OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
Unidade 01 – O território brasileiro
Escola Estadual Maria José
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
E. E. Braz Sinigáglia TRABALHO DE GEOGRAFIA
Pecuária.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Órgãos da Justiça Federal
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
O complexo geoeconômico da Amazônia corresponde a cerca de 60% do território nacional, onde vivem apenas 7% de toda a população nacional, figura como.
Complexo Geoeconômico Centro-Sul
Revisão Trimestral – 3ºTrimestre/2010 – 6ª série
Recuperação anual – 6ª série
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
Infraestrutura Regional de Aeroportos
Módulo 16 – Brasil: Território, espaço geográfico e regionalização
Regionalizações do Brasil
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
REGIONALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO REGIONAL
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
O BRASIL NO MUNDO.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
Evolução das taxas de analfabetismo por região
REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
AS REGIÕES BRASILEIRAS
BIOMAS BRASILEIROS.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Prof. Jefferson Geografia.
A divisão regional de 1970 Baseada no conceito de regiões homogêneas: combinação de aspectos naturais e econômicos, com predomínio do segundo elemento.
Brasil: Divisão Política
COMPLEXOS REGIONAIS.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Diferentes regionalizações do território brasileiro
CAPÍTULO 14 – COMPLEXOS GEOECONÔMICOS DO BRASIL
Formação do Território Brasileiro
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
Regionalização do território brasileiro
Trabalho de geografia Alunas:TAIS E VALDIRENE Números:20 e 23
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
Fortaleza, 30 de Julho de 2010 Uma Agenda de Desenvolvimento para o Estado do Ceará Propostas para a Geração de Renda, Combate a Pobreza e Redução da Desigualdade.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
EQÜIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRAS.
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
AS REGIÕES DO BRASIL.
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Complexo do Nordeste. Características gerais  Áerea equivalente a 1milhão e 500mil km² (pouco mais de 20% do território brasileiro)  Abrange inteiramente.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
AS NOVAS FRONTEIRAS DO CAPITALISMO GLOBAL
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
Diferentes divisões regionais. Podemos estudar as superfícies de países, estados, cidades ou qualquer parte do planeta dividindo em regiões geográficas.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Transcrição da apresentação:

OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS

ALÉM DA DIVISÃO REGIONAL DO IBGE, OUTRA PROPOSTA CARACTERIZA OS ESPAÇOS BRASILEIROS SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DA SUA ECONOMIA.

ELA FOI ELABORADA EM 1967 PELO GEÓGRAFO PEDRO PINCHAS GEIGER, QUE DIVIDIU O BRASIL EM TRÊS GRANDES COMPLEXOS REGIONAIS – AMAZÔNIA, NORDESTE E CENTRO-SUL – SEGUNDO SUAS CARACTERÍSTICAS GEOECONÔMICAS.

O SUL DO MATO GROSSO E DE TOCANTINS ESTÁ AGRUPADO AO COMPLEXO REGIONAL CENTRO- SUL POR CAUSA DE SUAS RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA ECONÔMICA.

O NORTE DE MINAS GERAIS PASSA A COMPOR O COMPLEXO DO NORDESTE POR SER UMA ÁREA COM CARACTERÍSTICAS ECONÔMICAS E NATURAIS SEMELHANTES: CLIMA-SEMI-ÁRIDO E POBREZA

A PORÇÃO OESTE (OCIDENTAL) DO MARANHÃO PASSA A INTEGRAR O COMPLEXO REGIONAL DA AMAZÔNIA PELA SUA AFINIDADE ECONÔMICA EXTRATIVISTA. E GRANDE PARTE DO MATO GROSSO.

COMPLEXO AMAZÔNICO COM UMA ÁREA DE 5 MILHÕES DE KM2, A AMAZÔNIA COMPREENDE 58% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. ALÉM DA REGIÃO NORTE ESTABELECIDA PELO IBGE, ABRANGE GRANDE PARTE DOS ESTADOS DO MATO GROSSO E DO MARANHÃO.

QUADRO NATURAL : CLIMA EQUATORIAL, DOMÍNIOS DE TERRAS BAIXAS AMAZÔNICAS, FLORESTA EQUATORIALE BACIA AMAZÔNICA.

QUADRO HUMANO E ECONÔMICO: PEQUENA POPULAÇAO ABSOLUTA, BAIXA DENSIDADE DEMOGRÁFICA E ECONOMIA BASEADA NO EXTRATIVISMO MINERAL E VEGETAL. APRESENTA CRESCIMENTO INDUSTRIAL NA ZONA FRANCA DE MANAUS. É O PRINCIPAL REDUTO DE POVOS INDÍGENAS, DE PROBLEMAS DE POSSE DE TERRA E DESMATAMENTOS (QUEIMADAS) HOJE , A AMAZÔNIA É FRONTEIRA DE EXPANSÃO AGROPECUÁRIA E DE POVOAMENTO

COMPLEXO NORDESTINO COM 1,5 MILHÃO DE KM2 A REGIÃO GEOECONÔMICA DO NORDESTE OCUPA 18% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. COMPREENDE O NORTE DE MINAS GERAIS, MAS NÃO INCLUI O OESTE DO MARANHÃO.

CONSIDERADA A “REGIÃO PROBLEMA” DO PAÍS, O NORDESTE ENFRENTA GRAVES CONFLITOS SOCIAIS E ECONÔMICOS: ÁREA DE REPULSÃO DE POPULAÇÃO, ANALFABETISMO, MORTALIDADE INFANTIL, CONCENTRAÇÃO DE RENDA E DE TERRAS, SECA, FALTA DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO.

COMPLEXO CENTRO-SUL COM CERCA DE 2 MILHÕES DE KM2, O COMPLEXO REGIONAL DO CENTRO-SUL ABRANGE A MAIOR PARTE DE MINAS GERAIS, MATO GROSSO DO SUL, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, SANTA CATARINA, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO.

CORRESPONDE ÀS TERRAS DAS REGIÕES SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE CORRESPONDE ÀS TERRAS DAS REGIÕES SUDESTE, SUL E CENTRO-OESTE. É O COMPLEXO REGIONAL MAIS IMPORTANTE E O CENTRO ECONÔMICO DA NAÇÃO, COM MAIS DE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. AÍ ESTÃO 16 DAS 22 ÁREAS METROPOLITANAS DO PAÍS.

UMA NOVA VISÃO

O GEÓGRAFO MILTON SANTOS E A PROFESSORA MARIA LAURA SILVEIRA PROPUSERAM UMA NOVA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL, BASEADA EM QUATRO REGIÕES OU EM “QUATRO BRASIS”. O CRITÉRIO PRINCIPAL DEFINIDOR DESSA NOVA REGIONALIZAÇÃO FOI O DO “MEIO-TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMAL” , ISTO É, A “INFORMAÇÃO” E AS “FINANÇAS” ESTÃO IRRADIADAS DE MANEIRAS DESIGUAIS E DISTINTAS PELO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

REGIÃO AMAZONICA: PARÁ, AMAPÁ, RORAIMA, AMAZONAS, ACRE E RONDÔNIA REGIÃO AMAZONICA: PARÁ, AMAPÁ, RORAIMA, AMAZONAS, ACRE E RONDÔNIA. BAIXAS DENSIDADES TÉCNICAS E DEMOGRÁFICAS

REGIÃO NORDESTE: MARANHÃO, PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE E BAHIA. FOI A PRIMEIRA REGIÃO A SER POVOADA. APRESENTA UMA AGRICULTURA POUCO MECANIZADA, SE COMPARADA À REGIÃO CENTRO-OESTE E À REGIÃO CONCENTRADA.

REGIÃO CENTRO-OESTE: GOIÁS, MATO GROSSO, MATO GROSSO DO SUL E TOCANTINS. DE OCUPAÇÃO RECENTE, APRESENTA UMA AGRICULTURA GLOBALIZADA, ISTO É, MODERNA MECANIZADA E PRODUTIVA.

REGIÃO CONCENTRADA: SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO, PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL. É A REGIÃO QUE CONCENTRA A MAIOR POPULAÇÃO, AS MAIORES INDÚSTRIAS, OS PRINCIPAIS PORTOS, AEROPORTOS, SHOPPINGS CENTERS, SUPERMERCADOS, AS PRINCIPAIS RODOVIAS E INFOVIAS, AS MAIORES CIDADES E UNIVERSIDADES. REUNE OS PRINCIPAIS MEIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E AS FINANÇAS DO PAÍS.

REGIÃO CONCENTRADA