PROJETO DE TELEMÁTICA E TELEMEDICINA EM APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Ana Karina P. Barbosa1, Magdala de A
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Universidade Federal de Pelotas
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
AGENDADE GESTÃO MUNICIPAL. AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Agenda voltada à construção de um canal de interlocução.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Telessaúde Aplicada a Atenção Básica no Brasil
Programa Nacional de Telessaúde
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO Área de Projetos Especiais
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
PROJETO TELESSAUDE TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
DIRETORIA DE ATENÇÃO BÁSICA
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Estado da Paraíba com a classificação dos Municípios de acordo com a cobertura populacional do PSF. Paraíba, municípios sem PSF 9 municípios com.
Secretaria de Educação Básica
Programa Telessaúde Brasil
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Fabiano André Vergani
Processos de qualificação da Atenção Primária à Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (Telessaúde) Carlos André Aita Schmitz Médico.
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
CÂMARA DE SAÚDE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Por: Gerente Quéren Ávila med
SUPERVISÃO DE PECUÁRIA AÇÕES COORDENADAS PELA SUPERVISÃO ATÉ DEZEMBRO – Seminário Controle de Ectoparasitos em Bovino de Leite (Meta 1) Convênio.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
UFBA - Universidade Federal da Bahia
CRITÉRIO PARA HABILITAÇÃO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Goiás.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Programa de Inclusão Digital
Boletim Epidemiológico da dengue
PERFIL E REGULAÇÃO DO ACESSO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Antenor Pinheiro Superintendente da Secretaria das Cidades/GO Coordenador da ANTP Regional Centro Oeste.
Associação Brasileira
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE TELEMÁTICA E TELEMEDICINA EM APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL NÚCLEO GOIÁS Alexandre Taleb

PROJETO DE TELEMÁTICA E TELEMEDICINA EM APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL NÚCLEO GOIÁS Alexandre Taleb

NÚCLEO GOIÁS Coordenação Nacional Ministério da Saúde DEGES: Depto. Gestão da Educação em Saúde OPAS USP UFMG

NÚCLEO GOIÁS Coordenação Local Universidade Federal de Goiás – UFG Faculdade de Medicina – FM-UFG Centro de Referência em Oftalmologia - CEROF Núcleo de Telemedicina e Telesaúde da FM-UFG Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas – FUNDAHC

NÚCLEO GOIÁS Coordenação Local Nosso endereço: Núcleo de Telemedicina e Telessaúde / Faculdade de Medicina/UFG 1ª Avenida, s/nº - Setor Leste Universitário – Goiânia- CEP: 74.605-020 – Fone: (62) 3521-1826 Nossa Equipe: Prof. Dr. Alexandre C. Taleb – Coordenador do Projeto- taleb@uol.com.br – 9631-6652 Susete Fernandes de Faria Lessa – Gerente – susete@telemedicina.med.br – 8141-9549 Quéren Ávila– Secretaria – queren@telemedicina.med.br – 8424-2127 Jonatas Abreu – Gerente de Tecnologia – jonatas@telemedicina.med.br – 8405-8663 Pedro Henrique de M. Rodrigues – Programador – pedrohmr@telemedicina.med.br – 8404-8954 Cristiano Rodrigues – Design e manutenção – cristiano@telemedicina.med.br – 8435-0115

NÚCLEO GOIÁS Parcerias Secretaria de Estado da Saúde SPAIS Regionais de Saúde BIPARTITE COSEMS Secretarias Municipais de Saúde

NÚCLEO GOIÁS Cooperação Faculdade de Enfermagem Faculdade de Odontologia Escola de Engenharia Elétrica e Computação

NÚCLEO GOIÁS Objetivo Geral Melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica do SUS por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família através de tecnologia capaz de promover a teleducação, e a telemedicina, com resultados positivos na resolutividade do nível primário e na saúde da população

Objetivos Específicos NÚCLEO GOIÁS Objetivos Específicos Criar o Pólo de Telemedicina do Estado de Goiás, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás para dar apoio à consecução dos objetivos gerais e específicos. Formar uma infra-estrutura de informática e telecomunicação para desenvolvimento contínuo dos profissionais das equipes de saúde da família, à distância, através multimeios (biblioteca virtual, videoconferência, habilidades presenciais e virtuais, canais públicos de televisão, vídeo streaming e chats).

Objetivos Específicos NÚCLEO GOIÁS Objetivos Específicos Participar de uma rede de instituições para desenvolvimento colaborado de materiais de teleducação. Contribuir na sistematização do processo da teleducação formativa em saúde (treinamento, qualificação prática, e avaliação de competências de profissionais). Desenvolver programas de capacitação nas áreas de medicina, odontologia e enfermagem.

Objetivos Específicos NÚCLEO GOIÁS Objetivos Específicos Estruturar um sistema de consultoria e segunda opinião educacional entre preceptores de Medicina de Família e Comunidade, especialistas de instituições de ensino superior e profissionais da atenção básica, utilizando os recursos da telessaúde offline e online. Promover a inclusão digital dos profissionais da Atenção Primária.

Objetivos Específicos NÚCLEO GOIÁS Objetivos Específicos Implementar uma estratégia de logística para otimizar os custos do sistema público de saúde através da melhor resolutividade da atenção básica, diminuição de encaminhamentos ao nível secundário, terciário, unidades de urgência e adequação da solicitação de exames complementares. Prover acesso amplo a uma rede de fontes de informação de boa evidência em cuidados primários à saúde para subsidiar os processos de decisão clínica, formação e gestão na área.

Objetivos Específicos NÚCLEO GOIÁS Objetivos Específicos Promover integração entre os profissionais das equipes de saúde da família e gestores do sistema de saúde a nível municipal, estadual e federal. Promover integração entre a academia e o nível primário de atenção à saúde. Estruturar um projeto piloto de Diagnóstico Precoce de Retinopatia Diabética e acompanhamento fundoscópico de pacientes diabéticos através de Assistência Remota para Retinopatia Diabética

Atividades Desenvolvidas NÚCLEO GOIÁS Atividades Desenvolvidas Criação do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFG Desenvolvimento de Conteúdo: Capacitação em Oftalmologia para não oftalmologistas (médicos generalistas e acadêmicos de medicina) Criação da CTO (Central de Teleoftalmologia) do CEROF-UFG Apoio diagnóstico à distância

Equipamentos Previstos NÚCLEO GOIÁS Equipamentos Previstos KIT para cada PSF 01 Computador de teleconferência 01 Webcam 01 Kit multimídia 01 Impressora 01 Máquina Fotográfica Digital 01 Adaptador para Oftalmologia e Dermatologia (?) 01 ECG digital

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Definição das equipes de PSF 16 regionais 08 distritos

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Critérios de Inclusão Primários: Municípios com pelo menos 3 equipes de saúde da família Municípios com barreiras de acesso geográfico; Municípios com IDH menor que 0,500; Observação: A cobertura, nas distintas regiões do estado, deverá seguir o percentual máximo de 20% dos pontos para as regiões metropolitanas e o mínimo de 80% dos pontos para os municípios não pertencentes à região metropolitana.

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Critérios de Inclusão Secundários: Mínimo de três municípios por regional Municípios com população menor ou igual a 100.000; habitantes; Municípios com cobertura da Estratégia de Saúde da família igual ou maior que 50%; Municípios com infra-estrutura mínima de telecomunicação (acesso à Internet) Adesão e comprometimento do gestor Posto de Saúde com sala própria para instalação do equipamento (segurança e privacidade) Municípios com maior percentual populacional de cobertura pelo PSF.

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Definição das equipes de PSF UBSs e N° de equipes por UBS Municípios a serem contemplados Goiânia 10 pontos 45 UBSs + 3 CAIS = 145 ESFs Aparecida de Goiânia 20 UBSs = 31 ESFs Interior do Estado – 80 pontos 80 municípios com 1 ponto

NÚCLEO GOIÁS Regional No. Municípios No. Selecionados Pontos a Instalar Norte 13 03 Serra da Mesa 09 05 Pirineus 12 06 São Patrício 26 11 Central 25 21 Centro-Sul 14 23 Rio Vermelho 18 07 Oeste I 16 04 Oeste II Entorno Norte 17 Entorno Sul Nordeste Sudoeste I Sudoeste II 10 Estrada de Ferro Sul Total 246 105 116

10 pontos 1ponto

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Oeste I (4) Iporá Montes Claros Aragarças Piranhas Regional Estrada de Ferro (3) Pires do Rio Catalão Ipameri

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Sudoeste I (7) Paranaiguara Caçu Santa Helena de Goiás Acreúna São Simão Quirinópolis Rio Verde Regional Pirineus (6) Padre Bernardo Abadiânia Goianápolis Cocalzinho Corumbá de Goiás Anápolis

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional São Patrício (11) Uruana Goianésia Rubiataba Jaraguá Itapaci Crixás Ceres Carmo do Rio Verde Campos Verdes Rialma Santa Terezinha de Goiás

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Entorno Sul (7) Cidade Ocidental Luziânia Cristalina Águas Lindas Novo Gama Santo Ant. do Descoberto Valparaíso Regional Rio Vermelho (7) Araguapaz Goiás Itapirapuã Itapuranga Mozarlândia Nova Crixás Itaberaí

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Serra da Mesa (3) Niquelândia Uruaçu Campinorte Regional Sudoeste II (3) Jataí Caiapônia Doverlândia

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Entorno Norte (5) Planaltina de Goiás Posse Flores de Goiás Formosa Alvorada do Norte

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Centro-Sul (13+10) Aparecida de Goiânia (10) Aragoiânia Bela Vista Edéia Hidrolândia Indiara Jandaia Leopoldo de Bulhões Orizona Pontalina Senador Canedo Piracanjuba Silvânia Vianópolis

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Central (11+10) Goiânia (10) Guapó Itauçú Nazário Nerópolis Nova Veneza Anicuns São Francisco Goianira Petrolina Inhumas Trindade

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Nordeste (3) Campos Belos Alto Paraíso Selecionar uma cidade entre Cavalcante, São Domingos, Teresina de Goiás, Monte Alegre e Divinópolis de Goiás. Regional Sul (6) Joviânia Morrinhos Bom Jesus Itumbiara Goiatuba Cachoeira Dourada

Cidades Pré Selecionadas NÚCLEO GOIÁS Cidades Pré Selecionadas Regional Norte (3) Minaçu Porangatú São Miguel do Araguaia Regional Oeste II (4) São Luis Montes Belos Palmeiras Paraúna Firminópolis

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Teleoftalmologia Capacitação em Oftalmologia para Não Oftalmologistas Curso Teórico Objetos de Aprendizagem Curso Prático

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Teleoftalmologia Segunda Opinião Médica à Distância

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas Teleoftalmologia Causas Prevalentes de Cegueira Retinopatia Diabética DMRI Glaucoma Catarata 27 jul 07

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas at

Atividades Específicas NÚCLEO GOIÁS Atividades Específicas www.telessaude.org.br at

Qualquer dúvida entre em contato conosco