Luís Carlos Mota Gregório

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Transcrição da apresentação:

Luís Carlos Mota Gregório 5º Seminário de Transporte Urbano de Carga ZMRC – Zona de Máxima Restrição de Circulação Histórico e Resultados Luís Carlos Mota Gregório Companhia de Engenharia de Tráfego

Objetivos da ZMRC Reestruturar a logística de abastecimento para a melhoria do trânsito; Utilização do sistema viário 24hs do dia visando maior racionalidade e eficiência na distribuição de bens e no uso da infraestrutura viária. Prioriza a mobilidade das pessoas durante o dia e estimula o transporte de mercadorias, operações de carga/descarga e serviços no período noturno. Plano de melhoria: compatibilizar mobilidade de pessoas e abastecimento e prestação de serviço feito por veículos de carga Melhor utilização do espaço viário nas 24 horas do dia. Otimização de uso da infraestrutura viária.

Histórico 1982 1986 1988 1997 1998 2007 Garantir a mobilidade e assegurar o desempenho da economia local Exceções na ZMRC ZMRC Quadrilátero de 2ª à 6ª 10h às 20h e Sábados das 10h às 14h Regulamentação de veículos alternativos: Veículo Urbano de Carga - VUC até 5,50m x 2,20m Veículo Leve de Carga - VLC até 6,30m X 2,20m Criação da ZMRC Centro e Bom Retiro 2ª à 6ª 09h às 19h e Sábados das 10h às 14h ZMRC totalizando 11 km² VUC liberado VLC até às 16h00 - preservar pico da tarde Restrição a caminhões com peso acima de 15 toneladas, das 6 às 9h e das 16 às 21h Não previa exceções – Problemas no abastecimento e na prestação de serviços Aproximadamente 100 km² Expansão da ZMRC para 25 km² - proibido de 2ª à 6ª 10h às 20h e Sábados das 10h às 14h Vias Estruturais Restritas – unificação dos horários de restrição com o da ZMRC VLC é extinto surge o Novo VUC : 6,3m X 2,20m e PROCONVE P5 Criação da ZMRC - àrea 4 km² Melhoria do trânsito no centro expandido: proibição de caminhões, de 2ª à 6ª das 6h às 21h e aos sábados das 8h às 14h 1982 – restrição por PBT para caminhões acima de 15 ton. das 6 às 9h e das 16 às 21h 1986 - Portaria criando a ZMRC, proibindo o trânsito de caminhões, de 2ª a 6ª das 6h às 21h e aos sábados das 8h às 14h 1987 - Restrição nas avenidas Nove de Julho/São Gabriel/Santo Amaro, dando prioridade ao ônibus Consequências: Diminuição dos conflitos de trânsito e melhoria da fluidez Impacto negativo no comércio e na prestação de alguns serviços 1988 – Mudança de enfoque: Garantir a mobilidade e assegurar o desempenho da economia local Criação da exceções na ZMRC 1993 - Redução do horário de restrição na ZMRC: de 2ª a 6ª das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h Restrições em corredores estruturais do transporte coletivo e eixos estratégicos 1993 - Rótula Central - Rebouças - Rio Branco 1996 - 23 de Maio - Rubem Berta - Moreira Guimarães 1997 – Tiradentes - Ligação Leste-Oeste 1997 – Criação da ZMRC Centro, áreas Bom Retiro e 25 de Março 1998 - Paulista 2007 – Cada VER tinha um horário. Em 2008, foi uniformizado

Município 1528 km²

ZMRC – 100km² Diálogo preliminar com entidades afetadas pela medida; Local que apresenta grande concentração de atividades comerciais, de serviços, além do uso residencial; Início em 30 de junho de 2008, por decreto municipal; 49.487/08 Ampliação da área para 100 km² com restrição ao trânsito de caminhões das 5h às 21h.

ZMRC – 100km² Decretos complementares que dispõem sobre a liberação do trânsito do VUC; Exceções (obrigatoriedade de cadastro): VUC, atendimentos de urgência (ambulâncias, bombeiros e polícia), serviços públicos essenciais (manutenção de rede elétrica, água e telecomunicações), prestação de serviços públicos (coleta de lixo) e outros (construção civil (concretagem, remoção de terra e entulho). Em 28/07/08 os caminhões foram incluídos no rodízio municipal de placas nas vias do mini anel viário.

ZMRC – Exceções TODOS os caminhões autorizados Veículo Urbano de Carga - VUC Autorização Especial - alimentos perecíveis; mudanças; bomba-lança; feiras-livres; estacionamento próprio; obras na via Outras excepcionalidades - guincho; reportagem; valores; concretagem; mudanças; terra/entulho; saneamento ambiental; produtos perigosos de consumo local TODOS os caminhões autorizados precisam efetuar o CADASTRO

Resultados Indicadores utilizados: Volume de tráfego; Velocidade média em rotas; Extensão de lentidão na cidade; Autuações de caminhões; Além dos indicadores, também foi realizada documentação visual dos efeitos das medidas implantadas (fotos e vídeos).

Resultados – Volume de Tráfego Pesquisa em 10 pontos da cidade, 6 pontos internos à ZMRC, por 6 horas de pico. Período Antes (abril a junho/2008) Área Interna Área Externa Total Cidade Tipo de Veículo Set/08 Mar/09 Caminhões 2 eixos -58% -59% -6% -17% -21% -29% Caminhões 3 eixos -66% -69% -13% -22% -30% Cam . 4 ou mais eixos -67% -81% -10% -15% VUC -24% -16% 9% 26% -8% 5% Tot. Caminhões -60% -62% -9% -18% -20% -28% Total Caminhões e VUC -48% -46% -7% -12% Automóveis 0% -3% 4% 1% Outros* -4% 6% -2% Total Geral 3% *Motos, ônibus e utilitários

LOCAIS E VOLUMES Área Interna Av. Duque de Caxias antes da Av. São João Av. Francisco Matarazzo entre R. Costa Jr. E Viad. Antártica Av. Pedroso de Moraes entre Pça. Pan Americana e R. Banibás Av. Ricardo Jafet entre R. Ribeiro Lacerda e R. Artur Thiré R. Heitor Penteado entre R. Abegoária e R. Monsanto R. Henrique Schaumann entre R. Teodoro Sampaio e R. Artur de Azevedo Área Externa Av. Dr. Gastão Vidigal entre R. Hassib Monfarej e R. Mergenthaler Av. Ermano Marchetti entre Av. Santa Marina e Rua Adriano J. Marchini Av. Tancredo Neves entre R. Vergueiro e R. N. Sra. Das Mercês Altura do nº 1.100 R. Bresser entre R. João A. de Lima e R. 21 de Abril Área Interna Área Externa Cidade Tipo de Veículo Antes Set/08 Mar/09 Cam 2 eixos 1.507 630 615 3.753 3.518 3.097 5.260 4.148 3.712 Cam 3 eixos 462 157 144 2.297 2.005 1.786 2.759 2.162 1.930 Cam . 4 ou mais 67 22 13 975 880 877 1.042 902 890 VUC 1.064 806 897 1.016 1.103 1.279 2.080 1.909 2.176 Tot. Caminhões 2.036 809 772 7.025 6.403 5.760 9.061 7.212 6.532 Total Cam e VUC 3.100 1.615 1.669 8.041 7.506 7.039 11.141 9.121 8.708 Automóveis 126.338 125.710 123.144 71.974 74.993 74.767 198.312 200.703 197.911 Outros* 26.140 25.039 27.351 21.408 21.626 22.718 47.548 46.665 50.069 Total Geral 155.578 152.364 152.164 101.423 104.125 104.524 257.001 256.489 256.688

Resultados – Extensão da Lentidão Redução de 19% na cidade (Antes=01/03/08 a 27/06/08, Depois=01/07/08 a 31/03/09) Manhã: -29% Entre pico: -16% Tarde: -14%

Resultados Velocidade Autuações De 18 principais corredores arteriais da cidade, verificou-se aumento de 9% no pico manhã (21,0 para 22,0 km/h) e ligeira queda de 2% no pico tarde (20,2 para 19,4 km/h); Autuações Transitar em local / horário não permitido – Veículo de Carga, Infração Média,4 pontos, R$ 85,13.

Documentação fotográfica Ilustrar os resultados obtidos com as medidas de restrição de trânsito de caminhões na cidade de São Paulo; Registros realizados em: Maio e junho de 2008 (antes); Julho e agosto de 2008 (depois).

Marginal Tietê Antes, 12/06/2008 Depois, 15/07/2008

Av. das Juntas Provisórias Antes, 05/06/2008 Depois, 09/08/2008

Rua Prof. Atílio Innocenti Antes, 28/05/08 Depois, 29/08/08

Conclusões Redução do volume total de caminhões em 22%, aumento de velocidade no PM de 9% e diminuição da extensão da lentidão média do dia em 19%; Diminuição dos conflitos de trânsito e melhoria da fluidez; A utilização de medidas regulamentares com a publicação de instrumentos legais implica alterações: dos segmentos de transporte de bens e prestadores de serviços que se utilizam de caminhões, nas atividades rotineiras de fiscalização e de procedimentos internos aos órgãos do poder público, dos agentes da autoridade de trânsito e dos analistas das áreas operacionais, dos analistas dos processos de emissão de autorização especial.