Estudo - Gestores de PMEs em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
ABCD da Indústria Química: possibilidades e limitações
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
ESTUDO SOBRE A APURAÇÃO DO SPREAD E VALOR ADICIONADO Instituições Financeiras Bancárias Brasileiras SP, 15/02/06 FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS FUNDAÇÃO.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
A Competitividade Internacional no Setor da Cortiça
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
Quanto pesa no varejo? Outubro – Dezembro / 2013.
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
RELACIONAMENTO BANCÁRIO
FEIRAS E EVENTOS A REFERÊNCIA DO FRANCHISING EM PORTUGAL. Data: Maio de 2013 Local: Lisboa Data e Locais: 31 de Março - Faro | 21 de Abril - Coimbra.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
PIB Municipal 2009 Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2011http:// FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contabilidade Social.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
ALBERTO PIMENTA Director de Estratégia e Desenvolvimento CTT
Perfil dos respondentes:
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
DESAFIOS DO CENÁRIO ECONÔMICO EM UM ANO ELETORAL
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Projeto Medindo minha escola.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
ABRASEM Plante Refúgio e Coexistência 2011 Março de 2012.
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Perspectivas da Indústria Brasileira
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
Clínica Online e TISS
Resultados 2T14 25 de Julho de RESULTADOS 2T14 # 2 receita líquida consolidado R$ milhões CAGR ‘11 – ’13 = 12,0% +10,5 % Receita Líquida +9,5 %
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
O que falta ao trabalhador brasileiro
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Plano de Metas 2009 Fechamento de dezembro/2009. Associados Bateram a meta: 61 agências (81,33%) Não bateram: 14 agências (18,67%)
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Estratégia Organizacional
Transcrição da apresentação:

Estudo - Gestores de PMEs em Portugal Perspetivas Económicas e Planos de Adoção Cloud Dados de Inquérito - Portugal

Objeto Âmbito do Estudo Amostra Estudo europeu encomendado pela Microsoft à consultora inglesa Vanson Bourne, conduzido em Outubro-Novembro de 2011 a Gestores de PMEs na Europa, que incluiu gestores portugueses. Âmbito do Estudo Apurar as expectativas dos decisores de PMEs para o próximo biénio 2012-2013, tendo em conta o atual contexto económico e, ainda aferir a sua opinião sobre o papel que o modelo tecnológico cloud computing pode assumir na retoma da economia e na elevação dos níveis de produtividade das PMEs. Amostra O estudo captou respostas válidas de 2100 decisores de PMEs em toda a Europa, incluindo Portugal. A nível nacional, o estudo foi sustentado numa amostra que contemplou 100 decisores de empresas nacionais dos principais setores da atividade económica: indústria (18%), tecnologias (18%), telecomunicações (11%), retalho (9%), serviços financeiros (7%), automóvel (5%), comerciais / serviços (32%).

Perfil das PMEs Portuguesas Inquiridas Quando inquiridas sobre a internacionalização do seu negócio, 48% das empresas impactadas pelo estudo revelaram que o seu negócio tem operações internacionais e 52% afirmaram não ser esta a realidade do seu negócio

Perfil das PMEs Portuguesas Inquiridas No que concerne aos mercados onde detêm mais operações, 46% das empresas portuguesas refere a Europa, 33% Portugal, 10% África e apenas 6% EUA

Dados em destaque - Economia Expectativas dos Decisores das PMEs Portuguesas para o próximo biénio 2012-2013, comparativamente a 2010 Dos decisores inquiridos a nível nacional, 29% afirma acreditar que os próximos 12 a 18 meses serão mais bem-sucedidos do que 2010, contra 25% que consideram que terão igual sucesso. 20% demonstram, ainda, expectativa de aumentar o número de contratações.

Principais Barreiras ao Crescimento das PMEs em Portugal Dados em destaque - Economia Principais Barreiras ao Crescimento das PMEs em Portugal O estudo revela que 67% dos gestores portugueses diz que as principais barreiras ao crescimento das PMEs em Portugal deve-se à incerteza económica, 38% à falta de liquidez no mercado e 33% à quebra no consumo

Medidas para potenciar o crescimento das PMEs em Portugal Dados em destaque - Economia Medidas para potenciar o crescimento das PMEs em Portugal Quando inquiridos sobre o que ajudaria aos crescimento das PMEs, 73% dos gestores nacionais sugere a redução dos impostos e 59% solicita mais proteção, nomeadamente com a introdução de medidas ao incentivo à compra de produtos portugueses

Principais preocupações dos Pequenos e Médios Empresários Dados em destaque - Economia Principais preocupações dos Pequenos e Médios Empresários 63% dos Pequenos e Médios Empresários considera que a Europa é mais lenta do que os mercados emergentes, 56% crê que o país está aquém do desejável na adoção das novas tecnologias e 40% acredita que as empresas europeias estão mais avançadas tecnologicamente, colocando desafios extra às PMEs portuguesas

O Papel das TI na competitividade das PMEs Dados em destaque - Tecnologia O Papel das TI na competitividade das PMEs 81% dos empresários nacionais considera que as TI têm um papel vital, 78% considera que têm um papel crucial e valoriza, ainda, o fato de ajudarem os colaboradores e funcionários a uma maior mobilidade no trabalho. 74% considera, ainda, que o papel das TI é o de contribuir para o incremento da faturação.

Dados em destaque - Tecnologia Considerando o atual contexto económico e o seu negócio em particular, qual a sua opinião sobre os seguintes aspetos? TI podem ajudar as equipas a trabalhar a partir de qualquer local e a qualquer hora 78% Qualquer investimento em TI pode contribuir para o crescimento das receitas 74% Todos os investimentos em TI necessitam de um modelo de negócio explícito 73% Prefiro alugar TI em vez de comprar novas tecnologias (hardware e software), de modo a manter a flexibilidade e custos reduzidos 45%

Perceção dos decisores portugueses sobre Cloud Computing Dados em destaque - Tecnologia Perceção dos decisores portugueses sobre Cloud Computing Quando inquiridos sobre o que é o cloud computing, 22% diz estar relacionado com os serviços utilizados em casa e na esfera pessoal (hotmail, messenger, photo sharing, windows live photo gallery), 36% referem estar relacionado com o aluguer de serviços de computação alojados na web, ao passo que 14% já refere já ter ouvido falar, mas não sabe o que significa e 29% refere nunca ter ouvido falar

Utilização do cloud computing nas PMEs Dados em destaque - Tecnologia Utilização do cloud computing nas PMEs Quando inquiridos sobre a utilização do modelo de cloud computing, 34% refere que não utiliza, 17% utiliza por vezes serviços cloud no consumo, 16% , por vezes, no negócio, 15% de forma regular no negócio e 11% utiliza regularmente a cloud em serviços de consumo

Benefícios do Cloud Computing para as PMEs Dados em destaque - Tecnologia Benefícios do Cloud Computing para as PMEs Sobre os benefícios do cloud computing, 55% dos empresários nacionais associa-os diretamente à poupança de custos, 47% a uma maior flexibilidade no negócio, 39% a uma maior produtividade. 68% considera que os dados serão mais acessíveis no futuro com este modelo e 69% acredita que as PMEs terão acesso a dados até há pouco apenas disponíveis às grandes empresas

Adoção do modelo de Cloud Computing pelas PMEs Dados em destaque - Tecnologia Adoção do modelo de Cloud Computing pelas PMEs Dos decisores inquiridos a nível nacional, 66% considera que o modelo cloud vai ser cada vez mais importante no futuro, e por isso 48% dos decisores pondera sobre a possibilidade de o modelo se instituir como norma em termos de modelo computacional e 56% considera que será uma evidente tendência estratégica das PMEs no próximo biénio.