PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Professor EDSON ROBERT
Advertisements

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Água e Ciência Prof. Eloisa.
Ciclo Hidrológico e água Subterrânea
Hidrologia.
A água.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
Biologia Professor PANTHERA
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante: todas as reações que acontecem no nosso organismo são em soluções aquosas, e as proteínas, membranas,
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
Método Científico das Ciências da Natureza
Carbono Água CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Nitrogênio Fósforo.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Escola Básica e Secundária de Luís de Camões
Ciclos de nutrientes - água
A Água e a Biodiversidade
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Mudanças de Estado Físico da Matéria
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
NÃO troca calor com o meio externo
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
subsistemas em interacção
Biologia Molecular ÁGUA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
SOLUÇÕES.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Água Quanto há na Terra?.
PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano
A Água e a Vida.
O Ciclo da Água Sara Francisca 4ºD.
Capacidade Térmica Mássica
Substâncias inorgânicas:
Soluções.
Água.
Soluções.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tipos de Ligação química
Consumo de água Como economizar água.
Aqüicultura e Pesca Oceanografia
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
Água H2O.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Aula II : Água, solubilidade e pH
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE – 6º Ano AB
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
Água A base química da vida
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos.
AULA 2 CONCLUSÕES.
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS ÁGUA.
Água Estrutura química.
Agentes Modeladores do Relevo
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO - OS ESTADOS DA ÁGUA
Componentes do sistema climático A água no sistema climático
Bioquímica:-ÁGUA.
Ciências Naturais Domínio 5.° ano A água, o ar, as rochas e o solo
Prof. Silvio Professor Silvio.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR

NATUREZA DA ÁGUA E COMPOSIÇÃO DA ÁGUA DO MAR. A água é o composto mais abundante da natureza; A molécula de água é polarizada devido ao ângulo entre os átomos de oxigênio e hidrogênio = 104o Formação de ligações do tipo “Pontes de Hidrogênio”  forte coesão entre moléculas  características anômalas da água;

Pontes de hidrogênio explicam: capacidade de ser solvente da água e também o fato da água entrar em ebulição e se congelar em temperaturas maiores que outras moléculas semelhantes. 1-Altos pontos de fusão e ebulição: A água comporta-se como se fosse uma substância com peso molecular 5 vezes maior (PM cerca de 100) devido a coesão de suas moléculas;

Se não fossem as pontes de hidrogênio a ebulição da água (que ocorre em 100oC) seria a -90ºC e o congelamento da água (a 0oC para a água doce) seria a -110oC, não sendo possível a existência de água na terra. Ela possui o maior calor latente de vaporização e fusão, ou seja, é necessário adquirir ou perder grande quantidade de energia para mudar do estado líquido para o gasoso (vaporização) e do estado gasoso para o líquido (fusão).

É a única substância que pode ser encontrada nos 3 estados físicos da matéria. 2-Alta capacidade térmica: A água possui o maior calor específico entre os sólidos e líquidos comuns. Calor específico: propriedade que define a quantidade de calor necessária para elevar em 1°C a temperatura de um grama de substância. Isto faz com que a água resista muito às mudanças de temperatura, concentrando e conduzindo calor antes de mudar de estado. Por isso, a água é determinante no equilíbrio térmico do planeta - transporte de calor pelas correntes marinhas, de regiões equatoriais (mais quentes) para altas latitudes (mais frias).

3-Anomalia Térmica: O gelo possui densidade menor que a água líquida, por isso que o gelo flutua. As ligações do tipo ponte de hidrogênio mantêm as moléculas de água mais afastadas no sólido do que no líquido. A maior densidade da água doce é em 4ºC. Na água salgada, com salinidade de 35‰, o ponto de congelamento é -1,9°C.

4-Alto poder de solução: Devido à polaridade da água, os íons e muitas moléculas podem se dissolver nela. Através da reação de hidratação a água é capaz de quebrar ligações iônicas (ligações fortes). Ex.: 350g do sal NaCl dissolve-se completamente em 1 litro de água = salinidade de 35‰.

5-Reservatórios Naturais da água: Toda a água existente na natureza exibe relações mútuas de intercâmbio (ou transferência) através do chamado ciclo hidrológico. As relações entre as várias formas de transferência da água, na superfície terrestre, podem ser representadas por: Precipitação = escoamento + infiltração + evapotranspiração.

As proporções atuais de toda a água encontrada no planeta Terra são de: 97% nos oceanos; 3% nos continentes ou na atmosfera. Desse total, aproximadamente 75% formam as geleiras e 24,5% ocorrem como água subterrânea. As águas dos rios, dos lagos, lagoas e da atmosfera perfazem apenas 0,5 a 3%.

Tempo de Residência da água: A água permanece com diferentes tempos de residência nos diferentes reservatórios naturais da hidrosfera terrestre. O tempo de residência significa o tempo em que a água é renovada no reservatório (tabela abaixo).

Reservatórios Naturais Volume de água (L) % em relação ao volume total Tempo médio de residência Lagos de água doce 125 x 1015 0,09 10 anos Lagos salgados e mares interiores 104 x 1015 0,08 - Rios 1,1 x 1015 0,0001 2 semanas Fraturas e Solos 66,6 x 1015 0,005 2 a 50 semanas Águas subterrâneas, profundidade <800m 4.200 x 1015 0,31 10.000 a 100.000 anos Águas subterrâneas, profundidade >800m Geleiras 29.000 x 1015 2,15 15.000 anos Atmosfera 12,9 x 1015 0,001 10 dias Oceanos 1.319.800 x 1015 97,2 4.000 dias

Salinidade Salinidade: expressa a quantidade de sais contidos na água do mar; Representa a quantidade total de sais dissolvidos, em gramas, em um quilograma de água. S(‰) = g íons inorgânicos dissolvidos * 1000 1 kg de água do mar

O valor aproximado da salinidade da água do mar gira em torno de 35 g O valor aproximado da salinidade da água do mar gira em torno de 35 g.kg-1, também expresso como 35‰. A água do mar de Wornly (sul da Inglaterra) é usada como padrão internacional de composição de água do m Atualmente, acredita-se que os sais dissolvidos na água do mar são oriundos de 3 fontes principais: Erupções vulcânicas; Reações químicas entre água do mar e rochas vulcânicas recém formadas a partir de zonas de espalhamento de lava; Desgaste químico de rochas continentaisa.