1° Encontro de Usuários dos Portos de Salvador e Aratu 23 de novembro de 2005 Salvador - Bahia Realização: Associação de Usuários dos Terminais Portuários de Salvador
Taxas de crescimento: PIB BA e BR (%) Taxas calculadas a partir do PIB em valores correntes. Fontes: SEI e IPEA Crescimento PIB 1999/2004 BR = 12,7% BA = 20,1%
Taxas de crescimento: PIB BA e BR (%) Fonte: SEI e IPEA
Exportações e importações - Bahia Valores em US$ milhões FOB Fonte: MDIC/SECEX
Taxas de crescimento - evolução Portos de Salvador e Aratu X PIB Bahia Fontes: Codeba e SEI – Obs.: Contêineres (TEUs)
Exportações da Bahia por outros estados Fonte: Promo US$ ton
Importações da Bahia por outros estados Fonte: Promo US$ ton
Porto de Aratu - TGS Histórico e cenários futuros - em ton 15% a.a.: taxa média do crescimento % a.a.: taxa estimada Siacan. Fonte: Codeba
Porto de Aratu - TGL e TPG Histórico e cenários futuros - em ton 18% a.a.: taxa estimada a partir do crescimento médio do período % a.a.: taxa estimada pela Usuport. Fonte: Codeba
Porto de Aratu Número de navios Fonte: Codeba
Porto de Aratu Navios - dias de espera para atracação Fonte: Codeba
Porto de Aratu Taxa de ocupação dos terminais Fonte: Codeba
Porto de Salvador: principais novas cargas Carga Aço Celulose Cobre Ferro-liga Frutas Madeira Malte Pneus Trigo Fonte: Codeba
Principais setores dinâmicos da economia baiana Em toneladas
Porto de Salvador - movimento de contêineres Histórico e cenários futuros – TEUs 16% a.a.: taxa estimada a partir do crescimento médio do período % a.a.: taxa estimada para a América Latina Fonte: Codeba
Porto de Salvador número de navios Fonte: Codeba
Porto de Salvador: contêineres X preços THC CTN cheios: 135%THC: 744% Fontes: Codeba, armadores e usuários
Taxas de crescimento: variação 2004/1999 THC, IPA, IGP-M e Tarifas Codeba IPA – indústria de transformação, coluna 29 Fontes: Codeba, armadores e IPEA
Receita Operacional Líquida - Taxa de crescimento Codeba, Tecon e 250 maiores empresas BA Obs.: maiores empresas Fonte: Imic %
Taxas de crescimento da Tecon: movimento de contêineres cheios e receita Fontes: Codeba, Imic, FGV e armadores THC Evolução preços unitários R$/unidade contêiner
Gargalos Granéis Sólidos Produtividade baixa Falta de + 1 berço Granéis Líquidos + Produtos Gasosos Falta de + 1 berço Carga Geral Falta de berço c/ profundidade > 11 m Contêiner Produtividade baixa Falta de + 1 terminal p/ post panamax Preços indevidos Capacidade operacional não atende demanda Redução da competitividade do usuário CUSTOSCUSTOS Serviços RESUMO
Estimativa de custos de ineficiência para os usuários dos Portos de Salvador e Aratu em 2004 TERMINALVALOR US$ Milhão TGS - navios em espera6,7 TGL+TGP - navios em espera6,1 TECON - tarifas indevidas3,6 TECON - carretas em espera4,2 TOTAL20,6 Fontes: Codeba, armadores e usuários – Cálculos: Usuport
Preços indevidos na movimentação de contêineres no Porto de Salvador Estimativa outubro/2005 SERVIÇOValor unit. INDEVIDO CONTÊINER unidades TOTAL R$ THC180, THC2205, Segurança28, Hora Extra189, M. Vistoria139, TOTAL Fontes: Codeba, Tecon Salvador, Alfândega, armadores e usuários
THC nos portos brasileiros Abril/2005 R$/contêiner * THC sem as cobranças em duplicidade de serviços THC2, manuseio para vistoria, recebimento, transporte e horário extraordinário Fontes: Maersk e Zin
Ações da Usuport Set/2004 a Out/ Terminal de Grãos do Porto de Aratu 2.Preços e serviços para contêineres 3.THC2 4.I Seminário Nacional de Modernização dos Portos 5.Infra-estrutura dos Portos de Salvador e Aratu 6.Revista Porto Moderno 7.Acessibilidade rodoviária ao Porto de Salvador 8.Revitalização do Comércio com o Projeto de Expansão do Porsal 9.Rodovias Federais na Bahia 10.Sobrepreço de segurança no terminal de contêiner
Conclusões = Desafios Está havendo perda de competitividade nos últimos 5 anos. Deveremos inverter esta tendência. Queremos a construção de um ambiente favorável a competitividade dos usuários. Quais os nossos benchmarks de preços portuários e produtividade? Queremos qualidade na prestação dos serviços portuários. Queremos a livre concorrência na prestação dos serviços e onde houver monopólio, que haja o indispensável controle. Queremos a retomada dos investimentos na infra-estrutura portuária e de sua acessibilidade. Queremos uma gestão ágil e independente de governos, exercendo os papéis de controle e fiscalização da Autoridade Portuária.
Associação de Usuários dos Terminais Portuários de Salvador Paulo Roberto Batista Villa Diretor Executivo Anne Beatriz Queiroz Assistente administrativa-financeira Lara Mueller Assessora de comunicação Ricardo Luciano Souza Economista Praça Conde dos Arcos, s/n Salvador BA Tel (71)