Realização. Realização OBJETIVOS :: Qualificar lideranças comunitárias representantes de favelas e bairros de periferia do Estado do Rio de Janeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Realidade dos Centros Urbanos
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Saúde e Prevenção nas Escolas
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Crianças e Adolescentes
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
MACROFUNÇÃO VIDA Implementar políticas públicas voltadas para a
O campo da Psicologia no CRAS
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
DADOS DA EVASÃO/2008 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CAICÓ/RN
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
ONG – AME Associação Missão.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Centro de Cidadania da Mulher
Alexandre de Araújo Pereira
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Redução de Danos como Política de cuidado
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Projeto Piloto de Estágio para Jovens que Vivem com HIV/aids CAMS Brasília, 14 de novembro de 2008.
Inovação em Atenção Primária à Saúde
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Atuação dos agentes de Controle Social
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Programa Estadual de DST/Aids SP Paula de Oliveira e Sousa
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

Realização

OBJETIVOS :: Qualificar lideranças comunitárias representantes de favelas e bairros de periferia do Estado do Rio de Janeiro em temáticas referentes à pesquisa, prevenção e promoção da saúde com ênfase na epidemia de HIV/Aids e temas/problemas correlatos. :: Divulgar informações ampliadas sobre as pesquisas biomédicas em curso no Instituto de Pesquisa Evandro Chagas (IPEC) da Fiocruz.

:: Fortalecer a participação comunitária no âmbito dos comitês comunitários de pesquisa e no que se refere ao enfrentamento da epidemia de Aids e direitos à saúde. :: Ampliar a capacidade das comunidades para formulação e implementação de ações locais visando o fortalecimento dos níveis de informação sobre pesquisa, prevenção e promoção da saúde na perspectivas dos direitos sociais e humanos.

PÚBLICO PARTICIPANTE Representantes de grupos, associações comunitárias, movimentos populares e participantes da Rede de Comunidades Saudáveis.

COMUNIDADES ENVOLVIDAS

PERÍODO Aulas dialogadas (3 meses): 14 de julho a 28 de setembro Acompanhamento dos planos locais de ação (5 meses): outubro a março

TEMÁTICAS CENTRAIS (40h) Promoção da Saúde: aspectos teóricos, políticos e operacionais na perspectiva da política nacional de saúde (SUS). 2.Aspectos contextuais: gênero, raça/etnia, orientação sexual, abuso de drogas, violência, baixa escolaridade. 3.Cultura local: percepções sobre sexualidade, casamento, namoro, relações amorosas e sexuais, crenças, mitos e tabus, religião. 4.Epidemia de Aids: contexto, vulnerabilidades, formas de transmissão. 5. DST: sintomatologia, prevenção e cuidados básicos.

6. Co-infecções: aspectos importantes, prevenção e direitos básicos. 7. Vivendo com HIV/AIDS em diferentes ciclos de vida 8. Paradigmas da prevenção: da intervenção comportamental ao paradigma sócio-político - Prevenção Primária e Prevenção Positiva 9. Pesquisa em HIV/Aids: objetivos, metodologia, estágios no Brasil ética em pesquisa. 10. Comunicação em saúde: produção de material educativo

PLANEJAMENTO DE AÇÕES LOCAIS (20H) Diagnóstico Comunitário Participativo (identificação de interesses de pesquisa) – Vulnerabilidades (problemas) e Forças (recursos disponíveis) Formulação de planos locais de ação – metodologia Construção Compartilhada de Soluções em Saúde, a partir de quatro eixos prioritários: Prevenção em diferentes ciclos de vida e cenários sócio-culturais Prevenção positiva Promoção da saúde: atuando sobre vulnerabilidades locais Ampliando informações sobre pesquisa em HIV/AIDS e direitos à saúde.

Elaboração dos Planos Locais de Ação

Seminário realizado nos dias: 02 e 03 de outubro de 2006 15 planos de ação elaborados

1. Dia a seleção do problema

Começar por uma fatia realista do problema...

PRIORIZANDO PROBLEMAS MÉTODO FINER F - factível I - interessante N – novo E – ético R – relevante

Recursos Disponíveis Humanos Técnicos Materiais Logísticos Financeiros Políticos  Afetivos Talento/habilidades pessoais

PROBLEMAS IDENTIFICADOS

2o. Dia a pergunta

METODOLOGIA Construção Compartilhada Problema bem definido Expansão Pergunta Solução Recursos definidos Replicação

A PERGUNTA: Será que (esta intervenção/atividade) realizada com (população alvo, unidade) durante (período do projeto) alcançará tal resultado? (objetivo desejado)

ACOMPANHAMENTO

O que é o Acompanhamento? Processo de monitoramento e assessoria realizado por uma Equipe de Acompanhamento – profissionais do CEDAPS e de entidades parceiras dedicados a acompanhar o Plano de Ação e apoiar o participante em todas as etapas que planejou durante o Seminário.

Como foi feito o acompanhamento? Reuniões Mensais de Acompanhamento Contatos Telefônicos Visitas a Projetos, registro fotográfico Preenchimento do Caderno de Acompanhamento Contatos dos próprios participantes

OUTUBRO/06

JANEIRO/07

PROBLEMAS ESTRATÉGIAS

POUCA INFORMAÇÂO SOBRE DST/AIDS (3 projetos concluídos) Problemas Pouca informação sobre HIV/Aids e suas conseqüências por parte dos moradores de ruas do Pq. Proletário Pouca informação sobre DST/AIDS e planejamento familiar por parte de 20 adolescentes e suas famílias, na comum. Pq. Muísa Pouca informação sobre DTS/Aids por parte de 10 jovens do grupo de Hip Hop “Angels” do Morro do Chá/Sta. Cruz/ RJ Estratégias ações educativas (oficinas e ações sociais) sessões de vídeo-debates pré e pós teste parcerias (Centro Social) encaminhamentos ao CTA

POUCO ACESSO À INFORMAÇÂO SOBRE DST/AIDS (2 projetos concluídos) Problema Pouco acesso a informações sobre DST/AIDS e a vulnerabilidade a outras doenças na comun. de Fragoso e BNH Adolescentes da Faz. Sossego c/ pouco acesso à informação sobre prevenção de DST/Aids por dificuldade de leitura e escrita Estratégias formação de um grupo de teatro com jovens passeio ecológico “Tenda da Prevenção” formação de multiplicadores oficinas de leitura dirigida e mostras de vídeo e imagens educativas c/ adolescentes dança e composição de músicas c/ grupo de hip hop oficinas temáticas

SENSIBILIZAÇÃO À PREVENÇÃO ÀS DST/AIDS (3 projetos concluídos) Problema Pouca importância dada às DST/AIDS por parte de alguns moradores da comunidade do Arará Pouca sensibilização de 30 jovens da Comun. da Fé em relação às DST/Aids e suas conseqüências Iniciação sexual sem prevenção dos jovens no Complexo do Alemão (Grota,Canitá, Casinhas) Estratégias programa educativo (reuniões, vídeo, discussões), camelôs educativos oficinas (prevenção DST/Aids/Drogas) formação de multiplicadores criação de espaços de referência dispensa de preservativos aconselhamentos encaminhamentos (CTA e FIOCRUZ) parcerias c/ ag. comunit.

OFERTA DE AÇÕES DE PREVENÇÃO PARA ADOLESCENTES E JOVENS (2 projetos concluídos) Estratégias atividades esportivas e culturais (oficina de vídeo, teatro, vôlei, handball, basquete, passeios, caminhada) melhor divulgação das atividades de prevenção voltadas para jovens pré e pós teste entrevista na rádio comunitária parcerias (esc. futebol, ABIA, prof. do Guia Cívico, ag. comunit., Usina da Cidadania, Grupo de Jovens da igreja) Problema Pouca oferta de ações de prevenção de DST/AIDS e outras voltadas para adolescentes, causando a baixa participação deste grupo nas atividades do “Movimento de Mulheres do Pq. Horácio” Pouca captação de novos jovens nas atividades de prevenção de DST/AIDS desenvolvidas pela Amamu

ASSISTÊNCIA AO SOROPOSITIVO (1 projeto concluído) Problema Falta de assistência, aconselhamento e encaminhamento ao portador de HIV/Aids em Vila Paciência Estratégias encontros educativos e visitas domiciliares à família de portadores formação de multiplicadores parcerias diversas encaminhamentos

DISCRIMINAÇÃO DE SOROPOSITIVOS (1 projeto concluído) Problema Discriminação dos portadores de HIV/Aids na comunidade de Edson Passos Estratégias encontros educativos e visitas informais aconselhamento encaminhamento a serviços de saúde parceria com Coordenação de Saúde

INFORMAÇÃO SOBRE DROGAS (1 projeto concluído) Problema Pouca informação dos jovens sobre drogas lícitas e ilícitas e suas conseqüências no CASCO (Olaria) Estratégias encontros educativos sobre drogas, DST/AIDS, TB

PRINCIPAIS RESULTADOS

RESULTADOS QUANTITATIVOS 45 Oficinas de capacitação 17 Encontros educativos 25 Encaminhamentos para CTA (Madureira e Centro) 7 Encaminhamento para Fiocruz 3 Encaminhamentos para Grupo Pela Vidda 1 Encaminhamento para CMS Lincoln de Freitas 6 Encaminhamento para tratamento Ginecológico 7 Camelôs Educativos 3 Passeios 1 Gincana para elaboração de cartazes Peças de comunicação elaboradas: 2 músicas; 2 peças de teatro; 1 material educativo; cartazes e maquetes Pessoas alcançadas DIRETAMENTE: 787 pessoas (435 adolescentes e jovens)

outros resultados Participação dos pais dos jovens nas ações; Oficinas de handball, vôlei e basquete de rua, atingindo 84 jovens; Formação de grupos de teatro Participação em Rádio comunitária divulgando a importância da testagem, dos CTA, e distribuição de kits de material sorteados entre os ouvintes; Identificação de moradores da comunidade portadores do HIV com posterior obtenção de benefícios; Caminhadas ecológicas, abordando a prevenção da Aids; Maior envolvimento de outros voluntários; Inúmeras parcerias: Ação Comum. de Apoio Psicossocial; Escola de Circo; Pastoral da Criança; escola municipal; unidades de saúde; Conselho Distrital de Saúde; pipoqueiro; moradores; clubes; salão de cabeleireiros; Usina da Cidadania; escolinha de futebol; c/ professores, entre outros

DESDOBRAMENTOS Replicação de alguns projetos; Novos jovens interessados em participar das próximas oficinas. Criação de 04 de núcleos de distribuição de preservativos, na Fazenda Sossego: dois em bares, um na praça Batuta onde ficam os motoboys e outro na casa de uma moradora que se sensibilizou com o projeto. O grupo de teatro identificou 11 escolas para replicar a peça de teatro.