Engajamento para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
AS PERSPECTIVAS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
Meio ambiente e desenvolvimento
Evolução dos indicadores econômicos financeiros – Empresas de Capital Aberto (1998 a 2007) e 2008 Rentabilidade; Endividamento; Estrutura de Capitais e.
Alessandro Teixeira Presidente.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Sistemas de Accountability
Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
PACTO EMPRESARIAL PELA INTEGRIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO
Apresentação do Projeto
Financiadora de Estudos e Projetos
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
SUPERINTENDÊNCIA PETROBRAS/BNDES
Maria Olívia de Souza Ramos
O Novo Modelo e a Consolidação dos Grandes Grupos do Setor Elétrico 1 Cenário Setorial Belo Horizonte, 24 de março de 2009 Seminário 5 Anos do Novo Modelo.
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Giuseppina Pellegrini João Carlos Bastian
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Antecedentes Projeto Tradings A Apex-Brasil desenvolve, em conjunto com entidades setoriais, diversos projetos de promoção comercial Com esses esforços,
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Mar Uma pesquisa.
Paulo de Sousa Oliveira Junior
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PLENÁRIA FINAL.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Trabalho realizado por
Um Banco da Amazônia.
A crise mundial e o papel do BNDES
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
Antecedentes Projeto Tradings A Apex-Brasil desenvolve, em conjunto com entidades setoriais, diversos projetos de promoção comercial Com esses esforços,
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
José Alberto Ribeiro Carvalho
A Integração Sul-Americana: O papel do BNDES VI Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul 16 de Agosto de 2007 A Integração Sul-Americana:
Premissas Dados das Microrregiões.
PRINCIPAIS CONCORRENTES.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
2º Seminário do Pacto Nacional Contra Erradicação do Trabalho Escravo 18 de março Bovespa Ana Lizete Farias Especialista em Risco Socioambiental.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
1 9 de Julho 2009 BNDES Desempenho 1º Semestre de 2009.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Jun Uma pesquisa.
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Dez Uma pesquisa.
CAIXA Segmento Petróleo e Gás Accelerate Oil & Gas Eugenia Regina de Melo Superintendente Rio de Janeiro, 15 de maio de 2012.
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Sustentabilidade empresarial
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Dez 2008/Jan-Dez 2007.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Ministério da Fazenda 1 Julho 2008 O Mercado de Capitais e o Desenvolvimento Econômico e Social AUDIÊNCIA PÚBLICA – CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Transcrição da apresentação:

Engajamento para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil Fórum Latino Americano de Finanças Sustentáveis Comitê Mercado de Capitais III Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo - 01 setembro 2010 Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVces Fundação Getulio Vargas

O que é o comitê de Mercado de Capitais do LASFF? Iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e da Internacional Finance Corporation (IFC) lançado em 2007 Objetivo: promover o desenvolvimento de práticas e iniciativas em sustentabilidade para o setor financeiro da América Latina Comitê de Mercado de Capitais do LASFF Grupo de trabalho composto por profissionais que atuam em bancos, em gestão de recursos e em entidades vinculadas ao mercado de capitais Atuais membros: Santander, Itaú-Unibanco, HSBC, Bradesco, Tripod Investments, BM&FBovespa, Fator Corretora, Nexpar, FGV

Objetivos do comitê de Mercado de Capitais Fomento a inserção de critérios socioambientais e de governança corporativa no processo de tomada de decisão de investimentos Desenvolvimento de pesquisa e iniciativas que fomentem a discussão de sustentabilidade no mercado de capitais Coordenação de esforços para aumentar o mercado de investimentos sustentáveis no Brasil Troca de experiências entre os principais atores e especialistas do mercado de capitais brasileiro Conscientização sobre o papel do mercado de capitais brasileiro na promoção do desenvolvimento sustentável do país.

Escolha do tema Riscos podem afetar seu valor intangível como também a valoração de suas ações no caso de restrições comerciais e financeiras Empresa vinculada a uma cadeia produtiva problemática corre riscos de: Imagem Reputação Geração de caixa

Objetivos do Trabalho Alertar o mercado acionário brasileiro dos riscos advindos de vínculo comercial com fornecedores que utilizam, trabalho análogo ao escravo ou situação de trabalho degradante em suas cadeias produtivas Fazer engajamento ativo com as empresas de capital aberto Diagnosticar as práticas adotadas para a erradicação do trabalho escravo

Carta de Engajamento EMPRESAS INVESTIDORES ATIVO 1. Atitude pró-ativa de erradicação do trabalho escravo nas suas operações e em sua cadeia produtiva. 2.Suporte aos princípios do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, 3. Incentivo a adoção de mecanismos efetivos de monitoramento contra o uso de trabalho escravo.

Repercussão e Adesão Apoio do PRI (Princípios de Investimento Responsável) Desenvolver e implementar um conjunto de princípios globais que facilita a integração de questões de ESG em práticas de análise de investimento. Signatários Brasil 43 signatários Total fundos de Pensão no Brasil R$495 bilhões Mundo 764 signatários e US$21 trilhões ativos sob gestão

Repercussão e Adesão Comunidade internacional de investidores Investidores Institucionais apóiam carta de engajamento PREVI Valia Santa-Fe Portfolios Infraprev ARUS PAX New Zealand Superannuation Fund

Processo 2008 – Conscientização feita pela ONG Repórter Brasil formulação da pesquisa 18 mar 2009 – lançamento oficial durante o 2º Seminário Nacional do Comitê de Monitoramento pelo Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, realizado no auditório da BM&FBovespa – envio eletrônico Abril 2009 – envio eletrônico aos RI’s das empresas Maio 2009 – segundo envio 2º semestre 2009 – contato telefônico Dez 2009 – conlusão da pesquisa

Carta de Engajamento Questionário para diagnosticar práticas adotadas Qual é a atividade-base da sua empresa? Sua empresa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil? Pretende ser signatária nos próximos 12 meses com equipe e orçamento destacados para tal? Tem conhecimento de sua exposição? Realiza periodicamente levantamento das indústrias relacionadas à sua cadeia? Como engaja fornecedores e clientes no combate ao trabalho escravo? Em caso de identificação de empresas com tais práticas, qual o procedimento adotado por sua instituição?

Quantas empresas responderam a pesquisa? 17% do total de empresas listadas com negociação no mercado 52% do total de valor ativo negociável na BM&FBovespa¹ ¹Fonte: BM&FBovespa setembro de 2009

Classificação dos setores Grupo Descrição Respostas A Utilidade pública em energia, água e saneamento, cigarro e fumo e materiais básicos, como madeira e papel 16 B Áreas química, petróleo e gás e mineração 3 C Fios e Tecidos; Alimentos diversos; Calçados; Construção Civil; Construção Pedada; Couro; Equipamentos eletrônicos; Eletrodomésticos; Laticínios; Máquinas e Equipamentos Hospitalares; Máquinas e Equipamentos Industriais; Motores; Compressores e outros; Produtos de Limpeza; Produtos de Uso Pessoal; Utensílios Domésticos; Vestuário 19 D Locação de automóveis, logística, transportes em geral e distribuição de combustíveis E Comércio de Máquinas e Equipamentos, Comércio de Material de Transporte; Engenharia Consultiva; Exploração de Imóveis; Serviços Diversos; Intermediação Imobiliária; Comércio: Alimentos, Livrarias e Papelarias; Medicamentos, Produtos Diversos; Tecidos, Vestuários e Calçados; Análises e Diagnósticos, Serviços Educacionais; Serviços Médicos e Hospitalares, Hotelaria; Parques de Diversão; Jornais, Livros e Revistas; Telefonia Fixa e Móvel; Televisão por Assinatura 9 IF Instituições financeiras 7

Sua empresa é signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil? 37% empresas respondentes já haviam aderido ao Pacto no ano de 2009 42% do total de valor ativo negociável na BM&FBovespa¹ ¹Fonte: BM&FBovespa setembro de 2009

Pretende ser signatária nos próximos 12 meses com equipe e orçamento destacados para tal? Concentração de respostas positivas

Tem conhecimento de sua exposição? Alto conhecimento de sua exposição

Realiza periodicamente levantamento das indústrias relacionadas à sua cadeia? 76% realiza levantamento em sua cadeia Transparência ainda é um fator singular e pouco observado

Como engaja fornecedores e clientes no combate ao trabalho escravo?

Em caso de identificação de empresas com tais práticas, qual o procedimento adotado por sua instituição? 13% de empresas que não possuem qualquer tipo de procedimento implementado caso seja constatada uma irregularidade dessa natureza 43% se vale somente da força legal (como rescisão contratual)

Resultados da Pesquisa Destaques Positivos Respondentes representam 52% do mercado, considerando a capitalização bursátil 37% do total de respondentes já são signatários do Pacto 41% pretendem ser signatários nos próximos 12 meses Alta preocupação com o tema (76% realizam levantamento) Alto conhecimento de sua exposição (83%) Oportunidades de melhoria 17% responderam esta solicitação Levantamento nas indústrias relacionadas à suas cadeias produtivas (24% não realizam levantamento) Aumento do engajamento ativo com a cadeia Procedimentos adotados no caso de constatação de irregularidades na cadeia

Perspectivas Sugestão de continuidade... O trabalho... Reforçou o fato de que o trabalho escravo é inaceitável e deve ser uma preocupação de empresas e investidores Contribuiu para a ampliar o debate nas empresas Iniciativa pioneira no mercado de capitais Mostrou a necessidade de novas ações de engajamento Indicou a importância de preparo das empresas para atender demandas dessa natureza vindas de investidores, que serão cada vez mais frequentes Sugestão de continuidade... Verificar no médio prazo o aumento da adesão das empresas ao Pacto e monitorar em que medida suas práticas tem sido modificadas

OBRIGADA! Paula.peirao@fgv.br 11-3284-0754 Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVces Fundação Getulio Vargas