Cor Contraste.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.

COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que.
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
O claro-escuro no Romantismo
Monitor de Vídeo.
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
Primeiros anos do século XX
COR.
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
Detalhando o Princípio da Estética
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: Criação 1 / Noite – 2º Período Tema: “A cor na publicidade” Prof: Nilcéa Pinheiro.
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Cor Harmonia.
Eu aprendo as cores….
Educação Visual e Tecnológica
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
Cores: estímulo visual no PDV
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
RECONSTRUIR DESCONSTRUIR A ARTE
Cores de Contraste Também conhecidas como: Cores fisiológicas
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
ENTENDENDO A ESTRELA DE OSWALD
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
Cores Ana Grilo, Nº 02 André Domingos, Nº 04 Bruna Souza, Nº 08
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
ARTE E IMAGEM COMO LINGUAGEM
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Teoria das cores.
COR.
Uso de cores na Web- Web colors
Patricia Maria da Silva
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
Cores e brilho Corrosão e Proteção Anticorrosiva
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Teoria da Cor EDUCAÇÃO VISUAL – 8º ANO Marrazes – 2011|2012.
Combinação de cores por contraste
Transcrição da apresentação:

Cor Contraste

Contrastes de Cor O contraste é um fenómeno com o qual se podem diferenciar cores, atendendo à sua luminosidade ou à cor de fundo sobre a qual se projetam... Existem inúmeras formas de obter ou criar efeitos de contraste: O contraste é um fenómeno com o qual se podem diferenciar cores, atendendo à sua luminosidade ou à cor de fundo sobre a qual se projetam... Existem inúmeras formas de obter ou criar efeitos de contraste:

Contrastes de Cor Contraste de cor em si Contraste claro-escuro Contraste quente-frio Contraste de cores complementares Contraste simultâneo Contraste de cor em si Contraste claro-escuro Contraste quente-frio Contraste de cores complementares Contraste simultâneo

Contraste de cor em si É o contraste entre cores saturadas. Temos como exemplo o contraste entre cores primárias.

Contraste de cor em si Na pintura moderna podem apresentar-se como exemplos algumas obras de inúmeros pintores como, Matisse...

Contraste de cor em si Kandinsky...

Contraste de cor em si e Mondrian...

Contraste claro-escuro Este contraste é conseguido utilizando o branco, o negro e a gama de cinzentos entre estes dois tons. Relativamente ao círculo cromático o eixo principal claro escuro é definido pelos polos amarelo (cor mais clara) e azul- violeta (cor mais escura).

Contraste claro-escuro Temos muitos exemplos na pintura renascentista, onde surgem grandes escolas do claro escuro. ...E na arte moderna “A Guernica” de Picasso...

Contraste claro-escuro ... ou na fotografia a preto e branco...

Contraste quente-frio Muitas vezes classificamos as cores como quentes ou frias, consoante as sensações que elas nos provocam.

Contraste quente-frio A cor influencia o estado de espírito e transmite-nos diferentes sensações. Se pensarmos no calor, no amor ou na raiva, associamo-los ao vermelho, laranja e amarelo – Cores Quentes.

Contraste quente-frio Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes florestas, temos uma sensação de frescura e associamo-la ao azul ou ao verde - Cores frias.

Contraste quente-frio Quanto ao azul violeta poderá ter comportamentos diferentes, funcionando como tom frio num conjunto de tons frios...

Contraste quente-frio ...e como tom quente num conjunto de tons quentes.

Contraste quente-frio Apresentam-se como exemplos de contraste entre cores quentes e frias, duas fotografias:

Contraste de complementares As cores complementares são aquelas que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático.

Contraste de complementares Assim: O Azul Ciano é complementar do Vermelho O Amarelo é complementar do Azul Violeta O Magenta é complementar do Verde

Contraste de complementares Como exemplo apresenta-se uma obra de Miró.

Contraste de complementares As cores complementares equilibram uma imagem criando contrastes. Mas raramente se usam apenas cores complementares numa obra pois o efeito poderia ser desastroso, causando vibrações visuais irritantes.

O conhecimento da teoria da cor torna-se importante para todas as áreas da linguagem e comunicação visual, tais como a pintura ou a publicidade. Numa composição visual muitas vezes utiliza-se uma combinação de contrastes e harmonias, para criar alguma dinâmica na imagem ou realçar pormenores de maior importância.

Uma correta utilização da cor possibilita a transmissão eficaz de qualquer mensagem. Já uma utilização errada da mesma cor poderá impedir que a mensagem passe para o observador. O uso das cores deve ser muito rigoroso pois cada cor pode ter significados implícitos que não podem ser descurados. Por exemplo: Verde = Esperança Branco = Paz Vermelho = Perigo