Colorimetria e TV a Cores

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Transcrição da apresentação:

Colorimetria e TV a Cores PTC2547 Princípios de Televisão Digital Guido Stolfi – EPUSP - 2013

Experimento de Newton branco

Cores Opostas  (nm) cor 590-560 amarelo  470-430 Azul/violeta   590-560 amarelo  470-430 Azul/violeta 605-590 laranja 430-380 azul/verde 780-605 vermelho 500-470 ciano - - - magenta 560-500 verde

Modelo de Oponentes para Percepção Visual

Sensibilidade Espectral da Visão

Processos de Colorimetria Objetivo: Reproduzir os estímulos visuais R, G e B artificialmente F FG FR FW FB   (a) (b)

Colorimetria de uma Cor Real FR + FG + FB X = FG X`() FR FB   Estímulos R, G, B iguais nos dois casos

Colorímetro Tri-Estímulos

Funções de Cromaticidade para Observador Padrão 400 500 600 700 800 Comprimento de Onda (nm) -0.1 0.0 0.1 0.2 0.3 B G R Valor tri-estímulos Primários em 700nm (R), 546.1 nm (G) e 435.8 nm (B)

Cálculo das Coordenadas Colorimétricas

Coordenadas r-g Verde (0,1) Branco (0.33, 0.33) Vermelho Azul (0,0) (1,0)

Cores Espectrais nas Coordenadas r-g

Colorimetria com primários X,Y,Z

Funções de Cromaticidade x,y,z 400 500 600 700 Comprimento de Onda (nm) 0.0 0.5 1.0 1.5 Z Y X

Coordenadas de Cromaticidade

Diagrama de Cromaticidade CIE

Linearidade na Superposição de Cores A = (yG + xB)/(x+y) P = (wA + zR)/(w+z) x z A w P y

Sensibilidade da Visão para Diferenças de Cromaticidade

Exemplo: Colorimetria de uma Lâmpada de Descarga a Gás 400 500 600 700 Comprimento de Onda (nm) 0.0 0.5 1.0 1.5 Z Y X

Exemplo: Colorimetria de uma Lâmpada de Descarga a Gás Comprimento de onda dominante: ~538 nm

Exemplo: Colorimetria de um Corpo Negro Aquecido

Exemplo: Colorimetria de LED’s RGB LED Nichia NSCM315C

Intensidade Luminosa a 20 mA Exemplo: Balanceamento de LED’s Características dos LED’s: LED Comprimento de Onda Intensidade Luminosa a 20 mA Vermelho 640 nm 80 mcd Verde 570 nm 130 mcd Azul 470 nm 25 mcd Aplicando a função de luminância:  F() Pot X Y Z R 640 0.175 457 204 80 G 570 0.952 137 104 130 0.3 B 470 0.091 274 53 25 353

Exemplo: Balanceamento de LED’s r (204 X + 80 Y + 0 Z) + + g (104 X + 130 Y + 0.3 Z) + + b (53 X + 25 Y +353 Z) = = 1000 X + 1000 Y + 1000 Z Resolvendo, temos: r = 0,745  0,112  2,23 mA g = 6,68  1,00  20 mA b = 2,83  0,423  8,47 mA Intensidade luminosa de R + G + B = branco: 0,112 x 80 + 1 x 130 + 0,423 x 25 = 150 mcd

Primários de um Cinescópio (NTSC)

Coordenadas de Cromaticidade dos Primários (NTSC e P22)

Funções de Cromaticidade Correspondentes aos Primários (NTSC e EBU)

Requisitos de Fidelidade Colorimétrica      Fidelidade Física (espectral)      Fidelidade de Valores Tri-estímulos (R, G, B)      Fidelidade Colorimétrica (x, y)      Reprodução Correspondente (mesma luminância)      Fidelidade Subjetiva (ao gosto do usuário)

Diagrama de um Sistema de TV a Cores

Banda Passante Necessária para Sistema RGB L t 4.2 MHz R t f G t f B t f

Banda Passante para Luminância e Oponentes Cromáticas 4.2 MHz Y t f CB ~1.5 MHz t f CR t f

Testes Subjetivos de requisitos de Banda Passante Inaceitável Imagem Satisfatória Completa- mente Aceitável Freqüência de Corte, MHz

Componentes de Luminância e Crominância (NTSC) Y' = 0.299 R' + 0.587 G' + 0.114 B‘ (4.2 MHz) I' = 0.74 (R' - Y') - 0.27 (B' - Y') = = 0.60 R' - 0.28 G' - 0.32 B‘ (1.5 MHz) Q' = 0.48 (R' - Y') + 0.41 (B' - Y') = = 0.21 R' - 0.52 G' + 0.31 B' (0.5 MHz)

Modulador NTSC

Exemplo: Padrão de Barras Coloridas (RGB)

Padrão de Barras YUV

Formas de Onda na Modulação NTSC

Padrão de Barras Modulado em NTSC

Intercalamento Espectral

Intercalamento Espectral no Tempo

Freqüência da Sub-portadora de Cor Intercalamento Espectral: fsc = (2n+1)/2  fh fsc – 4.5 MHz = (2p+1)/2  fh  fh = 15734 Hz  fv = 59.94 Hz fsc = 455/2 fh = 5  7  13 / 2 fh = 3.579545 MHz

Diagrama Fasorial da Sub-portadora de Crominância

Referência de Fase: “Burst”

Espectro de um Canal NTSC

Espectro Real de um Canal de TV

Modulador PAL-M

Formas de Onda na Modulação PAL-M

Outros Sistemas de Codificação PAL-B/G/H/I (Europa) 50 Hz / 625 linhas fsc = 4,433618 MHz BW (Y) = 5 MHz (padrões B/G/H) ou 5,5 MHz (padrão I) BW(canal) = 7 MHz (B) ou 8 MHz (G/H/I)

Outros Sistemas de Codificação PAL-N (Argentina, Paraguai, Uruguai) 50 Hz / 625 linhas fsc = 3,582056 MHz BW (Y) = 4,2 MHz BW(canal) = 6 MHz (Resolução diferente na Vertical e Horizontal)

Outros Sistemas de Codificação SECAM (França, URSS)

Formas de Onda no Sistema SECAM

Outros Sistemas de Codificação S-VHS (Super-Video) Sinais separados para Luminância (Y’ + Sync) e crominância ( I’, Q’ e “burst” modulados em 3,58 MHz) Componentes (YUV) Sinais Y’, (R’-Y’) e (B’- Y’) separados Aplicação profissional

Colorimetria para HDTV SMPTE 274M Primário x (CIE) y (CIE) R 0.640 0.330 G 0.300 0.600 B 0.150 0.060 Branco 0.3127 0.3290 Y’ = 0.2126 R’ + 0.7152 G’ + 0.0722 B’

Equipamentos para Testes de Vídeo Monitor de Forma de Onda 2H

Equipamentos para Testes de Vídeo Vetorscópio

Vetorscópio

Sinais de Teste: “Black Burst” Sinal com presença de ruído aditivo

Pulso e Barra Atenuação do sinal de croma: Atraso do sinal de croma:

Multiburst (0.5, 1, 2, 3, 3.58, 4.2 MHz) Efeito da limitação da resposta em freqüência:

Combinado NTC7 (Multiburst + Escada) Efeito de intermodulação luma-croma (Filtro de rejeição de croma ativado):

Escada de Luminância Efeito de não-linearidade (Filtro de rejeição de croma ativado):

GCR (Ghost Cancelling Reference) Efeito de multipercurso na recepção do GCR:

Rampa Modulada Efeito de não-linearidade (filtro de croma ativado):