Medições da terra além de Eratóstenes Projeto História da Matemática

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Transcrição da apresentação:

Medições da terra além de Eratóstenes Projeto História da Matemática Terra na forma de um disco plano Homero séc VIII a.C e Terra na forma esférica Pitágoras (570 a.C – 497 a.C) Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Terra na forma retangular Anaximenes (588 a.C. – 524 a.C) Circunferência da Terra 64.360 Km Platão (428 a.C – 348 a.C) 48.270 Km Arquimedes (287 a.C – 212 a.C) Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática 38.616 Km Posidonius (135 d.C – 151 d.C) Estrela circumpolar quando vista da cidade de Rodes, tangenciando o horizonte. Esta mesma estrela teve sua altura medida em Alexandria e, conhecida, a distância entre as duas cidades foi possível a Posidonius determinar esse valor para a circunferência da Terra. 28.962 Km Estrabón (90 d.C – 168 d.c) Projeto História da Matemática

Medindo a Terra nos dias de hoje como Eratóstenes Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática O Projeto Eratóstenes na América: Versão 2010. Ano internacional para a aproximação de culturas. 21 de junho de 2010 Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática O que é o Projeto Eratóstenes na América? Proposta interdisciplinar pelo: Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires Laboratório Pierre Auger, da Universidade Tecnológica Nacional Regional Mendoza Associação Física Argentina. Objetivos: -Descrever a geometria da incidência dos raios do Sol na Terra em diferentes latitudes; Fazer uma abordagem histórica de como a circunferência da Terra foi medida pela primeira vez há milhares de anos atrás; - Determinar o momento real do meio dia solar da localidade onde se encontra o aluno; Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Medir o ângulo entre os raios solares incidentes na Terra e a vertical do local; Medir o raio do nosso planeta; Socializar resultados obtidos entre comunidades escolares distintas e distantes entre si através da internet; Mobilizar professores e alunos de áreas distintas como Geografia, História, Artes, Física, Matemática e Geometria. Metodologia do Projeto Eratóstenes: Para o cálculo do raio terrestre, são necessárias, duas escolas que façam suas medições em suas localizações geográficas, ao mesmo tempo,cuja distância entre ambas seja superior a aproximadamente 400 km(N – S). Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Data da medição conjunta: 21/06/10, ao meio-dia solar. Mede-se: a sombra de uma haste vertical nivelada. inclinação dos raios solares Isso resultará o valor do raio da terra. Materiais para a medição: Prumo; Nível; Metro de carpinteiro; Esquadro; entre outros. Pode-se adotar uma configuração experimental em função dos materiais disponíveis e das informações do Projeto. Projeto História da Matemática

Determinando o valor do raio da Terra no Projeto Eratóstenes Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Eratóstenes teve sorte!   tg θA = comprimento da sombra / comprimento da haste 2πR = 360 d / θB−θA R = 180 d / π(θB−θA) Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Suposições de Eratóstenes: A Terra é uma esfera. O Sol está muito distante. Alexandria está exatamente ao norte de Siena. Projeto História da Matemática

Participações no Projeto Eratóstenes 2010: Projeto História da Matemática: Universidade Estadual Paulista, campus de São José do Rio Preto, São Paulo. Clube de Astronomia da Unipampa: Universidade Federal do Pampa, campus de Alegrete, Rio Grande do Sul. Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Dados UNESP Tamanho da haste em centímetros (cm): 30 erro: +0.1 Tamanho da sombra mínima "SM" em centímetros (cm): 29 erro: +0.2 Hora do meio-dia da medição da SM (hh.mm): 12.09 Data da medição (dd/mm): 21/06 Latitude: 20º 49' 0'' S Longitude: 49º 22' 0'' O Distância ao Equador: 2314.64 Km   Dados UNIPAMPA – 21/06 Tamanho da haste em centímetros (cm): 95 Tamanho da sombra mínima "SM" em centímetros (cm): 127 Hora do meio-dia da medição da SM (hh.mm): 12.10 Data da medição (dd/mm): 21/06 Distância ao Equador: 3311.66 Km Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Medidas reais: Raio equatorial médio da Terra = 6.378,1400 Km Raio meridional médio da Terra = 6.367,4490 Km Circunferência da Terra = 40075,0355 Km   Resultados: Ângulo UNESP: 44,0290 Ângulo UNIPAMPA: 53,2023 Diferença ângulos: 9,1733 Distância: 997,02 Km 180*d: 179463,6 π*O: 28,8190 Raio = 6227,2667 Km C=39127,0706 Km Erro=|6378,1400-6227,2667|=150,8733 Km Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Resultados de Eratóstenes: Ângulo: 7,2º = 360/50 C: 39250 Km R: 6247 Km d: 5000 estádios C: 250000 estádios (1 estádio = 157m) Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Fotos da participação do Projeto História da Matemática no Projeto Eratóstenes 2010: Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática

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Projeto História da Matemática Fotos das participações de outras localidades no Projeto Eratóstenes 2010: Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Base Argentina na Antártida - Escuela Provincial Nº 38 "Presidente Julio A. Roca"

Projeto História da Matemática Batatais, São Paulo Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Buenos Aires, Argentina Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Referências:   [1] A CORTINA DA NOITE. Eratóstenes, o matemático e geógrafo. Disponível em http://www.astrosurf.com/nc/biografias/eratostenes.html  Acesso em 25 de setembro de 2010. [2] A DUPLICAÇÃO DO CUBO VISTA POR ERATÓSTENES. Disponível em http://www.prof2000.pt/users/miguel/histmat/af22/produto/anaines/final.htm Acesso em 25 de setembro de 2010. [3] BOYER, C. B. História da Matemática. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. [4] COLÉGIO CATANDUVAS. Matemáticos. Disponível em http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/matematicos/index.htm Acesso em 27 de setembro de 2010. [5] EVES, H. Introdução à História da Matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática [6] GRÉCIA ANTIGA. Eratóstenes.2009. Disponível em http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0247 Acesso em 05 de outubro de 2010.   [7] PEDROSO, H. A. História da matemática. São José do Rio Preto: Gráfica da Unesp, 1992. 213p. [8] PROJETO ERATÓSTENES. 2010. Faculdade de Ciências Exatas e Naturais. Universidade de Buenos Aires. Disponível em http://difusion.df.uba.ar/Erat/eratPort.htm Acesso em 05 de outubro de 2010. [9] VERDET, S. P. Uma história da Astronomia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. [10] TAMBARA, LUIS. O Projeto Eratóstenes na América. Clube de Astronomia. Universidade Federal do Pampa. 2010. Disponível em http://www.cta.unipampa.edu.br/astronomia/ Acesso em 01 de outubro de 2010. Projeto História da Matemática

Projeto História da Matemática Agradecimentos especiais:   GAMAT – Grupo de Astronomia e Matemática, IBILCE, UNESP, São José do Rio Preto. Prof. Hermes Antonio Pedroso, Departamento de Matemática, IBILCE, UNESP, São José do Rio Preto. Projeto História da Matemática