo isto. Mas não só. É preciso ser capaz de usar os instrumentos e as Novas Tecnologias (a Internet, o messenger, o telemóvel, as páginas Web, os vídeos, etc.).

Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese A Internet e as Novas Tecnologias oferecem um verdadeiro espaço de comunhão e de comunicação interpessoal, com grandes vantagens: informação inesgotável, acessibilidade a realidades antes demasiado distantes, rapidez, instantaneidade, novas possibilidades. Trata-se de uma linguagem com grandes potencialidades comunicativas e criativas. Ainda que a Internet e as Novas Tecnologias não substituam o contacto interpessoal, a experiência de Deus, o Testemunho e a vida sacramental… As novas tecnologias podem, de facto, provocar e ajudar à vivência pessoal e comunitária da fé quando se passa do virtual ao real e assim, também, a um compromisso efectivo, realizando, destarte, o anúncio da Palavra e da nossa fé aos jovens e crianças de hoje, com os meios e as linguagens do nosso presente, de forma a torná-lo mais criativo, mais amplo e cativante. Em boa verdade, o número de sentidos que pode estimular e a potencialidade que estes meios reúnem na retenção e comunicação de informação justificam por si só a nossa atenção no campo catequético.

AS Novas Tecnologias na Catequese CD e DVD-ROMs: Estes oferecem grandes possibilidades num único instrumento multimédia: vídeos, jogos, textos, animações, canções, etc. Tudo de fácil acesso, sempre e quando se queira utilizar, durante o tempo que se quiser, fazendo com que os destinatários aprendam de forma interactiva, voluntária e divertida.

AS Novas Tecnologias na Catequese PowerPoints: Para uma apresentação de um tema, é hoje muito comum recorrer-se ao “PowerPoint” como instrumento de visualização de conteúdos (aos quais se pode acrescentar imagens, textos, vídeos, sons, gráficos, …). Na catequese podem ser usados para ilustrar uma passagem evangélica, para centrar a atenção em assuntos específicos ou como complemento dinâmico.

AS Novas Tecnologias na Catequese Mensagens SMS e MMS: Esta é uma boa forma de comunicar com os catequizandos. Na verdade, um SMS pode conter um pensamento, um convite à oração, um pedido, uma palavra amiga de acompanhamento, a marcação de um encontro, uma partilha, uma recordação, uma citação. Este é um meio diferente e eficaz, se for bem utilizada.

AS Novas Tecnologias na Catequese E-mails: este novo meio de comunicação pode conter imagens, sons, vídeos… Interacção, comunicação, partilha, participação são algumas das características dos e-mails. Na catequese podem ser um veículo de partilha de ideias, de materiais, de boas mensagens. Ao contrário do SMS, podem ser mensagens mais elaboradas e reflexivas.

AS Novas Tecnologias na Catequese “Messenger” : Meio de comunicação de grande sucesso entre os adolescentes, e um excelente meio para “encontrarmos” os nossos catequizandos e fazermos um acompanhamento, interagindo, comunicando, trabalhando dimensões espirituais ou outras.

AS Novas Tecnologias na Catequese Página Web: Há muitas páginas na Internet com informações, técnicas, jogos, temas, utilidades, documentos, sendo todas elas de uso fácil para a catequese e que podem ser úteis para o desenvolvimento da mesma. E… porque não construir uma página Web para o grupo de catequese?

Facilidade em encontrar os contactos (emails) dos catequistas Vantagens em utilizar O WEBSITE DO DAC COMO plataforma de partilha de conteúdos on-line Facilidade em encontrar os contactos das Equipas Arciprestais de Catequese Facilidade em encontrar os contactos (emails) dos catequistas Possibilidade de discutir temas importantes entre todos através do fórum Facilidade em partilhar conteúdos educativos entre a comunidade ……

Página Inicial

DAC – Apresentação da equipa do DAC

Noticias

Biblioteca

Agenda

Catequistas da Arquidiocese

Catequistas da Arquidiocese

Multimédia

Opinião

Fórum – Interacção dos utilizadores

Partilha de Recursos – Interacção dos utilizadores

RSS

RSS

Inscrições

Conclusão As TIC podem ajudar a Catequizar O portal do DAC se bem usado, é um meio poderoso de intercâmbio e partilha de conteúdos O portal do DAC pode potenciar e ajudar a quebrar barreiras e incentivar a entreajuda de todos os catequistas

Sugestões ?