MORADIA ECOLÓGICA, VISÃO SISTÊMICA E SUSTENTABILIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Advertisements

POLUIÇÃO do solo.
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Quem são vocês, os Interlocutores de EA????
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
20 Perguntas
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
Educação Ambiental.
Agrupamento de Escolas de Alijó
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Projecto de casa de sonho realizada pelos grupos
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
Educação Ambiental.
CONFERÊNCI SOBRE O MEIO AMBIENTE.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Gestão de resíduos perigosos
                                                                                                
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Ciências Naturais no Segundo Ciclo Recursos Tecnológicos
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Oficina de Compostagem
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
Arquitetura vernacular
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
TURISMO SUSTENTÁVEL MEIOS DE HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Desenvolvimento sustentavel
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Dia do Design Sustentável
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
Agricultura Alternativa (anos 70)
Câmara dos Deputados Gabinete do Deputado Federal Luciano Zica PT São Paulo.
QUAL O TAMANHO DA SUA PEGADA?
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desenvolvimento Sustentável
O GAO é um grupo composto por estudantes de diversos cursos que discutem muitos assuntos importantes e atuais como agricultura orgânica, alimentação saudável,
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
Soluções Sustentáveis
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Permacultura Uma breve Introdução Ian Mikael Paiva LGN0479-PEEG-2013.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
Compostagem Doméstica
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

MORADIA ECOLÓGICA, VISÃO SISTÊMICA E SUSTENTABILIDADE Alfredo Fuchs

Neste momento de acirramento das crises no mundo – crises de valores, econômica, política, educacional, urbana, agrária, ambiental, guerras, etc. – encaminha-se uma proposta de mudança, uma visão que abraça filosofias e iniciativas dos mais diversos assuntos e origens. Essa visão é abrangente, holística e ainda assim íntima: olhemos com mais atenção os sistemas que dirigem nosso ambiente – corporal, corporativo e, em máxima instância, o mundo. Porque este, assim como nosso corpo, é a nossa casa.

A visão sistêmica tem como um dos expoentes Fritjof Capra, físico austríaco e autor de livros como O ponto de mutação e A teia da vida. A visão sistêmica coloca em xeque o modelo cartesiano-newtoniano de estruturação da “ciência” e da sociedade atual. Exemplos: os sistemas são vistos como máquinas, engrenagens, divididas em peças que dão sentido ao todo; estruturação hierárquica dos sistemas; ser humano como “dono do mundo”, tornado todo o resto simples objeto dos seus interesses.

O modo como vemos as doenças (desequilíbrios ambientais do nosso organismo) pode ser usado para entender os demais problemas por que passamos, inclusive os problemas ambientais planetário. No âmbito profissional, já há algum tempo, empresas no mundo todo buscam implantar a visão sistêmica nas suas estratégias.

Assim, quando chega a semana do meio ambiente, pensamos em plantar uma árvore. Pense novamente. Será que plantar uma árvore por ano nos exime das outras responsabilidades para com o ambiente? O pensamento sistêmico nos dá a oportunidade de questionar nossas ações e nos alerta para que a perigosa e até irresponsável expressão “o problema não é meu” talvez possa ser trocada por uma mais ecológica, como “pense globalmente, aja localmente”...

Ser Sustentável Ser sustentável é pensar no futuro e na manutenção do status ambiental em função das nossas ações. Ser sustentável é reduzir a quantidade e implementar qualidade no consumo. Ser sustentável é compreender de forma mais ampla as relações entre os sistemas da nossa sociedade e assumir responsabilidade sobre nossas ações ambientais.

Ser sustentável é ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito (conceito do Relatório Brundtland). Ser sustentável é comprar com comedimento, analisar preço, qualidade, componentes e ciclo de vida do produto. Ser sustentável é ser permacultural.

Permacultura A permacultura ou cultura permanente foi desenvolvida pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren. Consiste, resumidamente, em planejar e desenvolver atitudes assumindo a responsabilidade por si e por seus filhos, aproveitando os meios disponíveis e a dinâmica natural e garantindo que estes meios não se esgotarão.

Ser permacultural é compreender o os sistemas naturais (tempo, clima, relevo, seres vivos) do seu ambiente e viver em equilíbrio com eles. Ser permacultural é aproveitar métodos milenares de construção e uso da terra juntamente com o que há de mais moderno e ecológico. Exemplo: tijolos de adobe e placas solares, aproveitamento da água da chuva e lâmpadas LED. Ser permacultural é usar o lixo orgânico como adubo , plantas como repelentes de insetos e insetos como reguladores de “pragas”.

Moradia Sustentável

Design: estudo do terreno, do clima e dos sistemas naturais; estudo dos materiais e das técnicas a serem empregados. Projetos: permacultural, arquitetônico, estrutural, luminotécnico, etc. Coleta de materiais: aproveitamento de materiais de demolição, ferro-velho, pontas de estoque, aproveitamentos, etc. Execução: inclusão de todos os profissionais e fornecedores no projeto, treinamentos especiais, cuidado com segurança, com economia de materiais e com os resíduos.

Sistemas Sustentáveis Ciclo da Água Coleta da chuva em cisternas (preferencialmente de ferrocimento), distribuição por canos de PPR ou PE, tratamento das águas: - negra: filtros anaeróbico, aeróbico, por raízes e finalmente círculo de bananeiras ou de tomateiro; - cinza: filtro aeróbico, por raízes, plantas aquáticas e lago com peixes;

Ciclo da Energia Produção de energia: solar, eólica, biomassa. Isolação térmica: posição solar, aberturas, tijolos, paredes duplas, estufa, aquecimento solar, geração de energia, árvores especiais, projeto luminotécnico, lâmpadas de baixo consumo (LED), equipamentos de baixo consumo e feitos com materiais reciclados (ACV), fios sem chumbo e PVC, disposição de fogão e lareira, etc.

Ciclos da Água e Energia

Ciclo dos Alimentos Horta, pomar, jardim comestível (zona 1), plantações, animais domésticos, peixes, reserva natural (RPPN). Evitar uso de agrotóxicos e corretores químicos do solo – produção orgânica. Área de educação e integração ambiental. Os resíduos retornam à terra para compostagem.

Uma moradia sustentável, ou ecológica, é confortável, econômica, saudável e mais barata do que as construções tradicionais. Pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer estilo: do simples e rústico ao sofisticado e moderno. Revela um grande prazer participar da construção e viver numa moradia viva e funcional. É um exemplo excelente e necessário para a comunidade.