Prof. Everton da Silva Correa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
Advertisements

CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
1 – OS POVOS BÁRBAROS: Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana). Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos,
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
Os Romanos na Península Ibérica
Queda do Império Romano do Ocidente Ano 476
Para Casa – Montar o cariograma
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
2ª Viagem missionária Atos 15:30-18:22.
Auditoria de Segurança da Informação
Questões sobre quatro quadrados
A Queda do Império Romano
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
ARQUEOLOGIA.
História
História
História.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
OS BÁRBAROS Povos que viviam além das fronteiras do Império Romano, de cultura diferente e que não falavam o grego ou o latim. Foram esses povos que desintegraram.
Prof. Everton da Silva Correa
História
História
Prof. Everton da Silva Correa
Península Balcânica.
Correntes imigratórias
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Prof. Everton da Silva Correa
Luciano Soares Almeida Júnior Kelber Filho Costa Simão
Prof. Everton da Silva Correa
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
História
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
A conquista da unidade política
História
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Ana Filipa Faro da Silva
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Professor Edley
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
Os romanos e o seu império
Fluxos Migratórios.
Portugal.
Canadá.
Os romanos e o seu império
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
Aluna: Maria Clara Castanheira Professora: Paula 29/06/2015
Prof. Everton da Silva Correa
HISTÓRIA 1.
Evolução dos Modos de Produção
A Europa do século VI ao XII
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da Silva Correa História Prof. Everton da Silva Correa

Os povos germânicos e a desagregação do Império Romano https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

Observe a imagem

Após colapso econômico e social, com a queda do regime comunista na Albânia, milhares de albaneses partiram em busca de melhores condições de vida na Itália. Na foto de 1991, refugiados em um navio atracado no porto de Bari, sul da Itália, e milhares de outros no cais aguardam liberação das autoridades italianas para entrar no país.

A imagem mostra um navio repleto de pessoas que tentam entrar no território italiano em 1991. São imigrantes albaneses que abandonaram seu país na esperança de encontrar melhores condições de vida na Itália.

Mudar de uma região para outra faz parte da história da humanidade Nos primeiros séculos da Era Cristã, a Europa foi palco de gigantescos movimentos migratórios. Esses movimentos envolveram principalmente os povos germânicos, alguns dos quais se deslocaram de suas terras e ocuparam amplas regiões do Império Romano do Ocidente. Entre esses povos estavam os godos (divididos em visigodos e ostrogodos), os francos e os vândalos.

Nestas aulas estudaremos os povos germânicos e veremos de que maneira suas migrações contribuíram para a desagregação do Império Romano do Ocidente.

A arqueologia a serviço da história

Esta taça de ouro é um dos artefatos achados em uma tumba do século VII, em Prittlewell, na Inglaterra. JOHN D. MCHUGH/ASSOCIATED PRESS

No segundo semestre de 2003, Operários que trabalhavam no alargamento da estrada de Prittlewell, na Inglaterra, encontraram alguns vestígios de cemitérios antigos. Interromperam então o trabalho e comunicaram a descoberta ao departamento de arqueologia do governo britânico.

Tigela de vidro colorido, outro artefato encontrado no mesmo local que a taça de ouro. Foto de 2004. JOHN D. MCHUGH/ASSOCIATED PRESS

Ao chegar ao local, Os técnicos do Museu de Arqueologia de Londres se depararam com diversos objetos relacionados ao sepultamento de pessoas que teriam vivido nessa região no passado. De todo o conjunto encontrado, o que mais chamou a atenção dos arqueólogos foi uma grande câmara mortuária de 4 metros quadrados.

Nas paredes da câmara havia diversos itens pendurados em ganchos de ferro. No chão, estavam espalhados outros objetos, como potes de vidro, tigelas de bronze, espada, banqueta, utensílios para refeições e até uma lira. Quase no centro da câmara, um caixão de madeira guardava alguns poucos restos mortais de um homem. Não longe dele, uma caixa continha objetos que faziam parte do ritual de um enterro: duas pequenas cruzes de ouro, duas moedas também de ouro, um cinto e fivelas de sapato.

Uma análise inicial desses vestígios revelou que a câmara mortuária teria pertencido a um saxão enterrado no início do século VII. Os saxões, assim como os visigodos, ostrogodos, burgúndios, alanos, lombardos, francos e outros povos, estiveram envolvidos nas grandes migrações ocorridas na Europa nos primeiros séculos da Era Cristã.

Esses povos foram chamados de germanos (ou germânicos) por terem uma língua de origem comum Acredita-se que eles ocupavam originalmente regiões que hoje pertencem à Escandinávia e ao norte da Alemanha. Mais tarde, migraram para regiões mais centrais da Europa.

Observe o mapa

O mapa acima mostra a localização desses povos nas margens exteriores do Império Romano do Ocidente Esses povos não se submeteram à dominação romana. Além deles, alguns povos celtas tampouco acataram o domínio romano e permaneceram fora das fronteiras do Império.

Povos germânicos e outros povos vizinhos ao Império Romano em 114 d.C.

O que a câmara mortuário revela...

Publicação de História Unid. 2, Cap. 1, p. 7-12.

FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, 2012. p. 197-200.