Cidadania e profissionalidade CP5 DR3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

REDE DE CONSUMIDORES DE COMÉRCIO JUSTO
Trabalho de Educação Moral e Religiosa Católica.
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
LUANA CRISTIANE ILGENFRITZ
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 10
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
26 de Maio de Associação cultural Sem fins lucrativos Duração ilimitada Constituída nos termos da legislação CARÁCTER JUVENIL.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Jornada de presentación del proyecto GE2C´S JORNADA DE PRESENTACIÓN DEL PROYECTO GE2C´S EFICIENCIA, COGENERACIÓN Y GESTIÓN ENERGÉTICA EN EL SECTOR SERVICIOS.
Trabalho realizado por: Alexandre nº 1
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Ética e desenvolvimento institucional
ONG – AME Associação Missão.
ORGANIZAÇÃO GESTÃO DESPORTIVA
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Soluções para atenuar as desigualdades
O que é o Projecto Eco-Escolas?
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PRSP EM MOÇAMBIQUE
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Políticas para redução dos desastres C. de Ville de Goyet.
Anteprojecto de Estratégia de Alfabetização e Educação e Jovens e Adultos até 2015 (Versão Preliminar)
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
Organizações Internacionais Mundiais
 Utilização conceptual de forma indistincta  Prevalência da realidade económica e social em que se insere a economia social ou o terceiro sector, fundamentando-se.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Num contexto particular...
À procura de soluções para o desenvolvimento
Trabalhando juntos para fazer com que a raiva seja história!
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Estudo de Caso: EAPN Portugal no distrito de Vila Real Docentes: Artur Cristóvão e José Portela Discentes:
Instituições mais conhecidas
Curso EFA NS Ano letivo 2011/2012 Helena Abegão Fátima Machado Silvério Velez.
Inserção Social/Voluntariado Realizado pelos alunos do 12ºE: David dos Santos nº11 Ivo Marques nº17 Ruben Carvalho nº26.
Programa de Ação Integral contra Minas Antipessoal Relatório da Comissão de Segurança Hemisférica 26 de março de 2015 AICMA Departamento de Segurança.
Mesa Redonda: O papel de Portugal, a nível nacional e internacional na Cooperação Internacional Investigação de uma Vacina para o VIH O papel de Portugal.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
II Encontro Gaúcho do Terceiro Setor Fundação Semear Sustentabilidade nas Organizações sem fins lucrativos Carlos Eduardo Müller Bock Novo Hamburgo, RS,
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
A COMPOSIÇÃO DA APD Ajuda bilateral: assenta na mobilização de fundos por parte do país doador diretamente para o recetor Ajuda multilateral: ajuda fornecida.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Salamon e Anheier (1992) revelam os pontos de convergência entre as várias terminologias e classificações encontradas internacionalmente: a) setor de caridade:
Sabia que…. …cada um de nós pode decidir qual o destino a dar a 0,5 % do IRS, indicando uma instituição que consideramos meritória? E que esta acção não.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
Administração do Terceiro Setor
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Saúde ambiental Parte da saúde pública que estuda os problemas derivados dos efeitos que o ambiente exerce sobre a saúde das populações Engloba os aspectos.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Cidadania e profissionalidade CP5 DR3 Direitos Humanos Ivone Oliveira 22-06-2010

ONG organização não governamental sem fins lucrativos Definição; ONG, Organização não governamental sem fins lucrativos; são associações do terceiro sector , da sociedade civil que se declaram com finalidades publicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem acções em diferentes áreas e que geralmente mobilizam a opinião publica e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade. Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do estado, realizando acções onde ele não consegue chegar podendo receber financiamentos e doações do mesmo e também de entidades privadas . É importante realçar que estas instituições não tem apoio jurídico.

ONG - OIKOS Escolhi esta instituição porque é uma instituição que defende a educação para os direitos humanos. Onde promove esforços e responsabilidades para que todos as pessoas exerçam o direito a uma vida digna, onde tenta acabar com a erradicação da pobreza extrema e a redução das assimetrias económicas e do conhecimento que caracterizam a realidade mundial.

Historia da Oikos foi fundada em 23 de Fevereiro de 1988, em Portugal, a Oikos – cooperação e desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD/INGO). O Governo Português, através do IPAD - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Ministério dos Negócios Estrangeiros, reconheceu‑lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 1992. No ano de 2000 foi atribuído à Oikos o Estatuto Consultivo junto do ECOSOC - Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Área de INTERVENÇÃO A nossa actividade encontra-se estruturada em varias áreas de intervenção; áreas da emergência/ acção humanitária, desenvolvimento/ vida sustentável e mobilização/ cidadania global. A nossa visão e um mundo sem pobreza e injustiça onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global.

Missão da Oikos Assumimos como missão; Irradiar a pobreza e reduzir as assimetrias económicas e de conhecimento, através do envolvimento e responsabilização dos factores sociais e do desenvolvimento de soluções sustentáveis, para que todas as pessoas exerçam o direito a uma vida digna. Temos por ambição; Sermos reconhecidos como uma organização internacional líder no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a erradicação da pobreza. Trabalhamos com as comunidades das regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Regiões em que actuam Actuamos através de delegação própria nos seguintes países: Portugal, Peru, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Cuba, El Salvador, Angola e Moçambique.

De que forma as ONG podem promover o desenvolvimento As ONG podem promover o desenvolvimento, através do seu trabalho, dedicação e voluntariado sem fins lucrativos, ajudando assim as pessoas e o próprio mundo a desenvolver-se e integrar-se na sociedade em que nos encontramos, que é muito divergente ,desigual e desumana.