Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 1: Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PORQUÊ? DIREITOS E DEVERES.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
1º ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro
O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Quais são os Objectivos do Milénio?
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Gerenciamento de Riscos
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Realizado no Ano Lectivo CREM Centro de Recursos Educativos.
Afectos e família.
O Gestor como comunicador
A importância do Empreendedorismo na vida pessoal e profissional!
Dimensões da Globalização
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Avaliação de Desempenho
 Avance ao clicar com o mouse
Desenvolvimento de Pessoas
Reunirá todos Herança 13 Quanto a ti, vai até o fim. Tu repousarás e te levantarás para (receber) tua parte de herança, no fim dos tempos (Dn 12,1-13).
Shakespeare Um dia… percebes a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
A Resposta Que Você Esperava! Carrie Hart
Trabalhando com Grupos
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Talvez, Deus queira que conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Dicas de um bom Planejamento Dicas de um bom Planejamento.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Atividade 9: Como são retratados os migrantes nos media? Diapositivo 1: Objetivos >Explorar de que forma é retratada a migração nos media >Aprender a reconhecer.
Meu nome é Nick Vujicic e dou graças à VIDA porque meu testemunho tem tocado milhões de corações ao redor do mundo. Nasci sem extremidades e os médicos.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Planear a mudança Tomar controle.
Atividade 5: Quem são os migrantes? Diapositivo 1: Objetivos
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Confira aqui algumas dicas quentes que vão turbinar ainda mais as suas vendas. Confira aqui algumas dicas quentes que vão turbinar ainda mais as suas.
BOM DIA !!!.
Guia do educador Positive Images Um recurso sobre migração e desenvolvimento Banco de recursos Positive Images Positive Images Toolkit. Educator’s guide1.
Dia do Design Sustentável
A Samambaia e o Bambu.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Organização Internacional para Migrações
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Ser feliz é tudo Luzia.
REFUGIADOS: Instrumentos jurídicos
PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA.
MOMENTOS Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que gostaríamos de sair dos sonhos só para poder abraçar.
Gerenciando a si mesmo.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PADRÃO DE SUCESSO 1º SONHO 2º COMPROMISSO 3º LISTA DE CONTATOS 4º CONVITE 5º APRESENTAÇÃO 6º ACOMPANHAMENTO 7º VERIFIQUE SEU PROGRESSO 8º ENSINE O PADRÃO.
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 1: Objetivos Apresentar definições de migração e migrantes. Analisar as razões que levam as pessoas a migrarem. Apresentar fatores impulsionadores e atrativos. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Por que razão alguém deixaria a sua terra? Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 2: Questão introdutória Por que razão alguém deixaria a sua terra? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade1: Por que razão migram as pessoas Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 3: Definições de migração e migrantes Migração é a deslocação de pessoas de um lugar para outro. A migração pode ocorrer dentro do mesmo país ou entre países. O termo migração é geralmente usado quando as pessoas vão para um novo lugar para aí se estabelecerem ou viverem a longo prazo, criando laços significativos com esse lugar. Fonte: Adaptado da definição de migração citada no Glossário da UNESCO www.unesco.org Migrantes são pessoas que deixam ou fogem da sua terra e vão para outros lugares à procura de oportunidades ou melhores e mais seguras perspectivas de futuro. O termo migrante é, portanto, lato e pode incluir pessoas que pedem asilo, refugiados, pessoas deslocadas internamente, trabalhadores migrantes e migrantes irregulares. Fonte: Política de Migração da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (2009) www.ifrc.org/Docs/pubs/who/policies/migration-policy-en.pdf Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade1: Por que razão migram as pessoas Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 4: Aspetos a considerar aquando da visualização do filme Enquanto vêem o filme, usem a ficha de trabalho 1 para: > Anotar a razão que cada pessoa no filme apresenta para migrar > Indicar quaisquer termos novos Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Quais as razões que as pessoas do filme deram para migrarem? Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 5: Aspetos a debater após a visualização do filme 1 Como se sentiram ao ver o filme? Houve algo que vos tenha surpreendido? Quais as razões que as pessoas do filme deram para migrarem? Foram mencionadas palavras que não conhecem? Por exemplo, a Sajwaa referiu que deixou o Iraque por causa da perseguição. O Priyanga faz referência ao processo de asilo. O que acham que significam estas palavras? No final do filme, o Priyanga pergunta: O que te faria deixar a tua terra e ir para um país diferente? Qual seria a vossa resposta? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade1: Por que razão migram as pessoas Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 6: Definições de perseguição e pedir asilo Perseguição é quando alguém é maltratado por ser quem é. Pode ser por causa da raça, religião, nacionalidade, porque pertence a um grupo social em particular ou por causa da sua opinião política. Pessoa que pede asilo é alguém que deixou o seu país de origem e requereu o estatuto de refugiado noutro país, estando à espera da decisão do seu pedido. Um refugiado é uma pessoa que deixou o seu país de origem por receio de ser perseguida. Daí resulta que não pode pedir proteção ao seu país de origem. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Quais as razões que podem levar as pessoas a migrarem? Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 7: Questões de revisão O que é migração? Quais as razões que podem levar as pessoas a migrarem? O que é perseguição? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Fatores atrativos são coisas que atraem as pessoas para novos lugares. Atividade1: Por que razão migram as pessoas? Diapositivo 8: Definição de fatores impulsionadores e fatores atrativos Fatores impulsionadores são coisas que fazem com que as pessoas queiram sair da sua terra. Fatores atrativos são coisas que atraem as pessoas para novos lugares. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 2: Deixarias a tua terra? Diapositivo 1: Objetivos Refletir sobre a decisão de deixar a sua terra do ponto de vista de um migrante. Aprender mais sobre as razões que levam as pessoas a migrarem. Refletir sobre os efeitos da migração nas pessoas e nas comunidades. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Do que é que gostam no lugar onde vivem? Atividade 2: Deixarias a tua terra? Diapositivo 2: Questão introdutória Do que é que gostam no lugar onde vivem? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 2: Deixarias a tua terra? Diapositivo 3: Instruções Todos devem começar na zona da sala que representa a sua terra. O jornalista lerá as notícias sobre a alteração da situação no vosso país Conforme a situação vai mudando, decidam se querem ficar na vossa terra, ir para outra zona do país ou ir para outro país. Estejam preparados para justificar a vossa escolha. Lembrem-se que têm de tomar decisões baseadas na personagem indicada no vosso cartão. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 2: Deixarias a tua terra? Diapositivo 4: Tópicos de revisão A decisão de deixar a vossa terra é uma decisão difícil. As pessoas que decidem migrar têm de ter em consideração diversos fatores, com base na sua situação. A migração pode ter aspetos positivos bem como aspetos negativos nas pessoas enquanto indivíduos e nas suas comunidades. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Definir desenvolvimento Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 1: Objetivos Definir pobreza Definir desenvolvimento Refletir sobre a relação entre pobreza e desenvolvimento. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 2: Imagens de pobreza Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 3: Definições de pobreza Um definição de pobreza de rendimentos pode ser viver com menos de $1,25 por dia Fonte: Banco Mundial: www.worldbank.org/ Uma definição de pobreza humana pode ser uma vida curta, falta de educação básica e falta de recursos tais como transporte, habitação, eletricidade, água, entre outros. Fonte: Programa de Desenvolvimento das nações Unidas http://hdr.undp.org/en/statistics/indices/hpi/ Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 4: Imagens de desenvolvimento Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Desenvolvimento é um processo através do qual os países mudam ao Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 5: Definição de desenvolvimento Desenvolvimento é um processo através do qual os países mudam ao longo do tempoe que tem várias definições. A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho define desenvolvimento como um processo pelo qual as comunidades, famílias e indivíduos ficam mais fortes, podem usufruir de vidas mais produtivas e preenchidas e tornar-se menos vulneráveis. Fonte: www.ifrc.org/docs/pubs/who/policies/developmentpolicyen.pdf As Nações Unidas criaram uma forma de medir o desenvolvimento, analisando três fatores básicos que incluem esperança de vida, educação e rendimento. Fonte: Índice de Desenvolvimento Humano http://hdr.undp.org/en/statistics/hdi/ Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Como podemos definir pobreza? Como podemos definir desenvolvimento? Atividade 3: O que é pobreza e desenvolvimento? Diapositivo 6: Perguntas de revisão Como podemos definir pobreza? Como podemos definir desenvolvimento? Qual a relação entre pobreza e desenvolvimento? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Ficar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 1: Objetivos Ficar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Refletir sobre a relação entre migração e desenvolvimento Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Saúde materna e infantil Relações internacionais Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 2: Exercício de grupo sobre os oito fatores de desenvolvimento Saúde materna e infantil Educação Alimentação e água VIH e SIDA Relações internacionais Economia Ambiente Género Completar as seguintes tarefas no grupo Debater o que está a acontecer no vosso país no que se refere a cada um dos oito fatores. Distribuir um fator de desenvolvimento por cada uma das pessoas no grupo. Cada pessoa desempenhará a função de líder do seu país e representará os interesses do país nas conversações sobre desenvolvimento global. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 3: Exercício de grupo de negociações sobre desenvolvimento global És o representante do teu país nas negociações sobre desenvolvimento global Chega a um acordo com os líderes dos outros países que fazem parte do teu grupo sobre uma alteração relativa ao vosso fator de desenvolvimento. O objetivo é que a alteração contribua para o desenvolvimento. Lembra-te de abordar a situação do teu país no debate. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 4: Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Em setembro de 2000 foi elaborada a Declaração do Milénio das Nações Unidas. Esta reuniu o maior número de líderes mundiais de sempre (189 países), que chegaram a acordo sobre oito objetivos para erradicar a pobreza. Estes foram designados Objetivos de Desenvolvimento do Milénio e são conhecidos por ODMs. São um conjunto de metas para reduzir a pobreza extrema por parte de todas as nações presentes, que se comprometeram numa parceria global. A meta para alcançar os objetivos é 2015. Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

O que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 5: Perguntas de revisão O que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Conseguem indicar oito objetivos de desenvolvimento do milénio? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento

De que forma é que a migração está relacionada com os ODMs? Atividade 4. Quais são os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio? Diapositivo 6: De que forma é que a migração está relacionada com o desenvolvimento? De que forma é que a migração está relacionada com os ODMs? Quais os ODMs que tentam resolver os problemas que os migrantes enfrentam? Como poderia a migração ajudar os países a alcançar os ODMs? Guia do educador Positive Images: Um recurso sobre migração e desenvolvimento