Curso de Aconselhamento Cristão Salvador

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Transcrição da apresentação:

Curso de Aconselhamento Cristão Salvador Ministerio de Familia Curso de Aconselhamento Cristão Salvador

Ementa Estuda os fundamentos teóricos seculares e cristãos da psicologia aplicada ao aconselhamento. Desenvolve princípios e técnicas básicas de aconselhamento para diversas fases etárias e para as várias necessidades humanas. Identifica e capacita preliminarmente indivíduos para o exercício do aconselhamento cristão.

Metodologia, Recursos Didáticos e Avaliação As aulas serão expositivas com leitura complementar = 30 h/a. Projeção e uso da lousa. CD em Word. Monografia sobre um dos temas ou projeto de serviço/clínica/ ministério de aconselhamento com integração teoria-prática, num prazo de 90 dias.

Conteúdo Programático Unidade 1 – A Necessidade e a Importância do Aconselhamento Unidade 2 – A Pessoa e a Tarefa do Conselheiro Cristão. Unidade 3 – Os Conceitos e Abordagens Psicológicas Básicas à Luz da Bíblia. Unidade 4 – Os Temas e Problemáticas mais Comuns no Aconselhamento.

A Necessidade e a Importância do Aconselhamento Cristão Unidade I A Necessidade e a Importância do Aconselhamento Cristão

I Aspectos Psico-Emocionais da Depravação Total do Ser Humano Por que eu sou assim? Por que eu me sinto assim? Por que eu faço isto? Três Verdades: O homem é um ser criado à imagem de Deus O homem é um ser caído espiritual, moral e emocionalmente A obra de Cristo inclui restabelecer esta imagem tri-dimensional

I Panorama da Prática do Aconselhamento na Bíblia Atitudes e Procedimentos consolar, exortar, corrigir etc. Sentimentos e Emoções medo, ira, ansiedade etc. Pessoas e Episódios Jesus, o Conselheiro, Natã e Davi etc. ____ Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo, instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria. Colossenses 3:16

I A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Teologia influencia o Aconselhamento. “seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso” Romanos 3:4 A doutrina das Escrituras A doutrina da Responsabilidade Humana A doutrina de Deus A doutrina do Pecado A doutrina da Santificação Progressiva As Tarefas Práticas são o Modus Operandi do Aconselhamento Cristão

I A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Doutrina das Escrituras conduz o conselheiro, o aconselhado e o processo de aconselhamento a submeterem-se à autoridade absoluta das Escrituras. “A área do aconselhamento tem se divorciado da Palavra” Powlison  “A palavra deve ser ministrada no aconselhamento com tanta prontidão quanto na pregação”. Adams

A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Doutrina da Responsabilidade Humana conduz o homem a uma verdadeira, clara e objetiva avaliação de si mesmo. “O conselheiro bíblico oferece muito mais que um ouvido atento e palavras de conforto ou compreensão. Ele também conduz o aconselhado à compreensão bíblica de si mesmo e dos seu problemas, à luz de quem Cristo é. O conselheiro bíblico esforça-se desde o início para promover uma imersão do aconselhado na Palavra de Deus, de modo que aquilo que o aconselhado planeja alcançar com o aconselhamento seja cada vez mais condizente com o pleno bíblico. Desde o início do aconselhamento, ele é colocado sob a autoridade de Deus por meio das Escrituras”. Tripp

A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Doutrina de Deus conduz o aconselhado a um encontro e a um relacionamento com Deus. “A fé cristã é capaz de fazer a grande síntese, unindo o todo da vida: o corpo em sua dimensão física, relacionamentos, pensamentos, sofrimento, emoções...”. Powlison “Homem algum pode fazer um exame de si mesmo sem ter que imediatamente se voltar para a contemplação do Deus em quem ele vive e se move” Calvino

A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Doutrina do Pecado conduz o aconselhado a repensar a maneira de compreensão dos seus problemas. “A mensagem errada e o método errado têm controlado o aconselhamento. A abordagem bíblica de mudança não é supesticiosa nem pietista, nem moralista nem demonista”. Powlison

A Relação entre Teologia e Aconselhamento A Doutrina da Santificação Progressiva conduz o aconselhado a interagir com outros no processo de aconselhamento. “Esta vida, portanto, não é retidão, mas crescimento em retidão, não é saúde, é cura, não é ser, é se tornar, não é descanso, mas exercício. Ainda não somos o que viremos a ser, mas estamos crescendo nessa direção; o processo ainda não está concluído, mas em andamento; este não é o fim, mas o caminho. Nem tudo já refulge em glória, mas tudo está sendo purificado” Martinho Lutero

A Dimensão Sobrenatural do Aconselhamento A obra do diabo é matar, roubar e destruir. O ser humano é o principal alvo do diabo. O diabo utiliza-se de: Uma cultura caída – o mundo. Uma natureza caída – a carne. O diabo provoca ou aproveita-se de circunstâncias humanas. O diabo não tem poder absoluto. O Senhor reina!

A Pessoa e a Tarefa do Conselheiro Cristão Unidade II A Pessoa e a Tarefa do Conselheiro Cristão

Quem pode ser Conselheiro? Formação e Ética II O Aconselhamento é função exercida prioritariamente por pastores, mas nem todo “pastor” é pastor e portanto, é conselheiro. O Aconselhamento pode ser exercido por membros, preferencialmente profissionais, estudantes ou estagiários de Psicologia ou Psiquiatria, sob a supervisão espiritual de pastor. Situações Críticas: envolvimento emocional – contra-transferência. quebra da privacidade do aconselhado. manipulação e abuso emocional, sexual ou físico.

Você está bem preparado? II Faça uma avaliação das suas próprias atitudes e da sua própria vida. Em relação aos seus próprios problemas. Em relação à pessoa com quem vai trabalhar. “O fator mais singular e significativo que afeta o meu ministério de aconselhamento é a qualidade da minha fé em Deus, assim como o arrependimento e a obediência”. Powlison

Você está bem preparado? II Leia e estude a Bíblia “Porque à semelhança daqueles a quem ministro, eu também necessito de uma mudança radical de mente. Quando eu estou pensando corretamente, o aconselhamento floresce e dá frutos bons”. Powlison

Você está bem preparado? II Invista tempo para pensar seriamente nas pessoas que vai aconselhar. Revisão dos encontros anteriores. Anotações detalhadas durante ou após o encontro. Procure entender as “questões críticas”.

Você está bem preparado? II Ore por si mesmo e pelas pessoas, pedindo que Deus atue. Dando convicção de verdade ao aconselhado. Dando sabedoria, clareza, coragem, ouvido diligente, amor e graça, honestidade e praticidade, paciência ao conselheiro.

Você está bem preparado? O ser humano é imprevisível !!! II Esboce um plano de ação para o encontro de aconselhamento. Geral e específico, sistemático e flexível ao mesmo tempo. Atenção: O ser humano é imprevisível !!!

Você está bem preparado? II Faça uma revisão freqüente dos princípios básicos de aconselhamento que orientam seu ministério. Há esperança! Deus está no controle. O problema está lá dentro no coração da pessoa. Ame. Conheça. Fale. Faça. Qual é a questão específica? Pequenas mudanças são bem vindas. Nada de mágica, nem técnica, nem cura garantida.

Você está bem preparado? II Faça coisas que lhe dispõem para a tarefa ministerial. Como é estar no lugar do outro? “Aconselhar Pessoas com problemas e não problemas nas pessoas”. Powlison A vida é mais abrangente do que o problema sendo tratado. A vida é bela!

Você está bem preparado? II Verifique se está cumprindo o que você prometeu. A credibilidade do conselheiro é fundamental para o bom andamento do aconselhamento. Pontos importantes: Pontualidade e Assiduidade. Bom trato e Boa apresentação. Atenção e Respeito.

Uma Proposta Multidisciplinar Medicina, Terapia e Bíblia II Espiritualidade Libertação Bíblia Aconselhamento Medicina Medicação DSM-IV Psicologia Terapia Testes

Criando uma Clínica ou Ministério de Aconselhamento II Uma “clínica” ou “ministério” de Aconselhamento deve ser divulgado como um serviço religioso e não profissional, equivalente ao confessionário católico. Um ministério independente de Aconselhamento deve ter um corpo de referência profissional por estar mais suscetível à fiscalização de CRPs. A cobrança de honorários ou o estabelecimento de vínculo financeiro é totalmente errado e pode acarretar conseqüências graves. É recomendável a documentação de autorização dos aconselhados ou responsáveis legais para a realização de testes e procedimentos, bem como o estabelecimento de garantia contra eventuais ações legais.

II Limites do Aconselhamento e Relação com Entidades Entidades Representativas: Conselho Regional de Psicologia - CRP Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPR Questões Principais: Exercício ilegal da profissão Discriminação contra homossexuais com tentativa de cura ou mudança da opção sexual. Liberdade de Expressão e de Religião

Os Conceitos e Abordagens Psicológicas à luz da Bíblia Unidade III Os Conceitos e Abordagens Psicológicas à luz da Bíblia

A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana III “Amando-o ou odiando-o, não se pode deixar de admitir que Sigmund Freud influenciou a cultura ocidental” Myers Fatos da Vida de Freud: Formação em Medicina (Universidade de Viena) Escreveu “A Interpretação dos Sonhos” (1900) inaugurando a Psicanálise, a primeira teoria abrangente sobre a personalidade humana.

A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana III Idéias Básicas: A personalidade humana deriva de um conflito entre nossos impulsos biológicos, agressivos, que procuram o prazer, e as restrições sociais a eles. Freud chama estes impulsos de “pulsões”, sendo um de vida (“eros”) e outro de morte (“tanatos”). Os “mecanismos de defesa” protegem o ego da ansiedade entre o prazer e o dever. Alguns são: repressão, regressão, formação reativa, projeção, transferência, racionalização.

A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana III O conflito se concentra em 3 sistemas interativos: id – opera sob o princípio do prazer; se não for contido pela realidade, procura a gratificação. ego – opera sob o princípio da realidade; que procura gratificar os impulsos do id de maneiras realistas. Contém nossas percepções, pensamentos, julgamentos e lembranças parcialmente consciente. É a personalidade executiva. superego – o superego é uma voz da consciência que força o ego a considerar não apenas o real, mas também o ideal. Seu foco exclusivo é como devemos nos comportar, empenhando-se pela perfeição, julgando ações e produzindo sentimentos positivos de orgulho e negativos de culpa.

A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana III A personalidade se forma em fases psico-sexuais nos primeiros anos de vida: oral (0-18 meses) – prazer na boca (sugar, morder) anal (18-36 meses) – prazer na eliminação (defecação, micção) – lida com demandas de controle. fálico (3-6 anos) – prazer na genitália – lida com sentimentos sexuais incestuosos: complexo de Édipo e complexo de Electra. latência (6-puberdade) – sentimentos sexuais latentes. genital (puberdade em diante) – maturação sexual.

III A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana Ego Superego Id O Iceberg dos 3 sistemas interativos: Mente Consciente Ego Superego Mente Inconsciente Id

III A Psicanálise Freudiana e Pós-Freudiana Descendentes e Dissidentes de Freud: Adler e Horney – tensões sociais e não sexuais – complexo de inferioridade. Jung – inconsciente coletivo ______ Avaliação da Psicanálise: Questiona-se a cientificidade da teoria. Focaliza na vida sexual – unidimensionalidade. Percebe a religião como repressora.

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) III É uma das perspectivas humanistas, cujos principais expoentes é Rogers e Maslow, opostos ao negativismo de Freud. Pessoas saudáveis empenham-se no sentido da autodeterminação e da auto-realização.

III A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) Maslow propôs uma hierarquia de necessidades em cujo topo estaria a auto-realização e em cuja base estariam as necessidades básicas de sobrevivência. Necessidades de Auto-Realização atingir potencial singular e pleno Necessidades de Estima reconhecimento e respeito de outros Necessidades de Afiliação e Amor amar e ser amado, pertencer e ser aceito Necessidades de Segurança segurança, estabilidade, ordem e previsibilidade Necessidades Fisiológicas fome, sede

A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) III Rogers propôs que crescemos pela “consideração positiva incondicional” ou simplesmente, aceitação, bem como pela autenticidade e a empatia. Para ambos, o aspecto central da personalidade é o auto-conceito, que proporciona uma auto-estima positiva. ______ Avaliação da ACP: É reducionista vendo o homem como essencialmente bom. Tendenciona ao individualismo e ao otimismo ingênuo. Conceitos vagos e subjetivos.

A Abordagem Social-Cognitivista III Aplica princípios de aprendizagem, pensamento e influência social. Aprendemos através do condicionamento ou da observação de outros. Determinismo recíproco proposto por Bandura: “o comportamento, fatores pessoais internos e influências ambientais, tudo opera como determinantes interligados um do outro”. Enfatizam também a importância dos processos mentais: o que pensamos sobre a nossa situação afeta nosso comportamento.

A Abordagem Social-Cognitivista Avaliação da Social-Cognitivista. III Três formas de interação pessoa-ambiente: pessoas diferentes escolhem ambientes diferentes. personalidades moldam a maneira como interpretamos e reagimos aos eventos. personalidades ajudam a criar situações a que reagimos. O controle pessoal – é a capacidade de nos ver controlando o ambiente (otimismo) ou sendo controlado por ele (pessimismo – desamparo adquirido – resignação passiva). Avaliação da Social-Cognitivista. Focaliza a situação exageradamente, subestimando a dimensão interna do ser humano (emoções e motivações)

Resumo: III Cada perspectiva pode nos ensinar alguma coisa: A psicanalítica – inconsciente e aspectos irracionais da natureza humana. Humanista/ACP – senso do eu e o potencial para a auto-realização. Social-cognitiva – a importância do contexto. _____ A natureza é sempre mais sutil, mais intrincada e mais elegante do que somos capazes de imaginar” Sagan. “Homem algum pode fazer um exame de si mesmo sem ter que imediatamente se voltar para a contemplação do Deus em quem vive e se move”. Calvino

Integracionismo: Bíblia e Psicologia III O integracionismo é a tentativa de casar a psicologia secular e o cristianismo. Segundo Powlison, a psicologia com seus pressupostos seculares e anti-bíblicos tem pouca ou quase nenhuma valia para o Conselheiro Cristão. Para ele, “o pensamento integracionista entrou nas igrejas evangélicas por meio dos movimentos de cura interior”.

Jay Adams e Proposta Noutética Propostas Cristãs: Jay Adams e Proposta Noutética III O pecado, em todas as suas dimensões, é evidentemente o problema com que o conselheiro cristão se vê a braços. A confrontação noutética=mental, conceitual é a ferramenta. Os estilos (pecados e aversões) são peculiaridades do indivíduo. O trabalho do conselheiro consiste em descobrir esses temas abaixo das individualidades. A psicologia pode ser um “acessório útil” para ilustração, para preencher com dados específicos as generalizações e para desafiar as interpretações errôneas das Escrituras.

III Propostas Cristãs: Larry Crabb A motivação humana pressupõe necessidades ou anseios por amor e por realizações significativas. Exigências idólatras e estratégicas de vida pecaminosa são reações secundárias e compensações, maneiras erradas de buscar o suprimento dessas necessidades. A exegese das Escrituras é reconhecidamente o ponto de partida. As categorias bíblicas são suficientes para responder às perguntas do conselheiro. A psique subsiste em 4 circulos: emocional, volitivo, racional e pessoal.

III Propostas Cristãs: Cura Interior A idéia de que o homem é emocionalmente doente e precisa ser curado é biblicamente válida. A idéia de que o homem é curado emocionalmente por meios que independem de sua participação e vontade não é bíblica. O uso de instrumentos semelhantes a práticas místicas ou esotéricas é perigoso, ineficaz e anti-bíblico. A teologia da cura interior pode desprezar a doutrina da suficiência da obra de Cristo no Calvário e sub-estima a doutrina da Santificação Progressiva. O uso de pessoas leigas em sessões de terapia individual ou de grupo é extremamente arriscada e não pode ser minimizada sob qualquer pretexto espiritual ou religioso.

Os Temas e Problemáticas mais Comuns no Aconselhamento Unidade IV Os Temas e Problemáticas mais Comuns no Aconselhamento

A Sexualidade Humana e suas Diversas Facetas Como a Identidade Sexual é formada: Teoria da Aprendizagem Social – observação e imitação, recompensa e punição. Teoria do Gênero – o sexo torna-se uma lente que determina o pensamento organizado por sexo e comportamento tipificado por sexo. Psicanalítica – a identificação com o pai ou a mãe.

IV A Sexualidade Humana e suas Diversas Facetas Como os Papéis Sexuais são formados: Evolução – homem (agressividade – propósito reprodutor) e mulher (habilidades interpessoais – objetivos reprodutores) Cultura – variação por cultura e por época.

IV A Sexualidade Humana e suas Diversas Facetas Hormônios e Comportamento Sexual: Hormônios controlam o Desenvolvimento Sexual – características físicas Hormônios ativam o Comportamento Sexual – sincronização do sexo e da fertilidade. O Sexo depende de estímulos externos além de fatores internos (hormônios) – estímulos sensórios e a imaginação.

A Sexualidade Humana e suas Diversas Facetas A Psicologia do Sexo: Distúrbios Sexuais – são problemas que sistematicamente prejudicam o funcionamento sexual, envolvendo motivação e desempenho sexual. Orientação Sexual – a persistente atenção por representantes de determinado sexo. “O relacionamento entre homens e mulheres deve ser caracterizado não por um comportamento protetor ou por exploração, mas por amor, parceria e confiança”. Parlamento das Religiões do Mundo

Aconselhamento de Homossexuais Observações Importantes: IV Observações Importantes: O homossexualismo sobrevive, enquanto o heterossexualismo prevalece em todas as culturas e épocas, independentemente da atitude em relação ao homossexualismo. As estatísticas mais acuradas apontam 3 a 4% de homossexuais na Europa e EUA. O homossexualismo, que a maioria dos psicólogos considera não poder ser deliberadamente mudada, pode levar ao celibato, a uma opção por sexo promíscuo ou a um relacionamento amoroso sério e prolongado.

Aconselhamento de Homossexuais IV As possíveis causas psicológicas do homossexualismo são: Relacionamento da criança com os pais, como uma mãe dominadora e um pai omisso ou uma mãe possessiva e um pai hostil. Ódio ou medo de pessoas do sexo oposto. Níveis hormonais. Abuso sexual ou sedução de crianças por homossexuais adultos. Atenção: Não há evidências científicas ou estatísticas que comprovem nenhuma destas hipóteses.

Aconselhamento de Homossexuais IV A maioria dos psicólogos considera hoje que o homossexualismo não é doença ou crime sexual. A American Psychiatric Associationa tirou o homossexualismo da lista de doenças mentais em 1973.

Aconselhamento de Homossexuais Princípios Norteadores: IV Princípios Norteadores: O homossexual é um ser humano como outro qualquer, portanto tem dignidade intrínseca por conta da imagem de Deus. A homofobia é condenável. Humildade, respeito, amor e aceitação do ser humano são necessários. O homossexualismo não é algo mais sério ou mais grave do que outros problemas ou inadequações possíveis da sexualidade humana.

Aconselhamento de Homossexuais IV O homossexual pode ter razões diversas para buscar o aconselhamento, que vão desde a busca por entender o que acontece com sua sexualidade até a busca de ajuda para mudar sua condição. O homossexual articulado trabalha com pressupostos epistemológicos diferentes dos seus. Exemplo: para você, pecado é desobedecer a Deus, enquanto pode ser prejudicar alguém para o homossexual.

Aconselhamento de Homossexuais IV A lógica homossexual defende que: existe uma orientação homossexual que não é tratada nas Escrituras as proibições não se aplicam aos casamentos homossexuais. uma identidade sexual culturalmente normal.

Aconselhamento de Homossexuais Argumentos e Refutações Bíblicas: IV Argumentos e Refutações Bíblicas: A autoridade das Escrituras deve ser inegociável. A Bíblia é consistente em suas proibições contra o homossexualismo (Lv.18:22/20:13/Jz.19:22,23/ Rom.1:26,27/I Cor.6:9,10/I Tim.1:9,10/Jd.1:7). Não há base médica, psicológica ou bíblica para a idéia de uma orientação ou identidade homossexual.

Aconselhamento de Homossexuais IV Algo “culturalmente normal” não é “natural” e mesmo que fosse não significa que é “moralmente correto”, pois a natureza humana é corrupta. O “casamento homossexual” não é legítimo simplesmente porque envolve respeito, confiança e amor. Algumas relações heterossexuais também podem ser amorosas, respeitosas etc. e mesmo assim não serem legítimas.

IV Aconselhamento de Homossexuais Causa Primária Resposta Um Entendimento Comum e Errôneo sobre o Desenvolvimento do Homossexualismo Causa Primária Genética Problemas de relacionamento c/ pais-adultos Baixa auto-estima Outros fatores Resposta Pensamenos Homossexuais Atos Homossexuais Causa Secundária Pecado

Aconselhamento de Homossexuais IV A Perspectiva Bíblica sobre o Desenvolvimento do Homossexualismo Causa Suficiente Coração pecaminoso Mateus 7:21-23 “de dentro, do coração dos homens é que procedem...” Possíveis Influências Necessárias Genética Colegas Família Abuso sexual Outras influências Prática Pecaminosa Pensamenos Homossexuais Atos Homossexuais

Aconselhamento de Homossexuais O Procedimento do Aconselhamento IV O Procedimento do Aconselhamento O homossexualismo não cede fácil, nem rapidamente. É preciso ministrar simultânea e equilibradamente dois temas: o conhecimento de nós mesmos e o conhecimento de Deus, que identifiquem e destronem ídolos do coração. É preciso ouvir com amor e disposição de ajudar.

Aconselhamento de Homossexuais IV Perguntas críticas: Como a pessoa encara sua luta com o homossexualismo? Quais as circunstâncias que moldaram a expressão atual de homossexualismo? De que forma a pessoa foi prejudicada em relacionamentos? O quanto tem sido doloroso para ele manter um estilo de vida homossexual?

Aconselhamento de Homossexuais IV Mais Perguntas críticas: A pessoa tem perguntas a respeito de orientação homossexual? Ela tem a impressão de que está sempre mais interessada em relacionamentos com pessoas do mesmo sexo? Que expectativas há de mudança? Qual é o alvo? Quanto tempo é necessário?

Aconselhamento de Pessoas Abusadas Sexualmente IV O abuso sexual, incluindo o estupro, é uma das maiores violências que podem ser cometidas contra a pessoa humana, especialmente se for criança ou jovem, caracterizando-se pela imposição emocional e física. O abuso sexual torna-se ainda mais traumático quando praticado por alguém ligada afetivamente à pessoa abusada, o que é freqüente. O abuso sexual é um crime (aspecto legal) psicopatologia (aspecto psicológico) e um pecado (aspecto espiritual).

Aconselhamento de Pessoas Abusadas Sexualmente IV O abuso sexual é cometido por pessoas que desenvolveram psicopatologias relacionadas à identidade sexual, com causas diversas que incluem: Abuso sofrido no período da formação da personalidade. Emoções agressivas mal resolvidas e sexualmente mal direcionadas. Sentimentos de inferioridade e desajuste ou inadequação social. O abusador é normalmente alguém tímido, com sinais perceptíveis de ansiedade e fixação, mas é impossível traçar um perfil geral dele.

IV Aconselhamento de Pessoas Abusadas Sexualmente Como ajudar alguém que foi Abusado: Descaracterizar qualquer noção de culpa pessoal por ter sido abusado. Desistir da tentativa de apresentar explicações ou atenuantes para a situação. Reafirmar o valor pessoal do abusado aos olhos de Deus e da sociedade. Enfatizar a necessidade do perdão terapêutico. Focalizar na perspectiva futura, ressaltando sentimentos de esperança e restauração.

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV O casamento é uma benção divina para todo o gênero humano, mas o celibato também pode ser uma vocação (Mt. 19:11-12/I Cor.7:1-9,17-40) O casamento é o ambiente e a relação propícia para o desenvolvimento da intimidade entre pessoas de sexos diferentes, visando a satisfação e a procriação. O casamento é essencialmente um desafio de pessoas caídas de cumprir o ideal divino pré-queda. O conflito faz parte do casamento e deve ser vivido à luz do amor, confiança e fidelidade.

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV Há cinco aspectos cruciais no casamento que devem ser tratados antes e durante o casamento: A vida sexual do casal – paixão e atração física. A vida financeira e profissional do casal – equilíbrio e compromisso pelo bem comum. A relação de cada cônjuge com a família do outro – honrar as origens, preservando o relacionamento. Os valores e o modo de criação de filhos – concordância sobre um estilo coerente com papéis definidos. A vida espiritual e religiosa do casal – concordância mínima sobre valores e práticas.

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV O casamento envolve renúncia individual e compromisso com o outro, ao mesmo tempo que se preservam as individualidades mínimas de cada um. A dinâmica da maior parte dos conflitos passa pela sensação real ou imaginária de que na sociedade do casamento alguém está usufruindo mais do que contribuindo (assimetria conjugal). A possibilidade do divórcio tem sido perniciosa em muitos sentidos por descaracterizar a sacralidade do matrimônio, mas pode tornar-se uma válvula de escape em situações extremas segundo critérios bíblicos (Mt. 19:1-9/I Cor. 7:10,11,39/Rom 7:2,3)

IV Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais Como ajudar pessoas a decidir se devem se casar: Ambos são espirituais? (II Coríntios 6:14-16) O casamento é que vai lhe fazer feliz, dar identidade ou propósito? Você traz marcas ou feridas abertas e não tratadas de relacionamentos anteriores? Você sabe e pratica a resolução de problemas biblicamente? Em que aspectos, você tem consciência de que precisa mudar? Há uma prática de oração/diálogo já existente entre vocês?

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV Vocês têm o mesmos alvos e objetivos na vida? (Am. 3:3) Há compatibilidade profissional entre vocês? Há ideais e valores em comum? Há concordância de como vocês querem estar daqui a 5, 10, 10 anos à frente? Vocês estão dispostos “a deixar e se unir? Há disposição para romper laços emocionais e financeiros com os pais? Há disposição para romper laços existenciais com o estilo de vida de solteiro e com amigos, se necessário?

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV Vocês estão dispostos a deixar e se unir? (Continuação) Há disposição para estabelecer expectativas materiais e financeiras em comum? Qual o nível de envolvimento que vocês desejam ter com a igreja local? Vocês concordam nos pontos de vista teológicos básicos? Vocês concordam sobre os papéis bíblicos do homem e da mulher no casamento? Vocês concordam com o número de filhos e a maneira de educá-los? Vocês já definiram como será e qual será a freqüência do relacionamento com as famílias originais de vocês?

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV O que as pessoas que lhes conhecem bem pensam acerca do seu relacionamento? (Prov. 15:22) Vocês têm consciência de que casamento é um compromisso perpétuo e uma aliança para ser construída a cada dia?

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV Como ajudar um casal: Partir do pressuposto que em todo relacionamento, ambos são responsáveis pelo sucesso/fracasso. Manter uma posição/prática de isenção, mas não de indiferença. Orar por/com eles é fundamental. Estabelecer um plano de ação com objetivo e metas para o aconselhamento. Envolver dimensões e elementos como filhos, futuro profissional, igreja etc. apenas quando for necessário e nunca como causa primária para a resolução/reconciliação.

Aconselhamento Pré-Nupcial e de Casais IV Como ajudar um casal: Incentive o diálogo mediado por você. Incentive o auto-conhecimento através de questionários etc. Identifique quais são as raízes e os nós do relacionamento. Incentive a projeção do futuro em busca de trazer esperança. Ministre a Palavra.

Aconselhamento em Situações de Crise, Doença e Luto IV Há uma vulnerabilidade explícita em momentos de perda, portanto o aconselhamento é necessário e estratégico nesses momentos. A perda é um fato comum e inescapável a todo ser humano, mas as pessoas reagem de maneira diferente, dependendo da personalidade e das circunstâncias. O aconselhamento na perda nem pode exaltar a dor e o sofrimento, nem ignorá-los.

Aconselhamento em Situações de Crise, Doença e Luto IV Os sentimentos mais comuns na perda são raiva, solidão, confusão, mágoa, fragilidade e impotência, frustração, negação etc. Talvez a maior armadilha na perda é tentar encontrar as razões e os motivos para o sofrimento.

IV Aconselhamento em Situações de Crise, Doença e Luto Como ajudar pessoas em situação de perda: Expresse empatia e sincera compaixão. Contrabalançe o sofrimento. Fazer ver além da dor. Relembrar situações de perda na própria vida e na de outros pode ajudar. Estimule a expressão da dor em palavras e choro. Estimule a fé na presença e no amor de Deus, mesmo que Ele pareça ausente ou culpado pela dor. Estimule a reflexão sobre o propósito e não a causa do sofrimento. Se for o caso, estabeleça responsabilidades de outros.

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Onde devemos traçar o limite entre normalidade e anormalidade? Como devemos Definir Compreender Classificar Ajudar pessoas com distúrbios psicológicos?

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Comportamento psicologicamente perturbado é um comportamento atípico, conturbado, desajustado e injustificado. A Perspectiva Médica trata de doença mental ou psicopatologia que precisa ser diagnosticada com base em seus sintomas e curada por meio de terapia que pode incluir tratamento num hospital psiquiátrico. Alguns exemplos são demência, esquizofrênia e alguns estados depressivos.

IV A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. A Perspectiva Biopsicossocial sustenta que todo comportamento normal ou perturbado deriva da interação de natureza (fatores genéticos e fisiológicos) e criação (experiências passadas e presentes). Biológicos evolução, gens, estrutura e química do cérebro Socioculturais papéis, expectativas, definição de normalidade e distúrbio Psicológicos estresse, trauma, desamparo adquirido, percepções e memória

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV A psicologia classifica com o fim de descrever um distúrbio, prever o seu curso futuro, seguir um tratamento adequado e estimular a pesquisa de suas causas. O esquema usado é o do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disordes, da American Psychiatric Association (DSM-IV). O DSM-IV classifica 230 distúrbios em 17 categorias, de um modo geral como: Distúrbios neuróticos – aflitivos, mas que permitem o pensamento racional e o desempenho social. Distúrbios psicóticos – mais sérios e debilitantes.

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Distúrbios de Ansiedade - a ansiedade que até certo ponto é normal, torna-se incapacitante quando as pessoas tornam-se tensas de uma maneira inexplicável e incontrolável (a ansiedade generalizada), sentem um medo irracional de alguma coisa (fobia) são perturbadas por pensamentos e ações repetitivas (transtorno obsessivo-compulsivo)

IV A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. Ansiedade Generalizada Os sintomas são tensão e nervosismo exagerados, preocupação infundada com perigos imagináveis, excitação do sistema nervoso autônomo (coração disparado, mãos suadas, cólicas estomacais ou sonolência). A Sindrome do Pânico é um ataque de pânico episódico, quando os sintomas são exarcebados ainda mais.

IV A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. Fobias As fobias focalizam a ansiedade em algum objeto, atividade ou situação específica, sendo um medo irracional que afeta o comportamento. Transtorno Obsessivo-Compulsivo Comportamento persistentes que interfere com a maneira como se vive causando aflição

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Distúrbios Disassociativos - são os distúrbios nos quais a percepção consciente se torna disassociada, separada de memórias, pensamentos e sentimentos anteriores. Alguns exemplos são a amnésia disassociativa, a fuga disassociativa e a disassociação da identidade (dupla personalidade)

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Distúrbios de Ânimo – Distúrbio depressivo profundo – experiência de desespero e apatia profundos por um período mais longo, porém não permanente. Distúrbio Bipolar (distúrbio maníaco-depressivo) - alternância entre a depressão e a mania, um estado superexcitado e hiperativo

A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. IV Esquizofrênia – é um distúrbio psicótico em que uma pessoa perde o contato com a realidade, experimentando idéias bastante irracionais ou percepções distorcidas

IV A Personalidade: Transtornos, Desvios Comportamentais e Patologias. Distúrbios de Personalidade Personalidade Histriônica – emoções superficiais para atrair a atenção. Personalidade Narcisista – exagero da própria importância com fantasias de sucesso. Personalidade Limítrofe – identidade, relacionamentos e emoções instáveis. Personalidade anti-social (sociopatia ou psicopatia) – comportamento agressivo, sexual descontrolado etc.

Indicações IV O tratamento adequado de quadros psicológicos anormais deve ser conduzido exclusivamente por profissionais médicos ou psicólogos. O papel do conselheiro cristão pode ser de apoio ao paciente e família.

Transtornos Alimentares: Obesidade, Bulimia e Anorexia IV Uma das obsessões mais notáveis na nossa cultura é a busca da saúde e da beleza física. Um dos aspectos do bem estar é a relação da pessoa com a alimentação. A gula é um dos chamados pecados capitais e uma obra da carne. A relação da pessoa com a alimentação pode refletir o estado do coração de alguém.

Transtornos Alimentares: Obesidade, Bulimia e Anorexia IV O modo desordenado de comer pode ter origem em diferentes motivações: Independência e orgulho. Cobiça e Compulsão. Ansiedade e Frustração.

Transtornos Alimentares: Obesidade, Bulimia e Anorexia IV Perguntas Críticas: Como você reage quando é tentado a ficar preocupado, irado, cheio de si ou deprimido? Como você reage quando sente dor, cansaço, tédio ou solidão? A comida em algum momento torna-se sua melhor companhia?

Transtornos Alimentares: Obesidade, Bulimia e Anorexia IV Definindo termos: Obesidade – peso além do saudável com conseqüências para a saúde física e emocional. Bulimia e Anorexia – ciclo habitual de comportamento caracterizado por ingerir uma grande quantidade de alimentos e, em seguida, induzir-se ao vômito ou a qualquer outra forma de purgação

IV Transtornos Alimentares: Obesidade, Bulimia e Anorexia Como ajudar pessoas com transtornos alimentares Ajudar a identificar os hábitos de cobiça e o desejo de gratificação instantânea. Ajudar a identificar o desejo pecaminoso de perfeccionismo físico. Ajudar a identificar a preguiça típica de quem quer soluções instantâneas. Identificar a participação da família e amigos no transtorno e num possível plano de ação terapêutica. Estabelecer metas progressivas com empatia e paciência.

Stress e Burn Out IV Stress é o processo ou maneira como avaliamos e lidamos com as ameaças e desafios do ambientes. Há fatores estressantes positivos, motivando-nos para superar os problemas. Há fatores estressantes negativos, ameaçando nossos recursos, posição, segurança e bem estar. O stress tem um componente fisiológico e outro psico-emocional.

Stress e Burn Out IV Os eventos mais estressantes da vida estão relacionados a: Mudanças significativas. Catástrofes. Problemas do cotidiano. Pessoas diferentes reagem diferentemente a estímulos estressantes, variando dos extremos patológicos da apatia até o pânico.

Stress e Burn Out IV O burn-out (literalmete, queimando) é o stress relacionado à atividade profissional. O sentimento de controle sobre a vida (controle percebido ou simplesmente otimismo) é um dos fatores protetores contra o stress. Há uma correlação direta e comprovada do stress com doenças coronarianas, conectadas com baixa imunidade e câncer. As principais abordagens contra o stress incluem exercícios físicos, de relaxamento e terapia em grupo.

Uma Palavra Final IV O Conselheiro Cristão é o ombro amigo que o Espírito Santo materializa para ajudar ao próximo e, ao mesmo tempo, é o meio de conscientizar, despertar e apoiar na direção da mudança. Depender totalmente de Deus na certeza de que tudo depende dele em última instância, sem esquecer que deve fazer o seu melhor, como se tudo dependesse de si é o desafio do equilíbrio no aconselhamento.