ÍNDICE ACATS/NIELSEN JUNHO DE 2013 Móvel 2012: 25/04/2011 A 22/04/2012

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Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Outubro/2011 Destaques de Outubro 2011  Outubro: -Exportação: recorde para out (US$ 22,1 bi, +20,5%);
Novembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Novembro/2011 Destaques de Novembro 2011  Novembro: -Exportação: recorde para nov (US$ 21,8 bi, +23,1%);
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2012 Destaques  Março: -Exportação: recorde para março (US$ 20,9 bi, +3,5%); anterior mar-11: US$ 19,3.
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Agosto / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Agosto/2011 Destaques de Agosto 2011  Agosto: -Exportação: recorde mensal (US$ 26,2 bi, +30,1%);
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Transcrição da apresentação:

ÍNDICE ACATS/NIELSEN JUNHO DE 2013 Móvel 2012: 25/04/2011 A 22/04/2012 Luna de Souza e Samanta Piacini 10/06/2013

Aspectos Metodológicos Índice ACATS/Nielsen Metodologia: Scantrack (autosserviços de 5+ cks colaboradores com a Nielsen) O que é Scantrack? É o serviço da Nielsen que proporciona informação de vendas e preço dos produtos comercializados nos Autosserviços, por meio do sistema de registro scanning. Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Aspectos Metodológicos Índice ACATS/Nielsen Lista de Categorias – Total: 176 categorias agrupadas nas Lista 8 cestas Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Orientações para matérias/releases com base no Índice ACATS-Nielsen Em virtude de outras metodologias Nielsen, aconselha-se a não comparar os dados presentes neste material com dados divulgados por outras associações ABRAS – metodologia utilizada representa o setor autosserviço como um todo, do pequeno ao grande varejo (autosserviços 1+ cks) Fonte de dados: Nielsen l Retail Index ACATS – metodologia utilizada representa o setor autosserviço de cadeias* (com 5 ou +cks) colaboradoras Nielsen Fonte de dados: Scantrack Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

% Importância das Cestas – Acum. 2013 Dentre as cestas com importância para Santa Catarina acima da Região Sul, destaca-se Higiene/Saúde/Beleza, Perecíveis, Bebidas Alcoólicas e Bazar… Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Variação de Volume de 2013 x mesmo período do ano anterior No Brasil o Total Cestas não variou, isto porque houve um equilíbrio entre as cestas que retraíram e que cresceram... Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Variação de Volume de 2013 x mesmo período do ano anterior Na Região Sul as cestas que retraíram são: Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas e Perecíveis... 100 24,2 16,0 14,4 10,8 10,3 Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Variação de Volume de 2013 x mesmo período do ano anterior Em Santa Catarina, as cestas que retraíram são as mesmas que retraíram no Sul... Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

% Variação em Volume – Top 10 Categorias com maior importância …Devido à retração em Cervejas, Refrigerante e Carnes Preparadas Congeladas. Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

TOP 10 Categorias – maiores crescimentos Dentre as TOP10 categorias de maior crescimento, percebe-se grandes variações ligadas a tendências de saudabilidade, sofisticação e praticidade. Todas apresentaram crescimentos. Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

TOP 10 Categorias – maiores quedas Atenção para as categorias de maior importância que apresentaram retração: Refrigerantes e Cervejas. Prepared for: ACATS Source: SCANTRACK

Conclusões Índice ACATS/Nielsen -JUNHO •Dentre as cestas, percebe-se que H&B, Perecíveis, Bazar e Bebidas Não Alcoólicas apresentam importância acima da Região Sul •A categoria que se destaca em crescimento é Suco Pronto para Consumo (saudabilidade e praticidade) •Atenção para as quedas em Refrigerante e Cerveja •As categorias de maior crescimento indicam uma sofisticação no consumo

Obrigada! Luna Souza luna.souza@nielsen.com (21) 3806 2664 Samanta Piacini samanta.piacini@nielsen.com (51) 3328 1250